Haba 4215 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

Spielanleitung
Instructions
Règle du jeu
Spelregels
Copyright - Spiele Bad Rodach 2002
4215
Dingalingaling!
Pin-pon, pin-pon!
Ta-tie, ta-tuu!
O
o
r
k
o
n
d
e
uitgereikt aan:
Voor je succesvolle en dappere
medewerking bij het werk van
de brandweer
Brandweerpresident
Willem Waterspuit
Geschenke
Gifts
Cadeaux
Geschenken
Kinderschmuck
Children’s jewelry
Bijoux d’enfants
Kindersieraden
Kinderzimmer
Children’s room
Chambre d’enfant
Kinderkamers
Habermaaß GmbH
Erfinder für Kinder
Postfach 11 07
96473 Bad Rodach
Tel.: 09564 929-113
Fax: 09564 3513
www.haba.de
Kinder begreifen spielend die Welt.
HABA begleitet sie dabei mit Spielen und
Spielzeug, das ihre Neugier weckt, mit fanta-
sievollen Möbeln, Accessoires zum Wohlfüh-
len, Schmuck, Geschenken und vielem mehr.
Denn kleine Entdecker brauchen große Ideen.
Children learn about the world
through play. HABA makes it easy for them
with games and toys which arouse curiosity,
with imaginative furniture, accessories to
delight, jewelry, gifts and much more.
Because diminutive explorers need big ideas.
Kinderen begrijpen de wereld spelen-
derwijs. HABA begeleidt hen hierbij met spel-
len en speelgoed dat nieuwsgierig maakt,
fantasievolle meubels, knusse accessoires,
sieraden, geschenken en nog veel meer. Want
kleine ontdekkers hebben grote ideeën nodig.
Les enfants apprennent à comprendre
le monde en jouant. HABA les accompagne
sur ce chemin en leur offrant des jeux et des
jouets qui éveillent leur curiosité, des meubles
pleins d'imagination, des accessoires pour se
sentir à l'aise, des bijoux, des cadeaux et bien
plus encore. Car les petits explorateurs ont
besoin de grandes idées!
Erfinder für Kinder
Inventive Playthings for Inquisitive Minds
Créateur pour enfants joueurs
Uitvinders voor kinderen
Baby & Kleinkind
Infant Toys
Jouets premier âge
Baby & kleuter
TL 61925
colecionar
diplomas
montar o posto
do corpo de
bombeiros
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Habermaaß, jogo no. 4215
Tati-Tata !
Um jogo de corrida com plano de jogo em dois níveis para 2 a 4 crianças
a partir de 4 até 7 anos.
Criador do jogo : Markus Nikisch
Ilustração : Thies Schwarz
Duração do jogo : aprox. 15 minutos
Os bombeiros têm muito a fazer ! Não somente quando de incêndio, eles
tem que ajudar : Também quando o porão está inundado de água ou um
gatinho amedrontado não tem coragem de descer de um árvore alta, eles
serão chamados.
A cada alarme, as crianças do corpo de bombeiros saltam de suas camas,
vestem-se rapidamente e tentam arrumar o equipamento correcto. Mas
somente aquele que se sentar em tempo no carro de bombeiros e, assim,
possa auxiliar na tarefa, receberá mais tarde um dos diplomas
ambicionados.
Conteúdo do jogo :
4 crianças do corpo de bombeiros
1 carro de bombeiros
1 dado de símbolos
1 sino
1 carta de sino
1 plano de jogo de várias peças : 1 nível superior (posto do corpo de
bombeiros) , 1 nível inferior (garagem), 1 barra de escorregamento, 2
frisos com postes, 1 escora transversal grossa
3 cartas de caso de emergência (impressas de ambos os lados)
12 cartas de vestimentas (capacete, botas, capa)
12 cartas de equipamentos (mangueira, bomba, escada)
12 diplomas
1 manual de jogo
Objectivo do jogo :
Quem tiver recebido o maior número de diplomas depois de um dia
excitante como criança do corpo de bombeiros, ganha o jogo.
