HP OMEN Desktop PC - 880-176ng Guia de usuario

Tipo
Guia de usuario
Manual do Utilizador
© Copyright 2015, 2017, 2018 HP
Development Company, L.P.
Intel, Celeron, Pentium e Thunderbolt são
marcas comerciais da Intel Corporation nos
EUA e noutros países. Windows é uma marca
comercial ou marca registada da Microsoft
Corporation nos Estados Unidos e/ou noutros
países.
As informações contidas neste documento
estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As
únicas garantias que cobrem os produtos e
serviços da HP são estabelecidas
exclusivamente na documentação de garantia
que os acompanha. Neste documento,
nenhuma declaração deverá ser interpretada
como a constituição de garantia adicional. A HP
não se responsabiliza por erros técnicos e
editoriais ou omissões neste documento.
Sexta edição: maio de 2018
Primeira edição: agosto de 2015
Número de publicação do documento:
823891-136
Aviso do produto
Este manual descreve as funcionalidades
comuns à maioria dos produtos. Algumas
funcionalidades podem não estar disponíveis
no seu computador.
Nem todas as funcionalidades estão
disponíveis em todas as edições ou versões do
Windows. O sistema pode necessitar de
hardware, controladores e/ou software ou BIOS
atualizados e/ou adquiridos em separado para
tirar todo o partido da funcionalidade do
Windows. O Windows 10 é atualizado
automaticamente, o que está sempre ativado.
Poderão ser aplicadas taxas de ISP e poderão
aplicar-se requisitos adicionais ao longo do
tempo para as atualizações. Consulte
http://www.microsoft.com para mais
informações.
Para aceder aos mais recentes guias ou
manuais do utilizador para o seu produto, vá a
http://www.hp.com/support e selecione o seu
país. Selecione Encontre o seu produto e, em
seguida, siga as instruções no ecrã.
Termos de software
Ao instalar, copiar, transferir ou de outro modo
utilizar qualquer produto de software pré-
instalado neste computador, concorda em car
sujeito aos termos do presente Contrato de
Licença de Utilizador Final (EULA) HP. No caso
de não aceitar estes termos de licença, a sua
única solução é devolver todo o produto não
utilizado (hardware e software) dentro de um
prazo de 14 dias, para obter um reembolso de
acordo com a política de reembolso do
vendedor.
Para obter mais informações ou pedir um
reembolso completo do preço do computador,
contacte o seu vendedor.
Aviso de segurança
AVISO! Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas com o calor ou o sobreaquecimento do
computador, não coloque o computador directamente sobre o seu colo ou obstrua as aberturas de ventilação
do ar do computador. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas. Não permita que outra
superfície rígida, como uma impressora opcional adjacente, ou uma superfície exível, como travesseiros,
tapetes ou roupas, bloqueiem a circulação de ar. Para além disso, não permita que o transformador entre em
contacto com a pele ou uma superfície suave, tais como travesseiros, tapetes ou roupas durante o
funcionamento. O computador e o transformador estão em conformidade com os limites de temperatura das
superfícies expostas ao utilizador denidos pelo International Standard for Safety of Information Technology
Equipment (IEC 60950).
iii
iv Aviso de segurança
Denição de conguração do processador (apenas em alguns produtos)
IMPORTANTE: Alguns produtos estão congurados com um processador Intel® Pentium® série N35xx/
N37xx ou Celeron® série N28xx/N29xx/N30xx/N31xx e sistema operativo Windows®. Se o seu computador
se encontra congurado conforme descrito, não altere a denição de conguração do processador em
mscong.exe de 4 ou 2 processadores para 1 processador. Se o zer, o seu computador não irá reiniciar.
Terá de efetuar uma reposição de fábrica para restaurar as denições originais.
