CONSELHOS PRÁTICOS PARA A UTILIZAÇÃO DOS QUEIMADORES
IMPORTANTE: QUANDO A PLACA ESTÁ A SER UTILIZADA, TODA A ÁREA DA PLACA PODE FICAR QUENTE.
• Para ligar um dos queimadores, rode o botão respectivo para a esquerda para a definição de chama máxima.
• Prima o botão contra o painel de controlo para ligar o queimador.
• Uma vez ligado o queimador, mantenha premido o botão durante cerca de 5-10 segundos para permitir uma operação
adequada do dispositivo.
Este dispositivo de segurança do queimador bloqueia a saída do gás caso a chama se apague acidentalmente (devido a uma
súbita corrente de ar, falta momentânea de gás, trasbordamento de líquidos, etc.).
• O botão não deve ser premido durante mais de 15 seg. Se, uma vez concluído esse tempo, o queimador não permanecer ligado,
aguarde pelo menos um minuto antes de tentar ligá-lo novamente.
Caso ocorra uma extinção acidental das chamas do queimador, desligue o comando do queimador e aguarde pelo menos um
minuto antes de tentar ligá-lo novamente.
NOTA: se, por qualquer motivo, o gás distribuído na sua cidade dificultar o acendimento do queimador, repita a operação com
o botão que representa a chama pequena.
O queimador pode desligar-se quando o botão é solto. Isto significa que o dispositivo de segurança não aqueceu o suficiente.
Nesse caso, repita as operações descritas acima.
DIMENSÕES E DISTÂNCIAS A MANTER (mm)
Esta placa está equipada com queimadores de diferentes diâmetros. Para obter um melhor
rendimento dos queimadores, cumpra as regras seguintes:
- Utilize panelas e frigideiras com um diâmetro de base igual ou ligeiramente superior ao
dos queimadores (consulte a tabela do lado direito).
- Utilize apenas panelas e frigideiras com fundo plano.
- Utilize a quantidade correcta de água para cozinhar os alimentos e mantenha as panelas
tapadas.
- Certifique-se de que as panelas nas grelhas não ultrapassam a extremidade da placa.
IMPORTANTE: a utilização imprópria das grelhas pode provocar danos na placa: não
coloque as grelhas viradas ao contrário nem as faça deslizar ao longo da placa.
Não utilize:
- Chapas de ferro fundido, grelhadores em pedra, frigideiras e panelas de terracota.
- Difusores de calor, tais como rede metálica, ou similares.
- Dois queimadores em simultâneo para um recipiente (por exemplo, uma panela para
peixe).
Queimador Panela Ø
Rápido
24 a 26 cm
Semi-rápido
16 a 24 cm
Auxiliar
8 a 14 cm
COMO USAR A PLACA
AVISO
Não deixe que a chama do queimador ultrapasse a extremidade da panela.
NOTA: em caso de instalação de um exaustor por cima da
placa, consulte as instruções do exaustor para uma
distância correcta.
TABELA DOS INJECTORES CATEGORIA II2H3+
Tipo de gás
utilizado
Tipo de
queimador
Marca do
injector
Taxa de fluxo
térmico nominal
Consumo
nominal
Capacidade
térmica reduzida
Pressão do gás
mbar
kW kW mín. nom. máx.