Preparação para o jogo :
Primeiramente, o posto do corpo de bombeiros deverá ser montado (figura,
vide a próxima página).
Coloquem primeiramente os frisos com os postes (1) sobre a mesa e
conectem-nos, inserindo a escora transversal grossa (2) nos orifícios.
A
t
t
e
s
t
a
t
o
conferito a:
Per la tua efficace e coraggiosa
collaborazione durante
l’intervento dei pompieri.
Il Presidente dei pompieri
Tommaso Tubo D’acqua
tocar o sino
jogar o dado 1 x
pontos : movi-
mentar a figura
coletar
vestimentas e
equipamento
Tudo coletado ?
Escorregar,
entrar no carro
sino : bater o
sino, continuar a
colocação
A primeira criança pega o sino, toca o sino e chama bem alto :
Alarme, alarme ! Acordem todos ! “
A seguir, põe o sino de lado e joga o dado.
São vistos um, dois ou três pontos sobre o dado ?
Tu deverás movimentar a tua figura de bombeiro de um, dois ou três
campos numa direcção qualquer.
Em cada campo somente deve permanecer uma figura.
Se o campo, onde queres permanecer, está ocupado, vai para o campo
livre mais próximo deste.
Atenção : Sobre os campos na frente dos armários e prateleiras
podem posicionar-se ao mesmo tempo várias figuras.
Chegaste a um campo na frente de um armário ou prateleira ?
Podes pegar um dos objectos que ali se encontra. Não necessitas cair
exactamente sobre o campo. Os pontos excedentes são, da mesma
maneira, perdidos.
Quando já tiveres este objecto, continua a caminhada, se ainda
tiveres pontos a mais.
Importante : Estás na frente da prateleira dos objectos de
equipamento ? Pega a carta de caso de emergência, decide
qual o equipamento que é necessário e pega a carta
correspondente.
Tens coletados todos os quatro objectos (capacete, capa, botas e
o objecto de equipamento adequado para o caso de emergência) ?
A tua figura pode escorregar imediatamente pela barra de
escorregamento : Coloca, para isso, os teus braços sobre a barra de
escorregamento. Depois que a tua figura tiver escorregado, puxa a
barra um pouco para cima. A seguir, podes pegar a tua figura e
colocá-la imediatamente no carro de bombeiros.A barra de
escorregamento será novamente fixada.
Se a tua figura está sentada no carro de bombeiros a esperar,
poderás, apesar disso, continuar jogando o dado.
Se o dado mostra pontos, dá-os de presente a uma outra criança.
Se jogares o dado e resultar o sino, segue a regra descrita a seguir.
Pode ser visto o sino sobre o dado ?
O tempo é curto ! Os bombeiros sempre devem apressar-se !
Pega o sino e toca bem alto. Neste momento podes chamar : ‘’Alarme,
alarme’’. Coloca o sino de volta sobre a carta do sino. Coloca-o
entretanto, um campo a mais para à direita.
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Encaixem, a seguir, a garagem através dos postes e coloquem, então, o
posto do corpo de bombeiros (4) sobre os postes : Lá em cima dormirão,
em seguida, as crianças do corpo de bombeiros.
Insiram agora a barra de deslizamento, através do centro do posto do
corpo de bombeiros no pequeno entalhe do plano de jogo inferior.
Para um melhor manuseamento, a barra não permanece na vertical no furo,
mas sim fica encostadana borda do plano de jogo superior.
A seguir, cada criança procura uma figura do corpo de bombeiros e
coloca-a na cama da cor apropriada em cima no posto do corpo de
bombeiros : Todos ainda dormem descansadamente !
Coloca o carro do corpo de bombeiros, em baixo, na garagem.
A carta do sino é colocada ao lado do plano de jogo. O sino vem no campo
com bordas azuis, ilustrado bem à esquerda da carta do sino.