v
vi Denição de conguração do processador (apenas em alguns produtos)
Índice
1 Localizar informações .................................................................................................................................... 1
2 Conhecer o seu computador ............................................................................................................................ 3
Localizar hardware ................................................................................................................................................ 3
Localizar software ................................................................................................................................................. 3
Congurar o computador ....................................................................................................................................... 3
3 Ligar a uma rede ............................................................................................................................................ 7
Ligar-se a uma rede sem os ................................................................................................................................. 7
Ligar a uma rede com os – LAN (apenas em alguns produtos) ......................................................................... 10
4 Utilizar as funcionalidades de entretenimento ............................................................................................... 11
Utilizar a câmara (apenas em alguns produtos) ................................................................................................. 11
Utilizar o áudio ..................................................................................................................................................... 11
Utilizar vídeo ........................................................................................................................................................ 12
5 Navegar no ecrã ........................................................................................................................................... 18
Utilizar gestos de toque ....................................................................................................................................... 18
Utilizar o teclado e o rato .................................................................................................................................... 18
6 Manutenção do computador ......................................................................................................................... 20
Melhorar o desempenho ...................................................................................................................................... 20
Atualizar programas e controladores ................................................................................................................. 21
Limpeza do computador ...................................................................................................................................... 21
Viajar com o seu computador ou expedir o computador .................................................................................... 22
7 Proteger o seu computador e informações ..................................................................................................... 24
Funcionalidades de segurança do computador .................................................................................................. 24
8 Resolução de Problemas ............................................................................................................................... 25
O computador não inicia ...................................................................................................................................... 25
Energia ................................................................................................................................................................. 26
Ecrã (Monitor) (apenas em alguns produtos) ...................................................................................................... 26
Teclado e rato (com cabo) .................................................................................................................................... 27
Teclado e rato (sem os) ..................................................................................................................................... 27
vii
Altifalantes e som ................................................................................................................................................ 27
Acesso à Internet ................................................................................................................................................. 28
Resolução de problemas de software ................................................................................................................. 28
9 Utilizar o HP PC Hardware Diagnostics ........................................................................................................... 31
Utilizar a ferramenta HP PC Hardware Diagnostics Windows (apenas em alguns modelos) ............................. 31
Utilizar o HP PC Hardware Diagnostics UEFI ....................................................................................................... 32
Utilizar as denições Remote HP PC Hardware Diagnostics UEFI (apenas em alguns produtos) ...................... 34
10 Efetuar cópias de segurança, restaurar e recuperar ...................................................................................... 36
Efetuar cópias de segurança de informações e criar um suporte de dados de recuperação ............................ 36
Restauro e recuperação ....................................................................................................................................... 37
11 Especicações ........................................................................................................................................... 39
Especicações de funcionamento ....................................................................................................................... 39
12 Descarga electrostática .............................................................................................................................. 40
13 Acessibilidade ........................................................................................................................................... 41
Acessibilidade ...................................................................................................................................................... 41
Normas e legislação ............................................................................................................................................ 43
Recursos e hiperligações úteis sobre acessibilidade .......................................................................................... 46
Contactar o suporte técnico ................................................................................................................................ 47
14 Informações de assistência técnica ............................................................................................................. 48
Como obter ajuda ................................................................................................................................................. 48
Onde obter ajuda ................................................................................................................................................. 48
Suporte ao cliente para reparações .................................................................................................................... 49
Antes de atualizar o seu hardware ...................................................................................................................... 49
Índice Remissivo ............................................................................................................................................. 50
viii
1 Localizar informações
Tarefas Instruções
Congurar o seu computador Poster de Instruções de conguração ou Conguração Rápida
– ou –
Consulte Conhecer o seu computador na página 3.
Ligar à Internet Consulte Ligar a uma rede na página 7.
Recuperar denições de origem Consulte Efetuar cópias de segurança, restaurar e recuperar na página 36.
Ver tutoriais sobre como utilizar as
funcionalidades do seu computador
Visite http://www.hp.com/supportvideos (apenas em inglês).
Aprender como utilizar o sistema
operativo Windows®
Descobrir informações sobre a palavra-
passe do Windows
Descobrir hiperligações para atualizar
controladores
Ler as perguntas mais frequentes
Aplicação Obter ajuda:
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione a aplicação Obter ajuda.
Resolver os problemas mais comuns de
hardware e software
Consulte Resolução de Problemas na página 25.
Obter manuais de utilizador e
especicações para o modelo do seu
computador
Para aceder aos mais recentes guias ou manuais do utilizador para o seu produto, vá a
http://www.hp.com/support e selecione o seu país. Selecione Encontrar o meu produto e siga as
instruções apresentadas no ecrã.
Encomendar peças e obter ajuda
adicional para resolução de problemas
Atualizar ou substituir componentes do
seu computador
Ligar a uma televisão (apenas em alguns
produtos)
Para suporte HP, consulte http://www.hp.com/support.
Obter informações atualizadas e ajuda
junto da comunidade Windows
Vá até http://www.hp.com/support/consumer-forum.
