Precauções.
Uma má utilização de um compressómetro motor pode provocar danos graves
no motor, no veículo, no compressómetro e nos operadores presentes. É por
essa razão que apenas profi ssionais devem utilizar um compressómetro.
É obrigatório estudar o manual de utilização.
Em caso de dúvida, não hesite em contactar o serviço FACOM.
Os procedimentos do fabricante prevalecentes sobre o presente manual
de utilização, neste caso a FACOM, não podem ser responsabilizados por
quaisquer danos.
1. Montagem.
Antes da primeira utilização do seu compressómetro, é necessário manter a
junção fl exível 912-01-02 no seu compressómetro. A.
2. Escolha do compressómetro.
A FACOM propõe-lhe dois compressómetros motor.
O 911 para motores a diesel.
O 912 para os motores a gasolina.
Atenção: é sempre preciso utilizar o leitor correcto em função do motor a
verifi car. Um erro provocará, entre outros, danos no leitor.
Estes danos não são cobertos pela garantia.
3. Escolha do adaptador
Para os motores a gasolina, utilizar a vela falsa do diâmetro adaptado ao
motor. Verifi car que as roscas da vela falsa e a vela de ignição sejam estrita-
mente idênticas. Verifi car se não existe risco de que uma peça móvel do motor
(pistão ou válvulas por exemplo) entrar em contacto com a extremidade da
vela quando o motor for arrancado.
Para os motores a diesel, utilizar uma vela falsa ou um injector falso.
Todos os cilindros de um mesmo motor devem ser verifi cados com o mesmo
adaptador.
Para determinar se é preciso utilizar uma vela falsa ou um injector falso no
motor, utilizar as preconizações do fabricante do veículo. Na ausência destes,
os exemplos de afectação fornecidos pela FACOM têm como objectivo ajudá-lo.
Antes de colocar um adaptador, verifi car sempre se a rosca da vela falsa ou do
injector falso é idêntica às velas ou aos injectores do motor verifi cado.
Verifi car que não há risco de que uma peça móvel do motor (pistão ou
válvulas por exemplo) entrar em contacto com a extremidade da vela falsa ou
do injector falso quando o motor for arrancado.
4. Utilizar o cordão de arranque à distância. B
Com os veículos modernos fortemente equipados com motor electrónico, é
difícil, por vezes, arrancar o motor quando o circuito de injecção é desligado.
Por esta razão é preferível utilizar o cordão de arranque. Neste caso, deve
certifi car-se de que não provoca um curto-circuito eléctrico. Ligar as duas
tomadas secundárias do cordão de arranque no compressómetro, ligar uma
extremidade no + do solenóide do motor de arranque e a outra extremidade
ao + da bateria. Uma pressão no botão de comando do compressómetro
(marca 1) provocará o accionamento do motor pelo motor de arranque.
5. Preparação do motor a verifi car
- Verifi car o nível de óleo, se necessário, recolocá-lo obrigatoriamente num
nível à frente da tomada de compressão.
-O motor deve estar quente para obter os valores precisos.
-Antes de começar as medições de pressões de compressões, arrancar algumas
vezes o motor para evacuar os depósitos de calamina.
-Verifi car a propriedade das plantas das velas ou dos injectores na cabeça de
cilindros.
É obrigatório certifi car-se de que a alimentação a combustível é
cortada, caso contrário, existem riscos de destruição do compressó-
metro e de danos corporais graves.
- Para os motores a diesel: Cortar a alimentação de gasóleo. Pode desligar
os injectores (Common Rail), cortar a alimentação da bomba a combustível,...
- Para os motores a gasolina: Cortar a alimentação da gasolina. (Pode
desligar os injectores, cortar a alimentação da bomba a gasolina,...
-Desmontar todas as velas de ignição.
-Tomar as precauções adaptadas para a alta tensão de ignição.
-Desmontar todas as velas de ignição antes da tomada de compressão.
6. Utilização do compressómetro.
-Inserir uma fi cha papel no compressómetro.
-Depois de ter montado o adaptador na vela falsa ou injector falso no primeiro
cilindro do motor, ligar o compressómetro no adaptador.
-Arrancar o motor com o botão até o valor de medida estabilizar. Para limitar
o número de ciclos do motor necessários à estabilização do valor, é preferível
manter o postigo de laço de admissão aberto no máximo.
-Descomprimir o compressómetro com a ajuda do comando de descompressão
(Marca 2 ).
-Desligar o compressómetro da vela falsa ou do injector falso, desmontá-lo e
voltar a montá-lo no cilindro seguinte.
Entre cada cilindro, pressionar a alavanca de avanço (marca 3 )
-Recomeçar as operações de medida para cada cilindro.
7. Interpretação.
A fi cha de relação de valor dá-lhe acesso ao exame rápido dos valores de
compressão.
Consulte os procedimentos do fabricante do veículo para a interpretação. Em
geral, a diferença de pressão de compressão máxima admissível entre dois
cilindros de um mesmo motor é de 1,5 bar.
PO
NU-911_0707.indd 10NU-911_0707.indd 10 27/06/2008 07:57:3027/06/2008 07:57:30