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PARA GARANTIR A SEGURANÇA
• Verifique se o sistema de freio arrefeceu o suficiente antes de tentar fazer a manutenção
do sistema de freio.
• Use apenas óleo mineral original SHIMANO. Se outros tipos de óleo forem utilizados,
poderão ocorrer problemas com a operação do freio, efeitos de obstrução por vapor, ou
o sistema de freio poderá se tornar inutilizável
• Certifique-se de usar apenas óleo de um recipiente recém-aberto e não reutilize o óleo
que foi drenado do bocal de sangria. Óleo antigo ou usado pode conter água, o que
pode provocar o efeito de obstrução por vapor no sistema de freio.
• Tenha cuidado para não permitir a entrada de bolhas de ar ou de água no sistema de
freio. Caso contrário, pode ocorrer o efeito de obstrução por vapor. Seja extremamente
cauteloso ao remover a tampa do reservatório.
• Ao cortar a mangueira para ajustar o comprimento, ou ao transferir a mangueira de freio
da esquerda para a direita ou vice-versa, certifique-se de sangrar o ar da mangueira de
acordo com as etapas na seção "Adicionando óleo mineral e realizando sangria do ar".
•
Quando a bicicleta é colocada na posição invertida ou de lado, o sistema de freio pode
conter algumas bolhas de ar no interior do reservatório que lá ainda se encontram ao
fechar o parafuso de sangria, ou que se acumularam em várias partes do sistema de freio
ao ser utilizado durante longos períodos. O sistema de freio a disco não foi concebido
para funcionar com a bicicleta em posição invertida. Se a bicicleta for colocada na posição
invertida ou na lateral, quaisquer bolhas de ar no interior do reservatório poderão mover-
se na direção das pinças. Se a bicicleta for utilizada nesta condição, haverá o perigo de os
freios não funcionarem e ocorrer um acidente grave. Se a bicicleta foi virada de ponta
cabeça ou tombou para o lado, certifique-se de operar o manete de freio algumas vezes
para verificar se o freio funciona normalmente antes de utilizar a bicicleta. Se os freios
não funcionarem normalmente, ajuste-os de acordo com o seguinte procedimento.
Se o freio parece não estar funcionando (sensação de solto) quando o manete de freio é
pressionado
Coloque a seção de sangria do manete de freio de modo que fique paralela ao solo e, em
seguida, aperte suavemente o manete de freio várias vezes e aguarde até as bolhas de ar
voltarem para o reservatório.
Se o manete de freio ainda apresentar sensação de solto, sangre o ar (consulte
"Adicionando óleo mineral e realizando sangria de ar").
• Se a alavanca de liberação rápida do cubo estiver do mesmo lado do rotor do freio a
disco, eles poderão interferir mutuamente, o que é perigoso, por isso, certifique-se de
que isso não aconteça.
• Os sistemas de freio a disco SHIMANO não são compatíveis com bicicletas de dois lugares.
Como as bicicletas de dois lugares são mais pesadas, a carga sobre o sistema de freio
aumenta durante a operação do freio. Se forem utilizados freios a disco hidráulico em
bicicletas de dois lugares, a temperatura do óleo ficará muito elevada, podendo ocorrer
efeito de obstrução por vapor ou rupturas nas mangueiras de freio, provocando a falha
dos freios.