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Remoção de óleo
Você pode drenar o óleo a partir do orifício de drenagem inferior, orifício de drenagem
lateral ou do tubo de enchimento de óleo superior.
1. Com o motor desligado, mas ainda quente, desconecte o cabo da vela de ignição
(A) e mantenha-o afastado (Figura 8).
2. O motor é equipado com um dreno inferior (B, Figura 9) e/ou um dreno lateral(C).
Remova o bujão de drenagem de óleo. Drene o óleo no container aprovado.
Nota: Qualquer um dos bujões de drenagem de óleo (D) mostrados pode ser
instalado no motor.
3. Após a drenagem de todo o óleo, recoloque e aperte o bujão de drenagem de óleo.
4. Se você drenar o óleo a partir do tubo de enchimento de óleo superior (E), mantenha
a extremidade da vela de ignição do motor (F) voltada para cima (Figura 10). Drene
o óleo em um contêiner aprovado.
ADVERTÊNCIA: Se você drenar o óleo pela parte superior do tubo de
enchimento de óleo, o tanque de combustível deve estar vazio, caso contrário o
combustível pode vazar e resultar em incêndio ou explosão. Para esvaziar o tanque
de combustível, deixe o motor ligado até que ele pare por falta de combustível.
Adição de óleo
• Coloque o motor de modo de fique plano.
• Limpe a área de enchimento de óleo removendo toda a sujeira e os resíduos.
• Consulte a s eção Especificações para obter informações sobre a c apacidade de
óleo.
1. Remova a vareta (G) e passe um pano limpo (Figura 11).
2. Despeje o óleo lentamente no bocal de enchimento de óleo do motor (H). Não deixe
transbordar. Depois de acrescentar óleo, aguarde um minuto e, em seguida,
verifique novamente o nível de óleo.
3. Instale e rosqueie a vareta.
4. Retire a vareta e verifique o nível de óleo. Verifique se o óleo está no topo do
indicador de cheio (J) na vareta.
5. Instale e rosqueie a vareta.
Como fazer manutenção no filtro de ar - Figura
12
ADVERTÊNCIA
A gasolina e seus vapores são extremamente inflamáveis e
explosivos.
O fogo ou uma explosão poderá provocar queimaduras graves ou
morte.
• Nunca dê partida ou movimente o motor com o conjunto do purificador de ar ou
o filtro de ar removido.
AVISO: Não use ar pressurizado ou solventes para limpar o filtro. O ar pressurizado
pode danificar o filtro e os solventes irão dissolvê-lo.
1. Remova o parafuso (A) da parte superior do conjunto do filtro de ar (B). Consulte a
Figura 12.
2. Para impedir que caiam resíduos no carburador, remova cuidadosamente a unidade
de filtro de ar.
3. Removaoelementodeespuma(C) da base do filtro de ar.
4. Lave o elemento de espuma em detergente líquido e água. Esprema-o até ficar seco
num pano limpo.
5. Encha o elemento de espuma com óleo motor limpo. Para remover o excesso de
óleo motor, aperte o elemento de espuma em um pano limpo.
6. Instale o elemento de espuma na base do filtro de ar.
7. Instale a unidade do filtro de ar no carburador e fixe com parafusos.
Limpe o sistema de resfriamento de ar - Figura
13
O funcionamento dos motores produz calor. As peças do motor,
especialmente o silencioso, ficam extremamente quentes.
Poderão ocorrer graves queimaduras térmicas com o contato.
Os resíduos combustíveis, tais como folhas, grama, galhos, etc.
poderão incendiar-se.
ADVERTÊNCIA
• Deixe o s ilencioso, o cilindro do motor e as aletas esfriarem antes de tocar
neles.
• Remova resíduos acumulados da área do silencioso e do cilindro.
AVISO: NÃO limpe as peças do motor com água, evitando, assim, que o sistema de
combustível seja contaminado. Use uma escova ou um pano seco para limpar o motor.
Este é um motor com refrigeração de ar. Sujeira ou poeira pode restringir o fluxo de ar e
fazer com que o motor fique superaquecido, resultado em redução no desempenho e
menor vida útil do motor.