Manter o seu computador O HP Support Assistant mantém o desempenho do seu computar e resolve problemas rapidamente
através de atualizações automáticas, ferramentas de diagnóstico e assistência guiada.
Escreva suporte na caixa de procura da barra de tarefas e, em seguida, selecione a
aplicação HP Support Assistant.
– ou –
Consulte Manutenção do computador na página 20.
Encontrar avisos reguladores e de
segurança
Avisos de regulamentação, Segurança e Ambiente
Para aceder a este documento:
Selecione o botão Iniciar, Ajuda e Suporte HP e, em seguida, Documentação HP.
– ou –
1
Tarefas Instruções
Selecione o botão Iniciar, HP e, em seguida, Documentação HP.
Encontrar informações ergonómicas Manual de Segurança e Conforto
Para aceder a este manual:
Selecione o botão Iniciar, Ajuda e Suporte HP e, em seguida, Documentação HP.
– ou –
Selecione o botão Iniciar, HP e, em seguida, Documentação HP.
– ou –
Visite http://www.hp.com/ergo.
IMPORTANTE: Tem de estar ligado à Internet para aceder à versão mais recente do manual
do utilizador.
Obter informações sobre a garantia do
computador
Garantia Limitada*
Para aceder a este documento:
Selecione o botão Iniciar, Ajuda e Suporte HP e, em seguida, Documentação HP.
– ou –
Selecione o botão Iniciar, HP e, em seguida, Documentação HP.
– ou –
Visite http://www.hp.com/go/orderdocuments.
IMPORTANTE: Tem de estar ligado à Internet para aceder à versão mais recente do manual
do utilizador.
*A sua Garantia Limitada HP encontra-se junto dos manuais do utilizador do seu computador e/ou no CD ou DVD incluído na embalagem. Em alguns
países ou regiões, a HP poderá fornecer uma garantia impressa na caixa. Para países ou regiões em que a garantia não é fornecida no formato
impresso, pode solicitar uma cópia impressa em http://www.hp.com/go/orderdocuments. Para produtos comprados na região da Ásia-Pacíco, pode
contactar a HP por escrito através da morada POD, PO Box 161, Kitchener Road Post Oice, Singapore 912006. Inclua o nome do produto, o seu
nome e número de telefone e a sua morada.
2 Capítulo 1 Localizar informações
2 Conhecer o seu computador
Localizar hardware
O seu computador inclui componentes de alta qualidade. Este capítulo fornece detalhes sobre os
componentes, onde estão localizados e como funcionam.
Para descobrir qual o hardware instalado no seu computador:
Escreva gestor de dispositivos na caixa de procura da barra de tarefas e, em seguida,
selecione a aplicação
Gestor de dispositivos.
Verá uma listagem de todos os dispositivos instalados no seu computador.
Para obter informações sobre os componentes de hardware e o número de versão do BIOS do sistema, prima
fn+esc (apenas em alguns produtos).
Localizar software
Para consultar uma lista do software instalado no computador:
Clique com o botão direito no botão Iniciar e, em seguida, selecione Aplicações e funcionalidades.
Congurar o computador
AVISO! Para reduzir o risco de choque elétrico ou danos no equipamento:
Coloque o computador num local afastado de água, pó, humidade e fuligem. Estes fatores ambientais
podem aumentar a temperatura no interior do seu computador ou causar incêndios ou electrocução.
Não desative o pino de ligação à terra do cabo de alimentação. O pino de ligação à terra é uma medida
de segurança importante.
Ligue o cabo de alimentação a uma tomada elétrica que seja facilmente acessível.
Desligue a energia do equipamento retirando o cabo de alimentação da tomada elétrica. Para evitar a
exposição direta ao feixe de laser, não tente abrir a caixa da unidade de CD ou DVD.
A fonte de alimentação é predenida para o país/a região onde o computador foi adquirido. Se se mudar,
verique os requisitos de tensão no novo local antes de ligar o computador numa tomada elétrica CA.
Para reduzir o risco de lesões graves, leia o Guia de segurança e conforto. Para aceder a este manual, vá a
http://www.hp.com/ergo.
1. Coloque o computador de forma que todas as aberturas de ventilação quem desobstruídas e que os
os não quem em passagens, suscetíveis a serem pisados ou danicados pela mobília.
