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SEGURANÇA DO UTILIZADOR
ASSISTÊNCIA E MANUTENÇÃO
Manuseamento de gasolina em segurança
1. Apague todos os cigarros, charutos, cachimbos e outras
fontes de ignição.
2. Use somente recipientes aprovados para gasolina.
3. Nunca retire o tampa do depósito de combustível nem adi-
cione combustível com o motor a trabalhar. Deixe o motor ar-
refecer antes de o abastecer de combustível.
4. Nunca encha o depósito de combustível em espaços fecha-
dos.
5. Nunca armazene a máquina ou o depósito de combustível
onde existir uma chama aberta, faíscas ou uma luz piloto, tal
como um aquecedor de água ou outro dispositivo.
6. Nunca encha os recipientes dentro de um veículo ou na caixa
de uma camião com revestimento de plástico. Coloque sem-
pre os recipientes no chão afastados do veículo antes de o
encher.
7. Retire o equipamento accionado a gasolina do camião ou do
reboque e abasteça-o no solo. Se isto não for possível,
encha o equipamento colocado no reboque com um recipi-
ente portátil, em vez de usar um injector de gasolina.
8. Mantenha sempre o injector em contacto com o rebordo do
depósito ou abertura do recipiente de combustível até o de-
pósito estar cheio. Não utilize um injector com um dispositivo
para o manter aberto.
9. No caso de derramar combustível no seu vestuário, mude de
roupa imediatamente.
10. Nunca encha demasiado o depósito de combustível. Volte a
colocar o tampão e aperte bem.
11. Tenha cuidado quando manusear gasolina e outros com-
bustíveis. São inflamáveis e os vapores são explosivos.
12. Se se derramar combustível, não arranque o motor, em vez
disso afaste a máquina da área do derrame e evite criar qual-
quer fonte de ignição até os vapores do combustível se terem
dissipado.
13. Volte a colocar firmemente todas as tampas do depósito e do
recipiente de combustível.
Assistência e manutenção
1. Nunca coloque a unidade em funcionamento numa área
fechada onde possam acumular-se gases de monóxido de
carbono.
2. Mantenha as porcas e os parafusos apertados, especial-
mente os parafusos de fixação das lâminas, e mantenha o
equipamento em boas condições.
3. Nunca altere os dispositivos de segurança. Verifique peri-
odicamente se estão a funcionar em boas condições e exe-
cute as reparações necessárias se funcionarem bem.
4. Mantenha a unidade sem relva, folhas ou outros detritos.
Limpe os derrames de óleo ou combustível e remova qual-
quer detrito impregnado de combustível. Deixe a máquina ar-
refecer antes de a armazenar.
5. Se bater contra um objecto, pare e inspeccione a máquina.
Repare-a antes de voltar a arrancar, se necessário.
6. Nunca faça regulações nem reparações com o motor em fun-
cionamento.
7. Verifique periodicamente os componentes do colector de
relva e a protecção de ejecção e, se necessário, substitua-os
por peças recomendadas pelo fabricante.
8. As lâminas de corte estão afiadas. Envolva as lâminas ou
use luvas e tenha muito cuidado quando as reparar.
9. Verifique o funcionamento dos travões com frequência. Reg-
ule e repare quando for necessário.
10. Mantenha ou substitua as etiquetas de segurança e das in-
struções, se necessário.
11. Não remova o filtro do combustível quando o motor estiver
quente porque a gasolina derramada pode provocar um in-
cêndio. Não estique as braçadeiras da tubagem do com-
bustível para além do que for necessário. Certifique-se de
que as braçadeiras estão bem fixas à mangueira sobre o filtro
depois da instalação.
12. Não use gasolina que contenha METANOL, ‘gasosos’ com
mais de 10% de ETANOL, aditivos para gasolina ou gasolina
branca porque podem danificar o motor ou o sistema de com-
bustível.
13. Se tiver que drenar o depósito do combustível, deve fazê-lo
ao ar livre.
14. Substitua os silenciadores e as panelas de escape com de-
feito.
15. Utilize unicamente peças sobressalentes autorizadas de
fábrica quando reparar a unidade.
16. Cumpra sempre com as especificações de fábrica relativas a
configurações e regulações.
17. Utilize apenas locais de assistência autorizados se precisar
de assistência e de reparações importantes.
18. Nunca tente fazer reparações importantes nesta unidade a
não ser que esteja devidamente habilitado. Quaisquer proced-
imentos de reparação incorrectos podem originar uma oper-
ação perigosa, danos no equipamento e anulação da garantia
do fabricante.
19. Em dispositivos corta-relva com mais de uma lâmina, tenha
cuidado porque uma lâmina a girar pode fazer com as outras
lâminas girem também.
20. Não altere as configurações do limitador de velocidade do
motor nem acelere demasiado o motor. Fazer funcionar o
motor a uma velocidade excessiva pode aumentar o perigo de
lesões corporais.
21. Desengate os acessórios de transmissão, pare o motor, retire
a chave e desligue os cabos das velas de ignição antes de:
desobstruir o acessório de corte e as calhas, efectuar trabal-
hos de reparação, depois de bater contra um objecto ou se a
unidade vibrar de forma anómala. Depois de bater contra um
objecto, inspeccione a máquina quanto a danos e faça as
reparações antes de voltar a arrancar e operar o equipa-
mento.
22. Nunca coloque as mãos próximo das peças móveis, como
uma ventoinha de arrefecimento da bomba hidráulica, quando
o tractor estiver ligado. (Normalmente, as ventoinhas de ar-
refecimento das bombas hidráulicas estão montadas na
parte superior do transeixo).
23. Unidades com bombas hidráulicas, mangueiras ou motores:
AVISO: O fluido hidráulico que sai sob pressão pode ter a
força suficiente para penetrar na pele e causar lesões graves.
Caso seja injectado fluido estranho sob a pele, deve ser um
médico familiarizado com este tipo de lesão a extraí-lo cirurgi-
camente dentro de algumas horas, caso contrário, pode
causar gangrena. Mantenha o corpo e as mãos afastados
dos orifícios de regulação ou dos injectores que ejectam flui-
dos hidráulicos a alta pressão. Use papel ou cartão, e não as
mãos, para detectar quaisquer fugas. Certifique-se de que
todas as ligações do fluido hidráulico estão apertadas e se
todas as mangueiras e tubos hidráulicos estão em boas
condições antes de aplicar pressão no sistema. Se existirem
fugas, mande a unidade imediatamente para reparação no
seu concessionário autorizado.
24. AVISO: Dispositivo de acumulação de energia. O desaperto
inadequado das molas pode provocar lesões graves. As
molas devem ser removidas por um técnico autorizado.
25. Modelos equipados com um radiador para motor: AVISO: Dis-
positivo de acumulação de energia. Para evitar lesões graves
ocasionadas por líquido refrigerante quente ou erupção de
vapor, nunca tente remover a tampa do radiador com o motor
a trabalhar. Pare o motor e espere até que a unidade ar-
refeça. Mesmo assim, tenha muito cuidado quando remover
a tampa.
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