Shimano AI-3S30 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
SET
SET
SET
SET
SET
SET
Alinhe a linha vermelha
com a extremidade do
eixo do cubo.
Se a linha vermelha da haste
de empurrar não estiver visível,
ajuste-a para que a seção
amarela da articulação fique
entre as duas linhas amarelas
na janela.
Olhe para as linhas amarelas
diretamente por cima durante o
ajuste.
Extremidade do eixo do cubo
Linha amarela
Linha amarela
Seção amarela da
articulação
Linha vermelha
na haste de
empurrar
Tampa da unidade
principal
Parafuso de fixação
da tampa
Remova
Porca de ajuste do cabo
Chave Allen de 5 mm
Instruções para o serviço técnico
Posição N
Instalar
Parafuso de fixação da tampa
Informações gerais de segurança
Obtenha e leia cuidadosamente as respectivas instruções de
Serviço antes de instalar as peças. Peças frouxas, gastas ou
danificadas poderão causar ferimentos graves para o ciclista.
Recomendamos fortemente que se use somente peça de
reposição autêntica da Shimano
Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
O Automatic Inter-3 é um sistema automático de mudança de
marcha em que os pontos de mudança são determinados pela
velocidade da bicicleta (velocidade de rotação das rodas).
Assim a mudança de marcha pode ocorrer independentemente
da intenção do ciclista e, portanto, será possível perceber
choques durante a mudança. Certifique-se de entender e de se
acostumar com essas características de mudança antes de
usar o sistema de maneira extensiva.
O Automatic Inter-3 volta para a primeira marcha quando a
bicicleta pára.
Ao pilotar a bicicleta um bipe será emitido antes que a
mudança de marcha ocorra para avisar ao usuário que uma
mudança de marcha está para ocorrer.
As lâmpadas de percurso podem, periodicamente, ficar mais
escuras do que o normal mas isto não é sinal de problemas.
Isso acontece quando a energia necessária para acionar o
sistema está sendo recarregada, como quando o motor da
mudança de marcha tiver funcionado.
Use um pano seco ou levemente umedecido com detergente
neutro para limpar a unidade. Solventes como tíner danificarão
a superfície da unidade.
As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
ADVERTÊNCIA
– Para evitar ferimentos
graves:
CUIDADO
NOTA:
A sincronização da mudança de marcha pode ser ajustada para uma
das oito regulagens.
Operação do comutador de 8 modos
Se preferir pedalas lentas e
firmes
A sincronização da mudança
de marcha é avançada
Enquanto cobre a janela receptora do sensor
de iluminação na parte traseira da unidade
principal com a mão, gire a roda dianteira e
verifique se a lâmpada se acende.
Iluminação da lâmpada de verificação
Se preferir pedaladas mais
rápidas
A sincronização da mudança
de marcha é atrasada
1.
Ajuste de posição N
2.
Insira uma chave Allen de 5 mm no recesso sextavado da unidade
dobadora como mostra a ilustração e use-a para girar a unidade
dobadora na direção da seta até que fique contra o batente.
3.
Em seguida, gire a unidade dobadora de volta na direção da seta
até parar (posição N).
4.
Nesta posição, gire o parafuso de ajuste do cabo da alavanca
angular no sentido anti-horário para que a extremidade do eixo do
cubo e a linha vermelha da haste de empurrar fiquem alinhadas.
Parafuso de ajuste do cabo
Nota:
5.
Gire a roda dianteira para carregar a energia.
Quando a energia estiver totalmente
carregada, a marcha mudará
automaticamente da posição N para a
posição L.
6.
Gire a roda dianteira rapidamente e verifique se a marcha muda da
1ª para a 2ª e para a 3ª. Se a marcha não mudar de 2ª para 3ª, pare
de girar a roda dianteira e gire o parafuso de ajuste do cabo da
alavanca angular meia-volta no sentido horário. Após isto, verifique
a mudança de marchas mais uma vez.