2. Ao ligar todos os cabos de alimentação do monitor, computador e acessórios a uma fonte de
alimentação contínua (UPS), recomenda-se que utilize um dispositivo de deteção e proteção contra
surtos de tensão. Se o computador tiver um sintonizador de televisão, ou uma ligação de modem ou
telefone, utilize igualmente a proteção contra picos de tensão para estas entradas de sinal a m de
proteger o computador. Ligue o cabo de televisão ou de linha telefónica ao dispositivo de proteção
contra sobrecargas, e, depois, ligue o dispositivo ao computador.
3. Descarregue e instale as atualizações do sistema operativo.
Localizar hardware 3
a. Descubra que sistema operativo e versão é que o seu computador utiliza atualmente.
Selecione o botão Iniciar, selecione o ícone Denições , selecione Sistema e, em seguida,
selecione Sobre.
b. Visite http://www.hp.com/support.
c. Selecione Encontrar o meu produto e siga as instruções apresentadas no ecrã.
4. Procure na caixa do computador outras informações gravadas ou atualizações.
Após concluir a conguração inicial do seu computador, poderá querer instalar outros programas ou
dispositivos de hardware.
Verique o sistema operativo, a memória e outros requisitos indicados para estes
itens antes de os adquirir para o seu computador. Siga as instruções do fabricante do software para efetuar a
instalação.
NOTA: Utilize apenas software original licenciado. A instalação de software copiado pode resultar no
funcionamento instável, infetar o computador com vírus ou ser ilegal.
NOTA: Uma solução de segurança destina-se a atuar como fator dissuasor, mas não poderá impedir o
roubo, a utilização indevida ou ataques de software.
Ajustar o modo Luz Azul Fraca (apenas em alguns produtos)
Diminuir a luz azul que é emitida do ecrã reduz a exposição dos seus olhos à luz azul. Os computadores HP
fornecem uma denição para reduzir a saída de luz azul e criar uma imagem mais relaxante e menos
estimulante quando lê conteúdos no ecrã. Para ajustar o monitor para uma luz de visualização confortável,
siga os passos abaixo.
Para ajustar a saída de luz azul do ecrã:
1. Abra a aplicação HP Display Control.
2. Selecione a denição pretendida:
Luz Azul Fraca: certicação TUV. Reduz a luz azul para um maior conforto para os olhos
Noite: ajusta para a saída de luz azul mais fraca e reduz o impacto no descanso
Leitura: otimiza a luz azul e o brilho para visualização em ambientes fechados
AVISO! Para reduzir o risco de lesões graves, leia o Guia de Segurança e Conforto. Este guia descreve a
conguração correta da estação de trabalho, bem como a postura e hábitos adequados em termos de saúde e
segurança para os utilizadores de computadores. O Guia de Segurança e Conforto também disponibiliza
informações de segurança mecânica e elétrica importantes. O Guia de Segurança e Conforto está disponível
online em http://www.hp.com/ergo.
Encerrar (desligar) o computador
CUIDADO: As informações não guardadas serão perdidas quando o computador encerra. Certique-se de
que guarda o seu trabalho antes de desligar o computador.
O comando Encerrar fecha todos os programas abertos, incluindo o sistema operativo, desligando em seguida
o ecrã e o computador.
4 Capítulo 2 Conhecer o seu computador
Encerre o computador se se vericar qualquer uma das seguintes condições:
Quando precisar de aceder aos componentes dentro do computador.
Se estiver a ligar um dispositivo de hardware externo que não se liga a uma porta USB ou de vídeo ou a
uma tomada de auscultadores ou microfone.
Quando o computador não for utilizado ou car desligado da fonte de alimentação externa durante um
longo período de tempo.
Embora seja possível desligar o computador com o botão de alimentação, o procedimento recomendado
consiste em utilizar o comando Encerrar do Windows.
NOTA: Se o computador estiver no estado de Suspensão ou em Hibernação, primeiro saia do estado de
Suspensão ou de Hibernação e prima brevemente o botão de alimentação.
1. Guarde o trabalho e feche todos os programas abertos.
2. Selecione o botão Iniciar, selecione o ícone Energia e, em seguida, selecione Encerrar.
Se o computador deixar de responder e não for possível utilizar os procedimentos de encerramento
anteriores, experimente os seguintes procedimentos de emergência, na sequência fornecida:
Prima ctrl+alt+delete, selecione o ícone Ligar/Desligar e, em seguida, selecione Encerrar.
