MANUAL DO PROPIETÁRIO VERITAS
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Período inicial de
funcionamento
É FUNDAMENTAL que deixe funcionar seus novos alto-
falantes Veritas
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por um período inicial apropriado antes
de efectuar qualquer configuração, ajustes do sistema ou
mesmo antes de utilizá-los com níveis de volume
maiselevados.
A melhor maneira de fazer isso é deixar uma peça musical
completa tocar a níveis de escuta normais, durante o
máximo de tempo possível. A função “Repeat” (“Repetir”)
do seu aparelho de CDs ou de DVDs pode ser muito útil
para isso.
Para obter-se uma qualidade de som óptima, é necessário
que o aparelho funcione durante um período inicial de
cerca de 100 horas. Após esse período, pode-se aumentar
o nível de volume. Não faça funcionar os alto-falantes em
níveis de volume altos antes que o período de
funcionamento inicial do aparelho tenha terminado. Os
transdutores precisam ser “amaciados” e, caso sejam
utilizados num nível de volume alto, antes que isso ocorra,
podem ocorrer danos ao aparelho.
Configuração básica
A instalação adequada do sistema compreende
três etapas:
1) Decidir onde deseja colocar os alto-falantes;
2) Conectar os alto-falantes;
3) Ajustar os controlos, caso necessário.
Para obter o melhor som que sua sala de escuta e
aparelhos podem oferecer, a colocação adequada dos
alto-falantes é a parte mais importante do processo de
configuração. Aguarde até que o período de
funcionamento inicial tenha terminado, antes de testar as
posições possíveis para os alto-falantes. Eis aqui alguns
conselhos sobre o que fazer e o que não fazer na hora de
posicionar os alto-falantes:
1) Evite colocar os alto-falantes frontais perto ou longe
demais um do outro. A regra de “1,5 vezes a largura”
aplica-se nesse caso. Isso é necessário para criar um
bom efeito estereofónico dos alto-falantes frontais.
Consulte a secção “Configuração Avançada” para
maiores informações.
2) O alto-falante de canal central deve ser colocado no
centro. Desta forma, o ouvinte terá a impressão de
que os diálogos estão saindo do centro da televisão
ou do ecrã. Consulte a secção “Configuração
Avançada” para maiores informações.
3) O posicionamento dos alto-falantes Veritas
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2.0R de
canal traseiro é relativamente livre. Porém, mesmo
assim, ele exige uma determinada atenção. Estude a
sala de escuta cuidadosamente e decida quais as
paredes que são as melhores: as laterais ou a do
fundo. Tente posicionar o sistema de alto-falantes ao
seu redor, de forma que esteja envolvido pelos sons
vindos dos diferentes canais. A localização dos alto-
falantes traseiros depende muito da posição do
ouvinte. Tente colocar os alto-falantes traseiros a
quase a mesma distância dos ouvintes que a distância
dos alto-falantes frontais. Se a sala de escuta não
permitir esta colocação, então a regra básica é
colocar os alto-falantes frontais e traseiros de maneira
a formar um quadrado ou rectângulo ao redor do
ouvinte. Maiores informações encontram-se a seguir.
Configuração avançada
POSICIONAMENTO DOS
ALTO-FALANTES FRONTAIS
A localização dos alto-falantes frontais em relação ao
ouvinte é fundamental. A posição ideal seria o ouvinte
localizado na ponta de um triângulo com 1,5 vezes a
distância entre os dois alto-falantes. A distância mínima
entre os dois alto-falantes é de 1,8 à 2,5 m (6 à 8 pés);
uma distância menor prejudicaria a imagem estereofónica.
O ideal seria uma sala de escuta rectangular, com os alto-
falantes localizados na parede menor, voltados para a
outra parede menor oposta. Não recomendamos a
colocação dos alto-falantes nos cantos nem encostados
numa parede. Tente manter os alto-falantes,
principalmente os modelos ventilados por trás, a uma
distância mínima de 60 cm (2 pés) da parede traseira. O
canto da sala de escuta é o pior local possível para se
colocar um alto-falante.
A filosofia de criação da ENERGY
®
, baseada na dispersão
ampla e constante do som, permite a obtenção de uma
imagem estereofónica ampla, clara e localizada fora do
eixo do alto-falante. Para obter melhores resultados, utilize
as paredes laterais da sala de escuta para aumentar a
amplitude e a profundidade da imagem estereofónica.
Veja a Figura 1A.