Separem as cartas de vestimentas e de equipamentos por motivos
e observem o posto do corpo de bombeiros : Coloquem as cartas
empilhadas nos armários e prateleiras apropriados. As cartas de
equipamentos são colocadas juntas numa prateleira. Se jogarem menos do
que quatro crianças, as figuras restantes são colocadas na caixa do jogo.
As três cartas de caso de emergência são empilhadas ao lado do posto
do corpo de bombeiros, de maneira que o lado com a borda vermelha
fique virado para cima. Em cima da pilha pode ser visto, então, o primeiro
caso de emergência.
Existem três diferentes casos de emergência, que necessitam da
vossa ajuda :
Incêndio na padaria do Meier.
O porão da família Müller está inundado.
A gata da Lisa Schmidt não quer mais descer da árvore.
Os diplomas são colocados ao lado das cartas de caso de emergência.
O dado também está à mão.
Decurso do jogo :
Será jogado no sentido dos ponteiros do relógio.
Quem tiver visto pela última vez um carro de bombeiros deve iniciar o jogo.
Seleccionar figura
carro do corpo de
bombeiros, carta
de sino, sino
ordenar as cartas
de vestimentas e
do equipamento
cartas de caso de
emergência
16
3
1
2
4
Variantes :
Conforme a duração de jogo desejada, poder-se-á jogar com menos do
que três cartas de casos de emergência ou jogar as cartas de casos de
emergência várias vezes.
Se todas as crianças puderem viajar para o caso de emergência, o jogo
será jogado sem a carta do sino. Se o dado apresentar o sino, o sino
deverá ser tocado e deverá ser chamado por Alarme, alarme’’.
Será jogado até que a última criança se sente no carro de bombeiros. A
seguir, o jogo prosseguirá como descrito.
Ao invés de cartas de diplomas, poderão ser distribuidos diplomas
“verdadeiros”. Para isso, será copiado o impresso do diploma e
completado com o nome. Ou as crianças podem desenhar, elas próprias,
diplomas.
Variante cooperativa
Para poder ser denominado o melhor posto de corpo de bombeiros do
mundo, vocês deverão coletar conjuntamente uma determinada
quantidade de diplomas para as missões dos bombeiros bem sucedidas.
Aqui, é jogado como descrito na versão básica.
Diferença : Logo que a criança lançou o dado, esta pode decidir se irá
percorrer ela mesmo os pontos que tirou ou se é melhor presentear os
pontos para uma outra criança do corpo de bombeiros. Assim todas as
crianças colaboram e nenhum ponto será jogado fora.
Se as três tarefas tiverem sido jogadas, contem todos os seus diplomas em
conjunto. Vocês ganharam como o melhor posto de corpo de bombeiros do
mundo quando tiverem coletado a seguinte quantidade de diplomas :
No caso de 4 crianças, no mínimo, 9 diplomas.
No caso de 3 crianças, no mínimo, 7 diplomas.
No caso de 2 crianças, no mínimo, 4 diplomas.
(Quando isto for muito simples para vocês, poderão naturalmente acordar
uma quantidade mais alta de diplomas como condição de vitória).
Esta variante de jogo pode ser, também, jogada sozinho.
Irá jogar com todas as quatro figuras. Conseguirás coletar 9 diplomas em
missões do corpo de bombeiros bem sucedidas ?
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Atenção : Foi o sino colocado sobre o último campo que o carro
de bombeiros apresenta ? O carro de bombeiros não pode mais
esperar, ele tem que arrancar, para poder ajudar as pessoas a tempo.
A criança que jogou o dado dirige-o até à pilha de cartas de casos
de emergência. Neste momento, todas as crianças podem entoar
“Tati-Tatá”.
Todos os bombeiros, que ainda não estão sentados no carro, foram,
infelizmente, muito lentos. Desta vez, eles não podem viajar junto.