Prima sem soltar o botão para ligar/desligar durante, pelo menos, 10 segundos.
Desligue o computador da fonte de energia externa.
Portas USB
O seu computador poderá ter um ou mais dos seguintes tipos de portas USB indicados.
Componente Descrição
(1) Porta USB Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel,
câmara, dispositivo de registo de atividade ou um smartwatch, e
proporciona a transferência de dados.
(2) Porta USB SuperSpeed Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel, uma
câmara, um dispositivo de registo de atividade ou um
smartwatch, e proporciona a transferência de dados de alta
velocidade.
(3)
– ou –
Porta USB SuperSpeed Plus Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel, uma
câmara, um dispositivo de registo de atividade ou um
smartwatch, e proporciona a transferência de dados de alta
velocidade.
(4) Porta USB Type-C Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel, uma
câmara, um dispositivo de registo de atividade ou um
smartwatch, e proporciona a transferência de dados.
NOTA: Poderão ser necessários cabos e/ou adaptadores
(adquiridos separadamente).
(5) Porta USB Type-C SuperSpeed Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel, uma
câmara, um dispositivo de registo de atividade ou um
smartwatch, e proporciona a transferência de dados de alta
velocidade.
Congurar o computador 5
Componente Descrição
NOTA: Poderão ser necessários cabos e/ou adaptadores
(adquiridos separadamente).
(6)
– ou –
Porta USB Type-C SuperSpeed Plus Liga um dispositivo USB como, por exemplo, um telemóvel, uma
câmara, um dispositivo de registo de atividade ou um
smartwatch, e proporciona a transferência de dados de alta
velocidade.
NOTA: Poderão ser necessários cabos e/ou adaptadores
(adquiridos separadamente).
(7) Porta USB Type-C Thunderbolt com HP Sleep
and Charge
Mesmo quando o computador está desligado, permite ligar e
carregar a maioria dos dispositivos USB que tenham um
conector Type-C, tais como um telemóvel, uma câmara, um
monitorizador de atividade ou um smartwatch, e fornece a
transferência de dados de alta velocidade.
– e –
Permite ligar um dispositivo de visualização que tenha um
conector USB Type-C, fornecendo uma saída DisplayPort.
NOTA: O computador poderá também suportar uma estação
de ancoragem Thunderbolt™.
NOTA: Poderão ser necessários cabos e/ou adaptadores
(adquiridos separadamente).
6 Capítulo 2 Conhecer o seu computador
3 Ligar a uma rede
Pode levar o seu computador onde quer que vá. Mas mesmo em casa, pode explorar o globo e aceder a
informações de milhões de websites utilizando o computador e uma ligação de rede com ou sem os. Este
capítulo vai ajudá-lo a estabelecer ligação a esse mundo.
Ligar-se a uma rede sem os
O seu computador pode estar equipado com um ou mais dos seguintes dispositivos sem os:
Dispositivo WLAN – liga o computador a redes locais sem os (normalmente referidas como redes sem
os, LAN sem os ou WLAN) em escritórios, em casa e em locais públicos tais como aeroportos,
restaurantes, cafés, hotéis e universidades. Numa WLAN, o dispositivo móvel sem os do computador
comunica com um router sem os ou com um ponto de acesso sem os.
Módulo de banda larga móvel HP - proporciona conectividade sem os a uma rede alargada sem os
(WWAN), com um alcance muito maior. Os operadores de rede móvel instalam estações de base
(semelhantes a antenas de telemóveis) em grandes áreas geográcas, fornecendo uma cobertura ecaz
de distritos, regiões ou mesmo países.
Dispositivo Bluetooth® – cria uma rede pessoal (PAN) para ligar a outros dispositivos compatíveis com
Bluetooth, tais como computadores, telefones, impressoras, auscultadores, altifalantes e câmaras.
Numa PAN, cada dispositivo comunica diretamente com os outros dispositivos e os dispositivos devem
estar relativamente próximos, normalmente a 10 metros (aproximadamente 33 pés) de distância um do
outro.
Utilizar os controlos sem os
Pode controlar os dispositivos sem os no computador através de uma ou mais destas funcionalidades:
Tecla do modo de avião (também referido como botão da comunicação sem os ou tecla da
comunicação sem os) (referidos neste capítulo como tecla do modo de avião)
Controlos do sistema operativo
Tecla do modo de avião
O computador pode ter uma tecla do modo de avião, um ou mais dispositivos sem os e uma ou duas luzes da
comunicação sem os. Todos os dispositivos sem os do seu computador estão ativados de fábrica.
