P
- 37 -
A máquina só pode ser utilizada para os fi ns a
que se destina. Qualquer outro tipo de utilização
é considerado inadequado. Os danos ou feri-
mentos de qualquer tipo daí resultantes são da
responsabilidade do utilizador/operador e não do
fabricante.
Chamamos a atenção para o facto de os nossos
aparelhos não terem sido concebidos para uso
comercial, artesanal ou industrial. Não assumi-
mos qualquer responsabilidade se o aparelho for
utilizado no comércio, artesanato ou indústria ou
em actividades equiparáveis.
4. Dados técnicos
Tensão de rede: ......................220-240 V ~ 50 Hz
Potência nominal absorvida máx.: ............... 35 W
Tensão nominal de saída: .......................12 V d.c.
Corrente de saída nominal máx.: ....................2 A
Classe de proteção: ........................................... II
Grau de proteção: .........................................IP65
Temperatura ambiente: ...................- 20°C – 40°C
Capacidade da bateria: ............................3-60 Ah
Capacidade da bateria no modo „Maintain“ ........
(máx. 1A): ................................................3-32 Ah
5.Operação
Antes de estabelecer a ligação, certifi que-se de
que os dados constantes da chapa de caracterí-
sticas correspondem aos dados de rede.
Perigo! Não carregue baterias congeladas.
Tenha em atenção as indicações presentes
nos manuais de instruções do automóvel,
rádio, sistema de navegação, etc.
Nota relativamente ao carregamento au-
tomático
O carregador é automático comandado por
microprocessador, ou seja, é adequado especial-
mente para carregar baterias isentas de manu-
tenção, bem como para o carregamento prolon-
gado e a conservação da carga de baterias que
não estão sempre em utilização, p. ex. para veícu-
los históricos, veículos de recreio, tractores corta-
relvas e semelhantes. Graças ao microprocessa-
dor integrado, o carregamento é feito em várias
fases. A última fase de carregamento, a carga de
conservação, conserva a capacidade da bateria
a 95 – 100%, mantendo a bateria sempre total-
mente carregada. O carregamento não tem de
ser monitorizado. No entanto, não deixe a bateria
sem vigilância em caso de carregamento durante
um longo período de tempo, para que, em caso
de avaria, possa desligar o carregador da rede
eléctrica manualmente.
5.1 Explicação dos símbolos (fi g. 2)
A Nível de carga da bateria: 25%
B Nível de carga da bateria: 50%
C Nível de carga da bateria: 75%
D Nível de carga da bateria: 100%
E Carregamento de uma bateria de 12 V (bate-
ria de chumbo-ácido, bateria AGM e bateria
de GEL)
F Carregamento de uma bateria de 12 V (bate-
ria de chumbo-ácido, bateria AGM e bateria
de GEL) no modo de Inverno com uma
temperatura ambiente de -20 °C até +5 °C.
Perigo! Não carregue baterias congeladas.
G Carregamento de uma bateria de 12 V (ba-
teria de chumbo-ácido, bateria e bateria de
GEL) com modo de manutenção de carga
com corrente de carga máx. de 1 A.
H Bornes mal ligados (polaridade inversa) ou
curto-circuito
5.2 Ajustes de carga
Premindo a tecla Mode (fi g. 2/pos. 1) é possível
ajustar as funções de carga 12 V (fi g. 2/pos. E) e
12 V modo de inverno (fi g. 2/pos. F). Para baterias
com menos capacidade (v. Dados técnicos) ou
para manter a carga das baterias sazonais, pode
utilizar o modo „Manter“ com corrente de carga
máxima reduzida. Em função dos ajustes efetua-
dos, acende-se um dos LEDs, fi g. 2/pos. E-G.
5.3 Carregar a bateria:
•
Desaperte ou retire as tampas da bateria
(caso existam).
•
Verifique o nível do ácido da bateria. Se ne-
cessário, ateste com água destilada (se pos-
sível). Atenção! O ácido das baterias é corro-
sivo. Se salpicar ácido, lave de imediato com
água abundante e, em caso de emergência,
consulte um médico.
•
Ligue primeiro o cabo de carga vermelho ao
polo positivo da bateria.
•
De seguida, ligue o cabo de carga preto à
carroçaria afastado da bateria e da tubagem
da gasolina.
•
Aviso! Normalmente, o polo negativo da ba-
teria está ligado à carroçaria e para carregar
proceda como descrito anteriormente. Em
Anl_CE_BC_2_M_SPK2.indb 37Anl_CE_BC_2_M_SPK2.indb 37 14.03.2019 07:13:3114.03.2019 07:13:31