Shimano SM-AX60 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
3. Gire a alavanca E-Thru para parafusar o eixo da alavanca
E-Thru na porca do eixo. Abra e feche a alavanca E-Thru e
aperte o eixo da alavanca E-Thru na porca do eixo até o ponto
onde alguma resistência seja sentida quando a alavanca E-Thru
esteja na posição paralela ao eixo do cubo da roda enquanto
está sendo movido em direção à posição FECHAR.
4. Por segurança, assegure-se de que a
alavanca E-Thru corra ao longo do garfo
dianteiro quando estiver na posição
FECHAR. Usando apenas a força da sua
mão, empurre a alavanca E-Thru a
palma da sua mão até que mova todo o
percurso para a posição FECHAR.
Verifique que o lado da alavanca E-Thru
com a inscrição 'FECHAR' virada para
fora da roda. Também verifique se a
alavanca E-Thru e o garfo dianteiro
estão paralelos. Verifique se a alavanca
E-Thru se move para a posição
mostrada na ilustração quando ela está
na posição FECHAR. Se não estiver na
posição correta, a porca do eixo precisa
ser ajustada. Consulte 'Ajustando a
porca do eixo' para detalhes sobre como
fazer isso.
1. Alinhe a flange do cubo da roda da roda
dianteira corretamente com a gancheira
do contrafuro no garfo dianteiro.
Instalando a roda
Antes de instalar a roda, remova todas
as partículas estranhas e poeira do
orifício da extremidade do garfo, da
porca do eixo e da abertura do eixo.
Partículas estranhas ou poeira podem
interferir com a instalação correta do
sistema E-Thru, e se o cubo da roda e
o eixo não forem instalados
corretamente, a roda pode sair e
lesões sérias podem resultar.
Contrafuro da
gancheira
Flange do cubo da roda
Porca do eixo
Informações gerais de segurança
SI-27U0A-001-06
O que é o cubo de roda E-Thru?
É um mecanismo que usa uma única operação da
alavanca E-Thru no cubo da roda para possibilitar
que a roda seja instalada e removida com facilidade.
Função do cubo de roda E-Thru
Quando o cubo de roda E-Thru é trazido para a
posição FECHAR, o porca de fixação se move para
dentro. A força desta fixa o garfo dianteiro e prende a
roda com segurança no lugar.
Posição FECHAR
Posição FECHAR
Posição ABRIR
Posição de Verificação
Posição ABRIR
Alavanca E-Thru
Porca da alavanca E-Thru
Porca do eixo
1. Coloque a porca de eixo no orifício da gancheira das rodas no lado
direito do garfo dianteiro como mostrado na ilustração, e depois apertar
o parafuso de fixação da porca do eixo.
*
As parafuso de fixação
da porca do eixo estão
incluídas como acessórios
com o garfo dianteiro.
2. Mova a alavanca E-Thru para a posição ABRIR e coloque-a no orifício
na extremidade do garfo do lado oposto de onde está a porca do eixo.
Passe o eixo da alavanca E-Thru através de todo o percurso até que
alcance a porca do eixo do outro lado.
Mova a alavanca E-Thru da posição FECHAR para a posição ABRIR e
depois gire a alavanca E-Thru para remover o eixo da alavanca E-Thru da
porca do eixo. Uma vez removido o eixo da alavanca E-Thru da porca do
eixo, remova o eixo da alavanca E-Thru da roda.
2. Ao apertar o parafuso de fixação da
porca do eixo, ajuste o ângulo da
porca do eixo para que o parafuso de
fixação da porca do eixo vá para o orifício de
posicionamento na porca do eixo. Aperte o
parafuso de fixação da porca do eixo na
posição onde a parte de baixo da ranhura na
porca do eixo e o centro do parafuso de
fixação da porca do eixo estejam alinhados
como mostrado na ilustração.
*
Para outros detalhes como torque de aperto
para o parafuso de fixação da porca do
eixo, consulte as Instruções e Serviços
para o garfo dianteiro.