A luz da comunicação sem os indica o estado de energia geral dos dispositivos sem os e não o estado de
dispositivos individuais.
Controlos do sistema operativo
O Centro de Rede e Partilha permite congurar uma ligação ou uma rede, ligar a uma rede e diagnosticar e
reparar problemas de rede.
Para utilizar os controlos do sistema operativo:
Na barra de tarefas, clique com o botão direito do rato no ícone do estado da rede e, em seguida,
selecione Abrir Denições de Rede e Internet.
– ou –
Ligar-se a uma rede sem os 7
Na barra de tarefas, selecione o ícone do estado da rede e, em seguida, selecione Centro de Rede e
Partilha.
Ligar-se a uma WLAN
NOTA: Ao congurar o acesso à Internet em sua casa, necessita de criar uma conta com um fornecedor de
serviços de Internet (ISP). Para adquirir um serviço de Internet e um modem, contacte um ISP local. O ISP irá
ajudá-lo a congurar o modem, a instalar um cabo de rede para ligar o router sem os ao modem e a testar o
serviço de Internet.
Para ligar à WLAN, siga estes passos:
1. Certique-se de que o dispositivo WLAN está ligado.
2. Na barra de tarefas, clique com o botão direito do rato no ícone do estado da rede e, em seguida, ligue-
se a uma das redes disponíveis.
Se a segurança da WLAN estiver ativada, ser-lhe-á pedido um código de segurança. Introduza o código
e, em seguida, selecione Seguinte para concluir a ligação.
NOTA: Se a lista não incluir qualquer WLAN, poderá estar fora do alcance de um ponto de acesso ou
router sem os.
NOTA: Se não consegue ver a WLAN a que se pretende ligar:
1. Na barra de tarefas, clique com o botão direito do rato no ícone do estado da rede e, em seguida,
selecione Abrir Denições de Rede e Internet.
– ou –
Na barra de tarefas, selecione o ícone do estado da rede e, em seguida, selecione Denições de
Rede e Internet.
2. Na secção Estado de Rede e Internet, selecione Centro de Rede e Partilha.
3. Selecione Congurar uma nova ligação ou rede.
É apresentada uma lista de opções, que lhe permite efetuar uma pesquisa manual e ligar a uma
rede ou criar uma nova ligação de rede.
3. Siga as instruções apresentadas no ecrã para concluir a ligação.
Depois de estabelecer ligação, clique com o botão direito do rato no ícone do estado da rede na extremidade
direita da barra de tarefas, para vericar o nome e o estado da ligação.
NOTA: O alcance funcional (a distância percorrida pelos sinais sem os) depende da implementação da
WLAN, do fabricante do router e da interferência de outros dispositivos eletrónicos ou barreiras estruturais,
como paredes e pisos.
Utilizar a banda larga móvel HP (apenas em alguns produtos)
O seu computador com banda larga móvel HP tem suporte incorporado para o serviço de banda larga móvel.
O seu novo computador, quando utilizado com a rede de um operador móvel, permite-lhe ligar-se à Internet,
enviar e-mails ou ligar-se à sua rede empresarial sem a necessidade de hotspots Wi-Fi.
Poderá ser necessário o número de IMEI e/ou MEID do módulo de banda larga móvel HP para ativar o serviço
de banda larga móvel. O número de série pode estar impresso numa etiqueta localizada na parte inferior do
computador, no interior do compartimento da bateria ou na parte posterior do ecrã.
– ou –
8 Capítulo 3 Ligar a uma rede
1. Na barra de tarefas, selecione o ícone do estado da rede.
2. Selecione Denições de Rede e Internet.
3. Na secção Rede e Internet, selecione Rede móvel e, em seguida, selecione Opções Avançadas.
Alguns operadores de redes móveis requerem a utilização de um cartão SIM. Um cartão SIM contém
informações básicas sobre si, assim como um número de identicação pessoal (PIN) e informações da rede.
Alguns computadores incluem um cartão SIM pré-instalado. Se o cartão SIM não estiver pré-instalado, pode
estar incluído nos documentos da banda larga móvel HP fornecidos com o seu computador ou o operador de
rede móvel pode fornecer o mesmo separadamente do computador.