7.
Após ajustar a alavanca angular, fixe o parafuso de ajuste do cabo
apertando a porca de ajuste do cabo.
8.
Instale a tampa da unidade principal certificando-se de que o cabo
esteja passado corretamente e, em seguida, aperte firmemente os
dois parafusos de fixação da tampa.
Para obter respostas sobre instalação ou ajustes entre em contato com o local da compra.
Detecção e solução de problemas
Torque de aperto:
1,5 – 2,5 Nm {15 – 25 kgfcm}
Nota: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese. B)
Tampa da unidade
principal
Parafuso de fixação da tampa
Parafuso de fixação
da tampa
Use uma chave Phillips para afrouxar os dois parafusos de fixação
da tampa e, em seguida, remova a tampa da unidade principal.
Janela receptora do sensor
de iluminação
– Para evitar ferimentos graves:
Os cabos estão conectados corretamente?
Não ocorre nenhuma
mudança de marcha.
A marcha não muda
além da 2ª.
Um bipe longo soa e
não ocorre nenhuma
mudança de marcha.
A lâmpada
permanece acesa
durante o percurso.
A lâmpada não
acende.
O cabo de mudança de marcha está conectado
corretamente?
O cabo de mudança de marcha está rompido?
A armação está eletricamente aterrada?
As lâmpadas corretas estão sendo usadas? (Se a carga
elétrica for muito grande, a energia necessária para a
mudança pode não ser fornecida.)
O comutador de 8 modos está na posição "
"? (A
velocidade pode não ter alcançado o valor necessário
para mudar para a 3ª.)
A alavanca angular se move suavemente?
A haste de empurrar se move suavemente?
A haste de empurrar correta está sendo usada?
O cabo de mudança de marcha funciona suavemente?
O dobador do cabo de mudança da unidade principal está
bloqueado com lama ou pequenas pedras?
A posição N foi ajustada corretamente?
Os cabos estão conectados corretamente?
A armação está eletricamente aterrada?
Os arredores estão escuros? (O sensor detecta luz e tem
um circuito que acende e apaga a lâmpada
automaticamente.)
As lâmpadas corretas estão sendo usadas?
As lâmpadas estão queimadas?
A janela receptora do sensor de iluminação está coberta
com lama?
Conecte os cabos corretamente entre a unidade principal e o dínamo
do cubo e entre a unidade principal e o suporte da lâmpada.
Conecte o cabo corretamente na unidade principal e na alavanca
angular.
Substitua o cabo por um novo.
Verifique se a instalação da unidade principal está muito frouxa.
Instale a arruela dentada na posição correta.
Use as lâmpadas corretas (Lâmpada dianteira: 6 V/ 2,4 W; Lâmpada
traseira: 6 V/ 0,6 W).
Ajuste o comutador de 8 modos na posição "
+".
Substitua por uma peça nova ou elimine a causa do problema.
Substitua por uma peça nova ou elimine a causa do problema.
Use a haste de empurrar correta.
Substitua por uma peça nova ou elimine a causa do problema.
Elimine a causa do problema.
Consulte "Ajuste da posição N".
Conecte os cabos corretamente entre a unidade principal e o
dínamo do cubo, entre a unidade principal e o suporte da lâmpada
e entre a unidade principal e a lâmpada.
Verifique se a instalação da unidade principal está muito frouxa.
Instale a arruela dentada na posição correta.
Consulte "Verificação da iluminação da lâmpada".
Use as lâmpadas corretas (Lâmpada dianteira: 6 V/ 2,4 W; Lâmpada
traseira: 6 V/ 0,6 W).
Substitua a lâmpada por uma nova.
Limpe a lama.
Sintoma
Verificar
Solução
Torque de aperto: 1 – 1,5 Nm {10 – 15 kgfcm}
AI-3S30
Automatic Inter-3
SI-7B70B
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