Rev03 29-10-2019
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BatteryProtect 48|100
PORTUGUÊS
Instalação
1. Instale o protetor BatteryProtect (BP) num local bem ventilado e próximo da bateria (máx. 50
cm), mas não sobre a mesma, por causa dos eventuais gases corrosivos! A queda de tensão
provocada por um cabo demasiado comprido ou subdimensionado entre a bateria e o BP pode
provocar um corte inesperado do dispositivo.
2. Instale um fusível com a dimensão adequada no cabo que liga a bateria ao BP, em
conformidade com os regulamentos locais.
3. O protetor BP foi projetado para permitir o fluxo de corrente
apenas dos terminais IN (bateria) para OUT (carga).
As correntes inversas dos terminais OUT para IN são
estritamente proibidas e danificarão o dispositivo. Se quiser
usar o BP como uma desconexão para a fonte de carga, deve
orientar a unidade no sistema de modo que a corrente flua na
direção pretendida, IN para OUT.
4. A proteção de curto-circuito do BP será ativada se tentar
conectar cargas diretamente cargas com condensadores na
entrada (p. ex., inversores). Para esta utilização, inclua o BP
para controlar o botão ligar/desligar remoto no inversor, em vez
de desligar a linha CC de potência superior.
5. Utilize um cabo de 1,5 mm
2
(incluído) na ligação negativa, que deve ligar diretamente ao polo
negativo da bateria. Não deve ligar o cabo a outro equipamento.
6. O BP deteta automaticamente a tensão do sistema depois de ligar o polo positivo e negativo à
bateria. Durante a deteção de tensão, o visor de sete segmentos indica uma série de
intermitências entre a parte superior e inferior.
7. Não ligue a saída de carga enquanto o BP não estiver completamente programado.
8. Pode ligar um interruptor de ligar/desligar remoto ao conector de dois polos (consultar Figura 1)
ou entre o pino 2-1 do conector de dois polos e o polo positivo da bateria.
9. Pode ligar uma campainha, um LED ou um relé entre a saída de alarme e o polo positivo da
bateria (consultar Figura 1). Carga máxima na saída de alarme: 50 mA (à prova de curto-circuito).
Eventos de corte da carga e opções da saída de alarme
Modo campainha ou LED (ligados na saída de alarme):
• Em caso de subtensão: decorridos 12 s, é ativado um alarme contínuo. O BP desliga a carga
passados 90 s e o alarme para.
• Em caso de sobretensão, a carga é desligada automaticamente e o alarme intermitente
continua ativo enquanto o problema não for solucionado.
Modo relé (ligado na saída do alarme):
• Em caso de subtensão, decorrido 12 s, é engatado um relé. O BP desliga a carga passados
90 s e o relé é desengatado.
• Em caso de sobretensão, a carga é desligada automaticamente imediatamente e a saída do
alarme continua inativa.
Modo Li-ion
• Ligue a saída de corte da carga do VE.BUS BMS ao pino 2-1.
A carga é desligada automaticamente quando a saída de corte da carga do VE.Bus BMS
muda de "Alto" para "Lenta" (devido a subtensão, sobretensão ou sobreaquecimento da
bateria). O limiar de subtensão e a saída de alarme do BP estão desativados neste modo.
Programação
Quando estiver desligado (remoto aberto), o BP pode ser programado com os modos e as
tensões pretendidas conectando o pino PROG a terra. Consulte a tabela de programação.
O visor indica primeiro o corte e o reinício das tensões. Desligue o pino PROG quando visualizar
a tensão pretendida.
O visor confirma a tensão selecionada e o modo predefinido () duas vezes.
Ligue o pino PROG a terra se precisar de outro modo ( ou ) . Desligue quando visualizar o
modo selecionado.
O visor confirma a tensão selecionada e o modo duas vezes.
Funcionamento
O visor de sete segmentos indica quatro modos de erro possíveis:
• Curto-circuito detetado
• Sobrecarga ou sobreaquecimento
• Subtensão
• Sobretensão
O visor deixa de indicar o erro decorridos 5 min para reduzir o consumo de corrente.
O ponto decimal do visor de sete segmentos indica o estado:
• Fixo: o BP tenta ativar a saída.
• Pisca a cada 5 s: a saída está ativa.
• Pisca a cada 2 s no modo Li-ion: saída a ligar.
Controlo remoto e curto-circuito
• O BP liga a carga 1 s depois de fechar o contacto remoto.
• O BP desliga a carga imediatamente quando o contacto remoto está aberto.
• No modo Li-ion o BP liga a carga 30 s depois de o VE.Bus BMS ativar a entrada remota do
BP. Este atraso aumenta para 3 min com conexões frequentes.
• Em caso de curto-circuito, o BP tenta ligar a carga a cada 5 s. O ecrã indica (curto-
circuito detetado) depois de duas tentativas.
Tabela de programação
Corte por subtensão
Sistema 48 V
Reinício por subtensão
Sistema 48 V
Especificações técnicas
Protetor de Bateria
BP48|100
Corrente de carga cont. máxima
Intervalo de tensão de
funcionamento
32-60
Ligado: 2mA Desligado ou corte por baixa tensão: 1,5mA
Atraso de saída do alarme
Carga máxima na saída de
alarme
50mA (à prova de curto-circuito)
Atraso de desconexão da carga 90 s (imediato com ativação por VE.Bus BMS)
Limiares por defeito Desativação: 42 V Ativação: 48V
Temperatura de funcionamento Carga total: -40 °C a +40 °C (até 60 % de carga nominal a 50 °C)
Peso 0,2kg 0,5 lb 0,5kg 0,6 lb 0,8kg 1,8 lb
Dimensões (al x la x pr em mm)
40 x 48 x 106mm
1,6 x 1,9 x 4,2 in
59 x 42 x 115mm
2,4 x 1,7 x 4,6 in
62 x 123 x 120mm
2,5 x 4,9 x 4,8 in
Esquema de ligações exemplificativo