Para obter informações sobre a banda larga móvel HP e sobre como ativar o serviço de um operador de rede
móvel da sua preferência, consulte as informações da banda larga móvel HP fornecidas com o computador.
Utilizar GPS (apenas em alguns produtos)
O seu computador pode estar equipado com um dispositivo GPS (Global Positioning System, ou sistema de
posicionamento global). Os satélites de GPS fornecem informações de localização, velocidade e direção a
sistemas com equipamentos GPS.
Para ativar o GPS, certique-se de que a localização está ativada na denição Localização.
1. Escreva localização na caixa de procura da barra de tarefas e, em seguida, selecione a localização.
2. Siga as instruções apresentadas no ecrã para utilizar as denições da localização.
Utilizar dispositivos Bluetooth sem os (apenas em alguns produtos)
Um dispositivo Bluetooth possibilita comunicações sem os de curto alcance, que substituem as ligações
físicas com cabos que tradicionalmente ligam dispositivos eletrónicos, tais como os seguintes:
Computadores (computador de secretária, portátil)
Telefones (telemóvel, sem os, smartphone)
Dispositivos de imagens (impressora, câmara)
Dispositivos de áudio (auricular, altifalantes)
Rato
Teclado externo
Ligar dispositivos Bluetooth
Antes de poder utilizar um dispositivo Bluetooth, tem de estabelecer uma ligação de Bluetooth.
1. Escreva bluetooth na caixa de procura da barra de tarefas e, em seguida, selecione Denições de
Bluetooth e outros dispositivos.
2. Selecione Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo.
3. Selecione o seu dispositivo na lista e siga as instruções apresentadas no ecrã.
NOTA: Se o dispositivo requer vericação, é apresentado um código de emparelhamento. No dispositivo que
está a adicionar, siga as instruções apresentadas no ecrã para vericar se o código no seu dispositivo
corresponde ao código de emparelhamento. Para obter mais informações, consulte a documentação
fornecida com o dispositivo.
Ligar-se a uma rede sem os 9
NOTA: Se o seu dispositivo não aparecer na lista, certique-se de que o Bluetooth nesse dispositivo está
ligado. Alguns dispositivos podem ter requisitos adicionais; consulte a documentação fornecida com o
dispositivo.
Ligar a uma rede com os – LAN (apenas em alguns produtos)
Utilize uma ligação LAN se pretender ligar o computador diretamente a um router em sua casa (em vez de
trabalhar sem os) ou caso pretenda ligar a uma rede existente do seu escritório.
A ligação a uma LAN requer um cabo (de rede) RJ-45 e uma tomada de rede ou um dispositivo de ancoragem
ou porta de expansão opcionais, se não houver nenhuma tomada RJ-45 no computador.
Para ligar o cabo de rede, siga estes passos:
1. Ligue o cabo de rede à tomada de rede (1) no computador.
2. Ligue a outra extremidade do cabo de rede à tomada de rede na parede (2) ou ao router.
NOTA: Se o cabo de rede tiver um circuito de supressão de ruído (3), que impede interferências na
receção de TV e rádio, oriente a extremidade do cabo com o circuito na direção do computador.
10 Capítulo 3 Ligar a uma rede
4 Utilizar as funcionalidades de
entretenimento
Utilize o computador HP como um centro de entretenimento para socializar através da câmara, desfrutar e
gerir a sua música e transferir e ver lmes. Em alternativa, para tornar o computador num centro de
entretenimento ainda mais poderoso, ligue-lhe dispositivos externos, como um monitor, projetor, TV,
altifalantes ou auscultadores.
Utilizar a câmara (apenas em alguns produtos)
O computador pode ter uma ou mais câmaras que lhe permitem ligar-se a outros para trabalho ou diversão.
As câmaras podem ser frontais, posteriores ou pop-up. Consulte o poster de Conguração Rápida ou
Instruções de Conguração fornecidas com o seu produto para obter detalhes da câmara.
A maioria das câmaras permitem conversação em vídeo, gravar vídeo e gravar imagens paradas. Algumas
câmaras também fornecem HD (alta denição), aplicações de jogos ou software de reconhecimento facial
como o Windows Hello. Consulte Funcionalidades de segurança do computador na página 24 para obter
mais informações sobre como utilizar o Windows Hello.
Para utilizar a câmara, escreva câmara na caixa de procura da barra de tarefas e, em seguida, selecione
Câmara na lista de aplicações.