Se ainda nenhuma criança estiver sentada no carro, o sino será
novamente colocado no campo com a borda azul. Todas as crianças
do corpo de bombeiros recebem uma segunda chance.
Estão sentadas no carro todas as figuras, antes que o sino esteja
no último campo que o carro de bombeiros mostra ?
Bravo, vocês são uma equipa de bombeiros super-rápida. A criança, cuja
figura subiu por último no carro vai dirigindo imediatamente o carro
para a pilha de cartas de casos de emergência.
Quando o carro chega à pilha de cartas de casos de emergência, será
virada a primeira carta de casos de emergência.
Todos verificam qual equipamento é necessário para os bombeiros.
Todas as crianças, cujas figuras estejam sentadas no carro e tenham
na sua frente as cartas de equipamento correctas, recebem um
diploma.
As crianças, cujas figuras não estejam sentadas no carro ou tenham na
sua frente cartas de equipamento erradas, não recebem, infelizmente,
nenhum diploma nesta jogada.
A carta do caso de emergência é deixada de lado. Mas antes que os
bombeiros possam ajudar no segundo caso de emergência, dever-se-á
preparar ainda algumas coisas :
O carro de bombeiros retorna para a garagem. Os bombeiros sobem
para o quarto e deitam-se novamente nas camas. A missão foi,
naturalmente, muito cansativa. As cartas de vestimentas e de
equipamentos retornam para os seus lugares no posto do corpo de
bombeiros. O sino retorna para o campo com a borda azul da carta do sino.
A seguir, inicia-se a segunda jogada com o bater do sino.
Final do jogo :
Quando o terceiro caso de emergência tiver sido eliminado e também desta
vez tiverem sido distribuidos os diplomas, o jogo termina.
Aquele que colecionou a maioria dos diplomas, ganha.
Várias crianças receberam o mesmo número de diplomas ? Elas ganham
em conjunto. Também no corpo de bombeiros funciona muito bem quando
todos se mantêm juntos e colaboram !
O sino tocou 5
vezes ?
O carro dirige-se
para o local da
emergência
equipamento
correcto :
pegar o diploma
viagem de volta,
arrumar, próxima
jogada
Resolvido o
terceiro caso de
emergência ?
Quem possui a
maioria dos
diplomas ?
18
D
i
p
l
o
m
tildeles :
for din succesrige og
heltemodige indsats ved
brandvæsnet.
Brandværnskommandør
Bent Brandslange
I bambini scoprono il mondo giocando.
La HABA li aiuta con giochi e giocattoli che
destano la loro curiosità, con mobili fantasio-
si, accessori che danno un senso di benessere,
bigiotteria, regali e altro ancora. Poiché i pic-
coli scopritori hanno bisogno di grandi idee.
Los niños comprenden el mundo
jugando. HABA les acompaña con juegos y
juguetes, que despiertan su interés, con
muebles llenos de fantasía, accesorios para
encontrarse bien, joyas, regalos y muchas
cosas más, pues, los pequeños aventureros
necesitan grandes ideas.
Børn forstår verden gennem leg.
HABA hjælper dem til det med spil og legetøj,
som vækker deres nysgerrighed, med fantasi-
fulde møbler, hyggeligt tilbehør, smykker,
gaver o.m.a.
As crianças percebem o mundo
brincando. A HABA acompanha-as com
jogos e brinquedos que despertam a sua
curiosidade, com móveis plenos de fantasia,
acessórios para se sentirem bem, jóias,
presentes e muito mais. Pois pequenos
aventureiros necessitam grandes idéias.
Inventori per bambini
Inventor para los niños
Criativo para crianças
Opfinder for børn
Regalos
Regali
Presente
Gaver
Joyería infantil
Bigiotteria per bambini
Jóias para crianças
Børnesmykker
Decoración habitación
Camera dei bambini
Quarto de criança
Børneværelser
Bebé y niño pequeño
Bebè & bambino piccolo
Baby & criança pequena
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