Método de operação
Instalando a porca do eixo
Removendo a roda
1. Confirme que os raios foram entrelaçados da maneira indicada
na ilustração.
2. Use um conjunto de 6 raios (três cruzamentos) ou 8 raios
(quatro cruzamentos) quando estiver entrelaçando os raios.
Não pode ser usado um conjunto radial.
Método de entrelaçar os raios
COISAS A AVERIGUAR ANTES DE MONTAR
NA BICICLETA
1. Sempre verifique os cubos de roda E-Thru antes de andar
para assegurar que as rodas estejam corretamente
instaladas no quadro da bicicleta. Isto é especialmente
importante após estacionar sua bicicleta num local público.
2. Assegure-se de que as alavancas E-Thru estejam
totalmente empurradas para a posição FECHAR (o lado da
alavanca com a inscrição 'FECHAR' deve estar virado para
fora da roda). Como mostrado na ilustração, as alavancas
devem ser levantadas, não giradas.
VERIFICAÇÃO RÁPIDA
Levante a bicicleta de forma que a roda esteja fora do solo e
dê uns golpes fortes na parte superior do pneu, como
mostrado na Figura 1. Também sacuda a roda de lado a lado
como mostrado na Figura 2 para ter certeza de que não há
absolutamente nada solto na roda. Esta verificação não
garante que a alavanca E-Thru tenha recebido torque de
apertura adequado. Se você não estiver certo que a alavanca
E-Thru está corretamente apertada, repita os procedimentos
de instalação como explicado em 'Instalando a roda' nestas
Instruções de Serviço antes de andar com a bicicleta.
Posição FECHAR
Posição ABRIR
Se você não estiver seguro sobre instalar o SM-AX60 sozinho,
peça a uma bicicletaria para fazer a instalação para você.
* Instruções de Serviço em outros idiomas estão disponíveis em :
http://techdocs.shimano.com
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação
prévia. (Portuguese)
Instruções para o serviço técnico SI-27U0A-001
SM-AX60
E-Thru 8 mm
Antes de instalar a porca do eixo, remova todas as partículas estranhas
e poeira do orifício na gancheira da roda e na porca do eixo. Partículas
estranhas ou poeira podem interferir com a instalação correta do
sistema E-Thru, e se o cubo da roda e o eixo não forem instalados
corretamente, a roda pode sair e lesões sérias podem resultar.
Parafuso de fixação
da porca do eixo
Porca do eixo
Orificío de posicionamento
Porca do eixo
Parafuso de fixação
da porca do eixo
1. Parafuse o eixo da alavanca E-Thru na porca do eixo na fase 3 de
'Instalando a roda' e depois gire a porca do eixo para ajustar para que a
alavanca E-Thru se movimente para a posição FECHAR correta, e
depois verifique o torque quando a alavanca estiver na posição
FECHAR.
2. Gire a alavanca E-Thru para a posição
ABRIR para liberar totalmente o eixo da
alavanca E-Thru da porca do eixo.
Nesta hora, gire somente a alavanca E-
Thru sem puxar nela, para que o eixo
da alavanca E-Thru não saia para fora
da gancheira no lado da porca de eixo.
3. Solte a porca do eixo para que ela possa girar. Não remova totalmente o
parafuso eixo, por enquanto.
5. Repita este ajuste até que a força correta de instalação seja obtida na
posição correta da alavanca.
4. Solte o parafuso do eixo de forma que a porca do eixo possa girar
livremente
• Se a alavanca E-Thru puder ser movida para a posição FECHAR muito
facilmente, gire a porca do eixo no sentido horário. A porca do eixo pode
ser ajustada em fases de 1/8 de volta. Aperte o parafuso do eixo de
forma que o centro do parafuso do eixo esteja alinhado com a parte de
baixo da ranhura na porca do eixo, como mostrado na ilustração. (Para
outros detalhes como torque de aperto para o parafuso de fixação da
porca do eixo, consulte as Instruções e Serviços para o garfo dianteiro.)