Utilizar o áudio
No computador, ou em alguns produtos utilizando uma unidade de leitura ótica externa, pode reproduzir CDs
de música, transferir e ouvir música, transmitir conteúdo de áudio a partir da Web (incluindo rádio), gravar
áudio ou misturar áudio e vídeo para criar multimédia. Para melhorar a experiência musical, ligue dispositivos
de áudio externos, como altifalantes ou auscultadores.
Ligar altifalantes (apenas em alguns produtos)
Em determinados produtos, pode adicionar altifalantes com os ao computador, ligando-os a uma porta USB,
a uma saída de áudio (auscultadores) ou à tomada combo de saída de áudio (auscultadores)/tomada combo
de entrada de áudio (microfone) do computador.
Para ligar altifalantes sem os ao computador, siga as instruções do fabricante do dispositivo. Para ligar
altifalantes de alta denição ao computador, consulte Congurar o áudio HDMI na página 15. Antes de ligar
os altifalantes, baixe a denição de volume.
Ligar auscultadores (apenas em alguns produtos)
AVISO! Para reduzir o risco de danos físicos, baixe o volume antes de colocar os auscultadores ou os
auriculares. Para obter informações de segurança adicionais, consulte os Avisos de Regulamentação,
Segurança e Ambiente.
Para aceder a este documento:
Selecione o botão Iniciar, Ajuda e Suporte HP e, em seguida, Documentação HP.
Utilizar a câmara (apenas em alguns produtos) 11
Em determinados produtos, pode ligar auscultadores com os à tomada de saída de áudio (auscultadores) ou
a uma tomada combinada de saída de áudio (auscultadores)/entrada de áudio (microfone) do computador.
Para ligar auscultadores sem os ao computador, siga as instruções do fabricante do dispositivo.
Ligar um microfone (apenas em alguns produtos)
Em determinados produtos, ligue um microfone à tomada de entrada de áudio (microfone) do computador
para gravar áudio. Para obter melhores resultados quando grava, fale diretamente para o microfone e grave o
som num ambiente isento de ruídos de fundo.
Ligar auriculares (apenas em alguns produtos)
AVISO! Para reduzir o risco de danos físicos, baixe o volume antes de colocar os auscultadores ou os
auriculares. Para obter informações de segurança adicionais, consulte os Avisos de Regulamentação,
Segurança e Ambiente.
Para aceder a este documento:
Selecione o botão Iniciar, Ajuda e Suporte HP e, em seguida, Documentação HP.
Auscultadores combinados com um microfone são designados de auriculares. Em determinados produtos,
pode ligar auriculares com os à tomada combinada de saída de áudio (auscultadores)/entrada de áudio
(microfone) do computador.
Para ligar auriculares sem os ao computador, siga as instruções do fabricante do dispositivo.
Utilizar as denições de som
Utilize as denições de som para ajustar o volume do sistema, alterar os sons do sistema ou gerir dispositivos
de áudio.
Para visualizar ou alterar as denições de som:
Escreva painel de controlo na caixa de procura da barra de tarefas e selecione Painel de
Controlo
, seguido de Hardware e Som e por m Som.
O seu computador poderá incluir um sistema de som melhorado da Bang & Olufsen, B&O Play ou outro
fornecedor. Por conseguinte, o seu computador poderá incluir funcionalidades de áudio avançadas que
podem ser controladas através de um painel de controlo de áudio especíco para o seu sistema de áudio.
Utilize o painel de controlo de áudio para ver e controlar as denições de áudio.
Escreva painel de controlo na caixa de procura da barra de tarefas e selecione Painel de
Controlo, depois Hardware e Som e, em seguida, selecione o painel de controlo de áudio especíco para
o seu sistema.
Utilizar vídeo
O seu computador é um dispositivo de vídeo poderoso que lhe permite assistir a transmissão de uxo de
vídeo a partir dos seus Web sites favoritos e transferir vídeo e lmes para assistir no seu computador quando
não está ligado a uma rede.
Para melhorar a experiência de visualização, utilize uma das portas de vídeo do computador para ligar um
monitor, projetor ou televisor externo.
IMPORTANTE: Certique-se de que o dispositivo externo está ligado à porta correta no computador e com o
cabo correto. Siga as instruções do fabricante do dispositivo.
12 Capítulo 4 Utilizar as funcionalidades de entretenimento
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