Use uma escova ou pano seco para remover resíduos do protetor (A). Mantenha os
tubos, molas e controles (B) limpos. Mantenha a área em torno e atrás do silencioso (C)
livre de resíduos de combustível (Figura 13).
Armazenagem
ADVERTÊNCIA
A gasolina e seus vapores são extremamente inflamáveis e
explosivos.
O fogo ou uma explosão poderá provocar queimaduras graves ou
morte.
Quando armazenar combustível ou equipamento com combustível no tanque
• Guarde longe de fornalhas, fogões, aquecedores de água ou outros aparelhos
com luz piloto ou outras fontes de combustão, uma vez que poderão inflamar os
vapores de gasolina.
Sistema de combustível
Combustível pode envelhecer se for armazenado por mais de 30 dias. Combustível
velho forma depósitos gomosos e ácidos no sistema de combustível e em peças
essenciais do carburador. A fim de manter o combustível fresco, use o estabilizador de
combustível FRESH START
®
da Briggs & Stratton, disponível como um aditivo líquido
ou um cartucho de gotejamento.
Não há necessidade de drenar a gasolina do motor se um estabilizador de combustível
for adicionado de acordo com as instruções. Deixe o motor ligado por 2 minutos para
permitir que o estabilizador circule por todo o sistema de combustível. Dessa forma, o
motor e o recipiente de combustível poderão ser armazenados por até 24 meses.
Se a gasolina no motor não for tratada com u m estabilizador de combustível, deverá ser
escoada dentro de um recipiente aprovado. Deixe o motor em funcionamento até que
ele pare devido à falta de combustível. É recomendável utilizar um estabilizador de
combustível no recipiente de armazenamento a fim de manter as propriedades da
gasolina.
Óleo do motor
Com o motor ainda quente, troque o óleo.
Detecção de problemas
Precisa de assistência? Acesse BRIGGSandSTRATTON.COM ou ligue para
1-800-233-3723.
Especificações
Especificações do motor
Modelo 90000
Deslocamento 9,02 ci (148 cc)
Calibre 2,562 pol. (65,08 mm)
Curso 1,750 pol. (44,45 mm)
Capacidade de óleo 18 -- 20 onças (0,54 -- 0,59 L)
Especificações do motor
Modelo 100000
Deslocamento 9,67 ci (158 cc)
Calibre 2,562 pol. (65,08 mm)
Curso 1,875 pol. (47,65 mm)
Capacidade de óleo 18 -- 20 onças (0,54 -- 0,59 L)
Especificações de ajuste *
Modelo 90000, 100000
Folgadaveladeignição 0,030 pol. (0,76 mm)
Torque da vela de ignição 180 lb-pol. (20 Nm)
Folgadeardaarmação 0,006 - 0,010 pol. (0,15 - 0,25 mm)
Folga da válvula de entrada 0,005 - 0,007 pol. (0,13 - 0,18 mm)
Folga da válvula de exaustão 0,007 - 0,009 pol. (0,18 - 0,23 mm)
* A potência do motor reduzirá 3,5% a cada 300 metros (1.000 pés) acima do nível do
mar e 1% a cada 5,6° C(10° F) acima de uma temperatura de 25° C(77° F). O motor
funcionará satisfatoriamente em um ângulo de até 15°. Consulte o manual do operador
do equipamento a fim de obter os limites permitidos para o funcionamento s eguro em
declive.
Peças de serviço comuns n
Peça de serviço Número da peça
Filtro de ar plano 698369
Óleo -- SAE 30 100005
Aditivo para combustível 5041, 5058
Vela de ignição com resistor 802592, 5095
Vela de ignição de platina de longa
duração
5062
Chave de velas de ignição 89838, 5023
Analisador de faíscas 19368
n Recomendamos que você consulte um Centro Autorizado Briggs & Stratton para
todos os serviços de reparo e manutenção do motor e das peças do motor. Utilize
somente peças genuínas da Briggs & Stratton.