Specialized S-Works Stumpjumper Carbon 29 Frameset Guia de usuario

Categoria
Acessórios para bicicletas
Tipo
Guia de usuario
Todas as instruções poderão ser modificadas de modo a melhorá-las, sem aviso prévio.
Por favor visite www.specialized.com para obter actualizações técnicas periódicas.
95-4015-027-000 - Rev. B, August 2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO.......................................................................22
SERVIÇO DE MANUTENÇÃO E MODIFICAÇÕES ...... 22
TECNOLOGIA BRAIN ............................................................22
REGULAÇÃO DA PERFORMANCE .........................................22
1. CONFIGURAÇÃO DA PRESSÃO DO AR E DA
RETRACÇÃO .............................................................. 23
2. AMORTECIMENTO DA RECUPERAÇÃO ................ 24
3. AMORTECIMENTO DA COMPRESSÃO
(BRAIN FADE) ............................................................ 24
ENG
FRADEUESP ITANLDPRTJPN
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INTRODUÇÃO
A sua bicicleta está equipada com um garfo RockShox que tem tecnologia “Specialized
Brain” (Cérebro especializado). Antes de conduzir, por favor faça uma leitura completa
deste Guia de Regulação assim como do Manual do Utilizador do Garfo da Suspensão
RockShox, para conseguir correcta preparação e serviço de manutenção. Por favor
contacte Specialized no Nº +1-408-779-6229 ou (877) 808-8154 ou RockShox no Nº +1-
312-664-8826 ou (800) 346-2928 (só nos EUA) para obter mais informações ou fazer
perguntas, e visite www.specialized.com ou www.rockshox.com para obter actualizações
periódicas.
Assegure-se de que estudou e entendeu os avisos, instruções e conteúdo dos
manuais da sua bicicleta.
SERVIÇO DE MANUTENÇÃO E MODIFICAÇÕES
Como primeiro ponto de contacto para todos os problemas de garantia e de serviço de
manutenção, por favor dirija-se ao seu agente especializado ou concessionário autorizado
RockShox. Toda a manutenção do amortecedor Brain tem de ser feita por um Centro
Autorizado de Serviço Especializado. Por favor visite www.specialized.com para obter
uma lista dos Concessionários Autorizados Especializados, que são os pontos de contacto
para enviar o produto ao Centro Autorizado de Serviço.
TECNOLOGIA BRAIN
BRAIN: Plataforma de válvula de inércia que suporta o garfo e faz a distinção entre
eventos provocados pelo terreno ou pelo peso do ciclista. Isto proporciona duas taxas
distintas de amortecimento da compressão: uma para reagir ao terreno e outra para
suportar o ciclista.
BRAIN FADE: Circuito derivado (bypass) do fluido que permite ao ciclista modular a firmeza
da Válvula de Inércia (IV), e permite ao ciclista seleccionar entre uma plataforma mais firme
ou mais macia. O amortecimento da compressão também é reduzido conforme aumenta o
fluido no bypass.
REGULAÇÃO DA PERFORMANCE
Os garfos RockShox podem ser regulados para o seu próprio peso, estilo de condução e
terreno. Sempre que regular o seu garfo, faça-o por esta ordem:
1. Retracção (regular a taxa da mola)
2. Amortecimento da recuperação (botão vermelho)
3. Amortecimento da compressão (Brain Fade) (alavanca azul)
30%
mm08
20%
10%
30%
20%
10%
AR POSITIVO
RETRACÇÃO
AR NEGETIVO
30%
mm08
20%
10%
30%
20%
10%
REGULADOR DA RECUPERAÇÃO
LENTO RÁPIDO
REGULADOR DO BRAIN FADE
MAIS FIRME
MAIS MACIO
1
2
3
22
1. CONFIGURAÇÃO DA PRESSÃO DO AR E DA RETRACÇÃO
A retracção é o grau de compressão do garfo a partir do peso do ciclista e do
equipamento que ele usa quando está sentado na bicicleta. Uma retracção correcta
melhora a capacidade da roda dianteira para acompanhar o contorno do terreno conforme
conduz.
MEDIR A RETRACÇÃO
Para medir a retracção, verifique se o Specialized Brain se abre ao rodar o botão azul
(localizadas no topo da perna do garfo que está do lado com cremalheiras) no sentido
contrário ao dos ponteiros do relógio (ver fig.1).
Mova o anel (O-ring) do indicador de curso para baixo, contra o vedante exterior
do tubo superior do garfo. Sente-se na bicicleta com todos os acessórios que utiliza
habitualmente para a guiar. Desça da bicicleta e meça a distância entre a braçadeira de
plástico e o vedante exterior (ou verifique a localização do anel (O-ring) do indicador de
curso em relação aos valores da escala de retracção marcados no tubo superior). Essa
medida corresponde à retracção, para o seu caso. A retracção deve ficar entre 15 e 25 por
cento do curso máximo.