• Se o torque de apertura da alavanca E-Thru, o qual foi verificado na fase
1, for muito forte e a alavanca E-Thru não puder ser movida com
facilidade para a posição FECHAR,gire a porca
do eixo no sentido anti horário para reduzir o
torque de apertura. Gire gradualmente a porca
do eixo em fases de 1/8 de volta sem girar tudo
de uma vez, para ajustar o torque de apertura
para o valor máximo, o que permite que a
alavanca E-Thru seja movida.
Torque de aperto :
5 -7.5 N·m {50 -75 kgf·cm}
Ajustando a porca do eixo
Não OK
[]
Se a alavanca E-Thru estiver no
lado esquerdo do garfo dianteiro.
OK
Figura 1 Figura 2
• ANTES DE USAR, LEIA CUIDADOSAMENTE AS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO DO SISTEMA E-
THRU 8MM. CASO TENHA PERGUNTAS, PERGUNTE AO SEU REVENDEDOR. A INSTALAÇÃO
INADEQUADA DO CUBO DA RODA PODE RESULTAR EM SÉRIAS LESÕES CORPORAIS.
MANTENHA AS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO NUM LOCAL SEGURO PARA REFERÊNCIA
POSTERIOR.
• O SM-AX60 pode ser usado em combinação com um garfo
dianteiro e um cubo de roda especiais. Se for usado em
combinação com qualquer outro garfo dianteiro ou cubo de roda,
isto poderá ocasionar que a roda solte da bicicleta enquanto você
anda e resultar em sérias lesões corporais.
• Se o SM-AX60 não estiver corretamente instalado na bicicleta, a
roda poderá sair da bicicleta durante o passeio e sérias lesões
podem resultar.
• Se a alavanca E-Thru estiver no lado esquerdo (lado do rotor) do
garfo dianteiro, ajuste a alavanca E-Thru para a posição mostrada
na Figura 1 e assegure-se de que a alavanca E-Thru não interfira
com o rotor (Figura 2). Além disso, assegure-se de que o garfo
dianteiro e a alavanca E-Thru não interfiram entre si. Se a roda não
estiver suficientemente presa, qualquer interferência entre estas
partes pode fazer a roda sair da bicicleta enquanto anda, e pode
resultar em lesões graves.
• Não toque no rotor enquanto manuseia o sistema E-Thru. Além
disso, não opera a alavanca E-Thru enquanto a roda está girando.
O rotor é muito afiado e sérias lesões podem ocorrer ao tocá-lo.
• Os freios tipo ferradura e o rotor ficam muito quentes quando os
freios estão sendo usados. Para evitar perigo de queimaduras,
assegure-se de verificar se os componentes do freio resfriaram o
suficiente após andar com a bicicleta e antes de manusear o
sistema E-Thru.
• Antes de instalar a roda, remova todas as partículas estranhas e
poeira do orifício da extremidade do garfo, da porca do eixo e da
abertura do eixo. Partículas estranhas ou poeira podem interferir
com a instalação correta do sistema E-Thru, e se o cubo da roda e
o eixo não forem instalados corretamente, a roda pode sair e
lesões sérias podem resultar.
• Assegure-se de operar a alavanca E-Thru somente com a mão. Nunca use nenhuma outra
ferramenta, como um martelo, para apertar a alavanca E-Thru pois, isto poderá danificar o sistema
E-Thru e o garfo dianteiro.
Notas
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se tiver quaisquer dúvidas
relativas aos métodos de instalação, regulagem, manutenção e operação.
Não OK
OK
Figura 1
Figura 2
Alavanca
E-Thru
Rotor
Direção de
rotação da roda
Dianteira esquerda Dianteira direita
Porca
do eixo
Parafuso de fixação
da porca do eixo
Torque de Fixação:
Mais fraco
Torque de Fixação:
Mais forte
Alavanca
E-Thru
Rotor
ADVERTÊNCIA
CUIDADO
ADVERTÊNCIA
ADVERTÊNCIA
ADVERTÊNCIA
  • Page 1 1

Shimano SM-AX60 Service Instructions

Tipo
Service Instructions