13
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
• As pinças e o rotor do freio a disco ficam quentes quando os freios são acionados; não
toque neles enquanto estiver andando de bicicleta ou imediatamente após usá-la. Caso
contrário, você poderá sofrer queimaduras.
• Tenha cuidado para não deixar entrar óleo ou graxa no rotor do freio a disco e nas
pastilhas do freio. Caso contrário, os freios poderão não funcionar corretamente.
• Se óleo ou graxa cair nas pastilhas do freio, você deverá consultar o local de compra ou o
distribuidor. Caso contrário, os freios poderão não funcionar corretamente.
• Se você escutar algum ruído durante a operação do freio, é
possível que as pastilhas do freio estejam gastas além do
limite utilizável. Verifique se a temperatura do sistema de
freio caiu o suficiente, depois verifique a espessura da
pastilha do freio. Se a espessura for 0,5 mm ou menos, a
pastilha do freio deverá ser substituída por uma nova.
Consulte seu local de compra ou o distribuidor.
• Se o rotor do freio a disco estiver trincado ou deformado, pare imediatamente de usar os
freios e consulte o local de compra ou o distribuidor.
• Se o rotor do freio a disco ficar gasto, com uma espessura de 1,5 mm ou inferior; se o
núcleo de alumínio ficar visível através da superfície de frenagem de aço; ou se o núcleo
de alumínio começar a ficar protuberante no exterior da superfície de frenagem de aço,
pare de usar os freios imediatamente e consulte o local de compra ou o distribuidor.
• É possível que ocorra o efeito de obstrução por vapor se os freios forem acionados
continuamente, portanto, evite fazer isso.
O efeito de obstrução por vapor ocorre quando o óleo no interior do sistema de freio
aquece, provocando a expansão de bolhas de ar ou de água no interior do sistema de
freio. Isso pode resultar em um aumento repentino no curso do manete de freio.
• O freio a disco não foi projetado para funcionar com a bicicleta em posição invertida. Se
a bicicleta for colocada em posição invertida ou lateral, o freio poderá não funcionar
corretamente, podendo ocorrer um acidente grave. Antes de utilizar a bicicleta,
certifique-se de pressionar o manete de freio algumas vezes para verificar se os freios
estão operando normalmente. Se os freios não estiverem operando como de costume,
pare de usar os freios e consulte o local de compra ou um distribuidor.
• Se não sentir nenhuma resistência ao pressionar o manete de freio, pare imediatamente
de usar os freios e consulte o local de compra ou o distribuidor.
• Se houver vazamentos de líquido, pare imediatamente de usar os freios e consulte o local
de compra ou um distribuidor.
Para instalação na bicicleta e manutenção:
• Quando o botão de troca de marchas é acionado, o motor que aciona o câmbio dianteiro
funcionará sem interrupção até a posição de troca de marchas; por isso, cuidado para
não prender seus dedos.