Se não conseguir alcançar a retracção ideal, pode precisar de mudar a pressão de ar no
amortecedor do garfo (regulação da mola pneumática). Utilize as informações adicionais
de regulação abaixo, para ajudar a uma configuração adequada do seu garfo.
REGULAÇÃO DA MOLA PNEUMÁTICA
Os garfos de Ar Duplo têm câmaras de ar, positiva (superior) e negativa (inferior), que
podem ser ajustadas de forma independente,
Passo 1 – Selecção da pressão do ar positivo
A pressão do ar positivo determina a força requerida para a compressão do seu garfo.
Mais pressão do ar positivo irá resultar numa menor retracção da suspensão e
aumentar a força necessária para que o garfo seja comprimido até ao fundo.
Menos pressão do ar positivo irá resultar numa maior retracção da suspensão e
reduzir a força necessária para que o garfo seja comprimido até ao fundo.
Configurar a pressão do ar positivo:
Retire a carrapeta da válvula do ar, localizada no lado sem cremalheiras da coroa do
garfo.
Consulte o esquema do ar no braço do garfo para saber as configurações
recomendadas da pressão do ar. Estas configurações constituem apenas numa orientação
geral. Encha de ar a câmara do ar positivo até à pressão desejada e depois regule
conforme o estilo de condução e o terreno.
Passo 2 – Selecção da pressão do ar negativo
A pressão do ar negativo afecta a força necessária para iniciar o curso da suspensão.
A pressão do ar negativo trabalha em conjunto com os impulsos dos ressaltos do solo
CONTRA a pressão do ar configurada para a câmara de ar positiva.
Uma configuração de pressão do ar negativo que seja mais alta que a
configuração de pressão do ar positivo resultará num garfo mais sensível aos
impulsos de pequenos ressaltos no solo.
Uma configuração da pressão do ar negativo que seja mais baixa que a
configuração da pressão do ar positivo resulta num garfo que será menos sensível
aos impulsos de pequenos ressaltos no solo, bem como aos movimentos do garfo
provocados pelo ciclista que são conhecidos como “balanço”.
ENG
FRADEUESP ITANLDPRTJPN
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Configurar a pressão do ar negativo:
Retire a carrapeta da válvula do ar, localizada no lado sem cremalheiras da coroa
do garfo. Comece com uma pressão do ar negativo igual à pressão do ar positivo e em
seguida diminua ou aumente a pressão de acordo com o seu estilo de condução.
A pressão do ar negativo não deve ser superior em mais de 1 bar à pressão do
ar positivo.
PESO DO CICLISTA CONFIG. AR CONFIG. AR
< 140 lb. (< 63 kg): 60 - 80 psi (4,1-5,5 bar) 60 - 80 psi (4,1-5,5 bar)
140-160 lb. (63-72 kg): 80 - 95
psi (5,5-6,6 bar) 80 - 95 psi (5,5-6,6 bar)
160-180 lb. (72-81 kg): 95 - 110
psi (6,6-7,6 bar) 95 - 110 psi (6,6-7,6 bar)
180-200 lb. (81-90 kg): 110 - 125
psi (7,6-8,6 bar) 110 - 125 psi (7,6-8,6 bar)
>200 lb. (> 90 kg): 125+
psi (8,6+ bar) 125+ psi (8,6+ bar)
2. REGULAR O AMORTECIMENTO DA RECUPERAÇÃO
O botão vermelho no cimo do braço do garfo do lado com cremalheiras controla o
amortecimento da recuperação, a taxa à qual o garfo regressa, depois de o garfo ter sido
comprimido.
Rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio para uma recuperação mais
lenta (velocidades mais lentas, pancadas maiores).
Rode o botão no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para uma
recuperação mais rápida (velocidades mais altas, pancadas menores) e mais
tracção.
NOTA: Para obter informações adicionais sobre a configuração do garfo, por favor visite
www.rockshox.com. Para obter informações específicas do Brain,
visite www.specialized.com.
3. REGULAR O AMORTECIMENTO DA COMPRESSÃO (BRAIN FADE)
A alavanca azul no topo do braço do garfo do lado com cremalheiras regula a
compressão (Brain Fade).
Recomenda-se que o ciclista comece com o Brain Fade no meio da gama de regulação
(posição das 9 horas no relógio) para a primeira vez que vai conduzir. Depois da “rodagem”
inicial (1-2 horas), o ciclista deverá então atenção a como a suspensão está a funcionar
durante pedalagem normal e forte. Se o movimento da suspensão for excessivo, regule então
o Brain Fade para maior firmeza até que fiquem controlados os impulsos do ciclista.
Rode a alavanca no sentido dos ponteiros do relógio para uma condução mais
firme. Rodando totalmente no sentido dos ponteiros do relógio tem-se a máxima
configuração para um amortecimento firme da compressão.
Rode a alavanca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para uma
configuração mais macia da condução.
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