SL-R770
SP41
20
FD-R770
FC-7800 / FC-6600 / FC-5600 / FC-R700
RD-7800 / RD-6600 / RD-5600
FH-7800 / FH-6600 / FH-5600
CS-7800 / CS-6600 / CS-5600
CN-7801 / CN-6600 / CN-5600
SM-SP17
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Ao girar o braço da manivela, acione suavemente a alavanca (B) e verifique se o
desengate dianteiro movimenta-se levemente em direção à coroa pequena. Se o
desengate dianteiro movimentar-se demais e a corrente estiver engatada na coroa
pequena neste instante, afrouxe o parafuso de ajuste superior em 1/8 de vota. Em
seguida, após retornar a corrente à sua posição original, ajuste e verifique o mecanismo
de compensação.
4. Ajuste da tensão no cabo
(1) Ajuste a corrente para a engrenagem maior no pinhão traseiro
e no pedivela mude para a roda dentada maior.
(2) Realize o alinhamento de precisão.
(3) Após realizar o alinhamento de precisão, ajuste (através do
parafuso de ajuste do cabo) a folga entre a corrente e a guia da
corrente para o minimo (0 - 0,5 mm).
Placa interna de
guia de corrente
Corrente
Folga:
0 - 0.5mm
Pinhão
maior
Roda dentada
maior
Pinhão
maior
Roda dentada
maior
Instruções para o serviço técnico SI-5JT0A-001
FD-R770
Desengate dianteiro
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da seguinte
combinação.
Ambas as alavancas (A) e (B) sempre retornam à sua posição inicial quando liberadas após mudar.
Ao acionar uma das alavancas, certifique-se sempre de girar simultaneamente o braço da manivela.
Para mudar de um anel de corrente pequeno
para um anel de corrente maior.
Quando a alavanca (A) for pressionada uma vez,
ocorre um câmbio de um degrau de um anel de
corrente menor para um
anel de corrente maior.
Operaçâo da alavanca dianteira (SL-R770)
Alavanca (A) na
posição inicial
Para mudar de um anel de corrente grande
para um anel de corrente menor.
Quando a alavanca (B) for pressionada uma vez, há
câmbio de um passo de um anel de corrente grande
para um anel de corrente menor.
Alavanca (B)
Quando a alavanca (B) é acionada, existe
uma posição de retenção com clíque no
momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção
de ruído) e uma segunda posição de
retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de marcha é
completado. Depois de engatado o
compensador, o próximo acionamento da
alavanca completará o acionamento de
mudança de marcha.
Compensação
(operação do mecanismo de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no
pinhão maior da roda traseira, a corrente ficará roçando
contra a placa-guia do descarrilhador dianteiro,
provocando o conhecido ruído característico. Quando isto
acontecer, aperte ligeiramente a
alavanca (B) (até ao ponto em que
ela fica retida com um clíque); isto
faz com que o descarrilhador
dianteiro se desloque ligeiramente
na direção da coroa menor,
eliminando assim o ruído.
Movimento do
descarrilhador dianteiro
Posição da corrente
Parafuso de ajuste do cabo
Acionamento completo de
mudança da coroa Clíque
Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Alavanca (B)
Informações gerais de segurança
• Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as
peças.
Peças frouxas, desgastadas ou danificadas podem causar ferimentos no usuário.
Recomendamos somente o uso de peças de reposição originais da Shimano.
• Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as
peças.
Se os ajustes não forem realizados corretamente, a corrente pode soltar e isso pode
ocasionar sua queda da bicicleta, o que pode resultar em ferimentos graves.
• Cuidado para não deixar que as pontas das suas roupas fiquem presas na corrente
enquanto estiver andando, do contrário, você poderá cair da bicicleta.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um
lugar seguro para referência posterior.
Nota:
• Se as operações de mudança de marcha não puderem ser realizadas suavemente,
limpe o desengate e lubrifique todas as partes móveis.
• Se a folga dos elos for tanta que não é possível realizar um ajuste, o desengate deve
ser substituído.