GÁS NATURAL
(Metano) G20
Rápido Y115 3,00 286 l/h 0,60
17 20 25Semi-rápido Z 95 1,65 157 l/h 0,35
Auxiliar X 72 1,00 95 l/h 0,30
GÁS LIQUEFEITO DE
PETRÓLEO
(Butano) G30
Rápido 85 3,00 218 g/h 0,60
20 28-30 35Semi-rápido 63 1,65 120 g/h 0,35
Auxiliar 50 1,00 73 g/h 0,30
GÁS LIQUEFEITO DE
PETRÓLEO
(Propano) G31
Rápido 85 3,00 214 g/h 0,60
25 37 45Semi-rápido 63 1,65 118 g/h 0,35
Auxiliar 50 1,00 71 g/h 0,30
Tipo de gás
utilizado
Configuração do modelo
4 QUEIMADORES
Taxa de fluxo térmico
nominal (kW)
Consumo total
nominal
Ar necessário (m
3
) para
queimar 1 m
3
de gás
G20 20 mbar 1 R - 2 SR - 1 AUX 7,30 695 l/h 9,52
G30 28-30 mbar 1 R - 2 SR - 1 AUX 7,30 531 g/h 30,94
G31 37 mbar 1 R - 2 SR - 1 AUX 7,30 521 g/h 23,80
CORRENTE ELÉCTRICA: 230 V ~ 50 Hz
GARANTIA
GARANTIA CEDIDA E FORNECIDA PELA WHIRLPOOL SOUTH
AFRICA (PTY) LTD RELATIVAMENTE AO PRODUTO KIC
ADQUIRIDO PELO CLIENTE
DURAÇÃO E COBERTURA
A Whirlpool oferece 2 anos de garantia total a partir da data de
compra original, apoiada por uma rede de parceiros de assistência
técnica qualificados por todo o território nacional. Qualquer peça
funcional que deixe de funcionar correctamente em condições de
utilização domésticas normais será reparada ou substituída
gratuitamente, incluindo a própria peça e custos de mão-de-obra.
Envie a prova de compra (factura), número do modelo e número de
série sempre que solicitar o serviço de garantia gratuito.
EXCEPÇÕES À GARANTIA
• Condições e danos resultantes de alguma das seguintes
situações:
• Instalação, entrega ou manutenção incorrectas (ex.,
limpeza do filtro da bomba).
• Quaisquer reparações, modificações, alterações ou ajustes
não autorizados pelo fabricante.
• Utilização incorrecta, abusiva, não racional ou acidentes.
• Alimentação eléctrica, tensão ou tomada incorrectas.
• Danos devido a picos de tensão ou relâmpagos.
• Programação indevida de algum comando.
• Produto anteriormente reparado por um parceiro de
assistência técnica não autorizado.
• Quando o produto foi devolvido devido a informação
incorrecta fornecida pelo vendedor relativamente às
funcionalidades e utilização do produto.
• Danos nos componentes estéticos devido ao transporte
e movimentação (ex. mossas, riscos) não estão cobertos
pela garantia.
• Componentes estéticos (ex., manípulos, lâmpadas, vidros).
• Lâmpadas, filtros de água, filtros de ar, filtros de
carbono, tubos de borracha.
• Acessórios e vidros opcionais (ex. prateleiras, tabuleiros).
• Produtos utilizados para utilizações não domésticas ou
em ambientes comerciais (ex., restaurantes, hotéis,
cabeleireiros, lavandarias, talhos e parques de
estacionamento).
• Custos de instalação (ex., ligação à água, energia e gás).
• Assistências técnicas:
• Corrija qualquer instalação incorrecta.
• Instrua o cliente relativamente à utilização correcta do
produto.
• Transporte o aparelho até ao centro de assistência;
• “reversibilidade da porta”.
• Não foram encontradas falhas (em caso de falhas
funcionais indicadas pelo cliente e não encontradas
durante a verificação técnica, a reparação será cobrada ao
cliente).
• Manutenção periódica ou limpeza do filtro de água, filtro
da bomba e filtro da conduta do ar.
• Remoção do suporte de transporte ou parafusos de
fixação.
• Fixação dos pés e regulação dos bocais do gás.
Os custos dos serviços acima indicados serão cobrados ao cliente.
Em nenhuma circunstância será a Whirlpool responsável por danos
consequenciais, directos ou indirectos, previsíveis ou imprevisíveis,
resultantes de utilização ou manutenção imprópria do aparelho,
assim como danos devidos à não observação das instruções de
utilização do aparelho.
Após o período da garantia, todas as reparações serão a custo do
cliente.
O PARCEIRO DO SEU APARELHO
Toda a manutenção e assistência ao seu aparelho serão
realizadas com todo o cuidado. Temos uma rede de parceiros de
assistência técnica qualificados por todo o território nacional.
Para assistência pós-venda, contacte o centro de assistência
Whirlpool mais próximo.
South Africa 0860 884 402
Botswana 318 6630/1
Namibia 061 40 2144/5
Swaziland 404 5700/82
Lesotho +27 11 663 5355/6