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Durante a operação, os motores elétricos aquecem. Em certas circunstâncias (temperaturas ambiente ou do meio
extraído excessivamente altas, forte contaminação, etc.), a temperatura do motor pode exceder o limite de segurança
de peças eletricamente isoladas. A fim de evitar danos no motor, são possíveis vários tipos de monitorização da tem-
peratura, dos quais pelo menos um deve ser instalado pelo cliente.
Nas versões com contacto térmico acessível aplica-se o seguinte: Se o contacto térmico não estiver ligado ou não tiver
sido consultado é anulado o direito a garantia. Os danos que resultem de um sobreaquecimento não serão reconhecidos.
11.2. Proteção térmica do motor
12. COLOCAÇÃO EM SERVIÇO
A colocação em serviço por profissionais com a respetiva formação só pode ser realizada mediante exclusão
de uma situação de perigo. Os seguintes ensaios devem ser realizados sob observação das instruções de
instalação e operação e as normas em vigor:
■Instalação do aparelho e do sistema de canalização corretamente concluída.
■O sistema de canalização, o aparelho e os tubos dos fluidos (se presentes) devem ser inspecionados
quanto a corpos estranhos e, se necessário, estes devem ser removidos (enxaguados).
■A abertura de sucção e o fluxo de entrada ao aparelho devem estar livres.
■Todas as medidas de segurança mecânicas e elétricas devem ser verificadas (por exemplo, ligação à ter-
ra).
■Tensão, frequência e tipo de corrente da ligação de rede devem coincidir com a placa de identificação.
A manutenção, a resolução de problemas e a limpeza só podem ser realizadas por pessoal qualificado e
em conformidade com estas instruções de instalação e operação e as normas em vigor.
■Certifique-se de que as ligações de cabos, conectores e componentes não são soltas, enquanto o
aparelho não estiver desligado da rede em todos os polos. Tome as medidas adequadas para impedir
a ligação inadvertida da instalação.
■Os componentes individuais não podem ser trocados entre si. Ou seja, os componentes destinados a
um determinado produto não podem ser usados para outros produtos.
■A manutenção regular e preventiva dos nossos aparelhos destinam-se a garantir o funcionamento ade-
quado, a preservar o valor e a evitar danos. Mantenha um protocolo de manutenção.
■Execute a manutenção especificada para o aparelho nos intervalos definidos.
13. MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Quando operados corretamente, os nossos aparelhos exigem pouca manutenção.
Os trabalhos subsequentes, em conformidade com as normas de segurança e saúde no trabalho, devem ser realizados
em intervalos regulares:
■O funcionamento do sistema de controlo e dos dispositivos de segurança deve ser verificado.
■As ligações elétricas e a cablagem devem ser verificadas quanto a danos.
■As contaminações do impulsor do ventilador ou dos impulsores do ventilador e dentro da caixa do ventilador de-
vem ser eliminadas para evitar o desequilíbrio e a redução do desempenho.
– Para a limpeza (impulsores/caixa) não use agentes de limpeza agressivos ou altamente inflamáveis.
–
É preferível usar apenas água (sem água corrente) ou água com detergente suave.
– A limpeza do impulsor deve ser feita com uma escova ou um pincel.
– Em circunstância alguma use um sistema de limpeza de alta pressão.
– Os balanceadores não devem ser deslocados ou removidos.
– O impulsor e as peças de instalação não devem ser danificados de forma alguma.
Faça uma inspeção de segurança de acordo com os capítulos 12. e 13. antes de reiniciar o aparelho, após a manu-
tenção e reparação!
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