• Quando a corrente estiver na posição mostrada na
ilustração, a corrente pode fazer contato com as coroas
dianteiras ou o desengate dianteiro e gerar ruído.
Se o ruído for um problema, mude a corrente para a
próxima coroa traseira maior ou a seguinte.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, utilize o
conduite e o suporte inferior especificados.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el
interior de la envoltura del cable para asegurarse de que
desliza correctamente.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de
uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se tiver quaisquer
dúvidas relativas aos métodos de instalação, regulagem, manutenção e operação.
Coroas
dianteiras
Coroas
traseiras
ADVERTÊNCIA
Tipo Tipo abrazadera / Tipo acoplamento direto
Diâmetro da banda de instalação do derailleur frontal
S (28.6mm), M (31.8mm), L (34.9mm)
Ângulo do apoio da corrente (
C
)
61° - 66°
Capacidade 16 dentes ou menos
Linha da corrente 43.5mm
Especificaciones
2. O nível da placa guia da seção da corrente deve ficar diretamente
acima e paralelo ao anel de corrente maior.
3. Fixe utilizando chave Allen de 5 mm.
Se você usa um quadro de carbono, pode ser necessário diminuir o
torque de aperto para evitar causar danos ao quadro. Consulte o
fabricante da bicicleta ou do quadro, em relação ao nível adequado de
torque de aperto para o quadro de carbono.
Roda dentada para
corrente frontal
(a maior roda dentada
para corrente)
Guia de cadena
Torque de aperto:
5 - 7 N·m
{50 - 70 kgf·cm}
1. Ajuste até que a separação entre a placa exterior da guia da corrente e a
coroa maior seja de 1 a 3 mm, antes de instalar.
Instalação do desengate dianteiro
Separação: 1 a 3 mm
Placa exterior da guia
da corrente
Ajuste de SIS
1. Regulagem inferior
Regule de maneira que a folga entre a placa interna da guia da corrente
e a corrente seja de 0 - 0,5 mm.
Pinhão
maior
Roda dentada
menor
Parafuso da
regulagem inferior
Placa interna da
guia da corrente
Corrente
3. Regulagem superior
Regule de maneira que a folga entre a placa externa
da guia da corrente e a corrente seja de 0 - 0,5 mm.
2. Conexão e fixação do cabo
Puxando o cabo interno, aperte o seu parafuso de fixação com uma
chave Allen de 5 mm, para fixar o cabo.
Pinhão
menor
Roda dentada
maior
Puxe
Torque de aperto:
5 - 7 N·m {50 - 70 kgf·cm}
Depois de eliminar a folga inicial do cabo,
fixe-o novamente ao desengate dianteiro
conforme ilustrado no desenho.
Parafuso de
regulagem
superior
Placa exterior de
guía de cadena
Corrente
Aperte o parafuso de regulagem superior no
sentido horário (cerca de 1/4 de volta)
Afrouxe o parafuso de regulagem superior no
sentido anti-horário (cerca de 1/8 de volta)
Afrouxe o parafuso de regulagem inferior
girando-o no sentido anti-horário (cerca de
1/8 de volta)
Aperte o parafuso de regulagem inferior no
sentido horário (cerca de 1/8 volta)
Gire o parafuso de ajuste do cabo no sentido
horário (1/8 de volta por vez) até que a
mudança para a coroa pequena se torne
suave. Tome cuidado para não girar demais o
parafuso de ajuste do cabo neste momento,
pois do contrário a mudança para a coroa
grande ficará mais difícil.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a alavanca frontal SL-R770
antes do uso.
5. Tabela de Eliminação de Problemas
Depois de concluir as Etapa 1 até 4, movimente a alavanca de mudança para verificar a
mudança. (Isso também se aplica se a mudança se tornar difícil durante a utilização.)
Se a corrente escapar para o lado do pedal
Se a mudança da coroa pequena para a grande
estiver difícil.
Se a mudança da coroa grande para a pequena
estiver difícil.
Se a corrente escapar para o lado do suporte inferior
Se a mudança de marchas para a coroa pequena
estiver dura e difícil de se realizar após a
compensação.