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12. COLOCAÇÃO EM SERVIÇO
A colocação em serviço por profissionais com a respetiva formação só pode ser realizada mediante exclusão
de uma situação de perigo. Os seguintes ensaios devem ser realizados sob observação das instruções de in-
stalação e operação e as normas em vigor:
■Instalação do aparelho e do sistema de canalização corretamente concluída.
■O sistema de canalização, o aparelho e os tubos dos fluidos (se presentes) devem ser inspecionados quan-
to a corpos estranhos e, se necessário, estes devem ser removidos (enxaguados).
■A abertura de sucção e o fluxo de entrada ao aparelho devem estar livres.
■Todas as medidas de segurança mecânicas e elétricas devem ser verificadas (por exemplo, ligação à terra).
■Tensão, frequência e tipo de corrente da ligação de rede devem coincidir com a placa de identificação.
A manutenção, a resolução de problemas e a limpeza só podem ser realizadas por pessoal qualificado e
em conformidade com estas instruções de instalação e operação e as normas em vigor.
■Certifique-se de que as ligações de cabos, conectores e componentes não são soltas, enquanto o
aparelho não estiver desligado da rede em todos os polos. Tome as medidas adequadas para impedir
a ligação inadvertida da instalação.
■Os componentes individuais não podem ser trocados entre si. Ou seja, os componentes destinados a
um determinado produto não podem ser usados para outros produtos.
■A manutenção regular e preventiva dos nossos aparelhos destinam-se a garantir o funcionamento ade-
quado, a preservar o valor e a evitar danos. Mantenha um protocolo de manutenção.
■Execute a manutenção especificada para o aparelho nos intervalos definidos.
13. MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Durante a operação, os motores elétricos aquecem. Em certas circunstâncias (temperaturas ambiente ou do meio
extraído excessivamente altas, forte contaminação, etc.), a temperatura do motor pode exceder o limite de segurança
de peças eletricamente isoladas. A fim de evitar danos no motor, são possíveis vários tipos de monitorização da tem-
peratura, dos quais pelo menos um deve ser instalado pelo cliente. (Exceção: ventiladores com contactos térmicos
integrados na corrente motora)
Nas versões com contacto térmico acessível aplica-se o seguinte: Se o contacto térmico não estiver ligado ou não tiver
sido consultado é anulado o direito a garantia. Os danos que resultem de um sobreaquecimento não serão reconhecidos.
11.2. Proteção térmica do motor
Quando operados corretamente, os nossos aparelhos exigem pouca manutenção.
Os trabalhos subsequentes, em conformidade com as normas de segurança e saúde no trabalho, devem ser realizados
em intervalos regulares:
■O funcionamento do sistema de controlo e dos dispositivos de segurança deve ser verificado.
■As ligações elétricas e a cablagem devem ser verificadas quanto a danos.
■As contaminações do impulsor do ventilador ou dos impulsores do ventilador e dentro da caixa do ventilador de-
vem ser eliminadas para evitar o desequilíbrio e a redução do desempenho.
– Para a limpeza (impulsores/caixa) não use agentes de limpeza agressivos ou altamente inflamáveis.
–
É preferível usar apenas água (sem água corrente) ou água com detergente suave.
– A limpeza do impulsor deve ser feita com uma escova ou um pincel.
– Em circunstância alguma use um sistema de limpeza de alta pressão.
– Os balanceadores não devem ser deslocados ou removidos.
– O impulsor e as peças de instalação não devem ser danificados de forma alguma.
Faça uma inspeção de segurança de acordo com os capítulos 11. e 12. antes de reiniciar o aparelho, após a manu-
tenção e reparação!
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