1. CONFIGURAÇÃO DA PRESSÃO DO AR E DA RETRACÇÃO
A retracção é o grau de compressão do garfo a partir do peso do ciclista e do
equipamento que ele usa quando está sentado na bicicleta. Uma retracção correcta
melhora a capacidade da roda dianteira para acompanhar o contorno do terreno conforme
conduz.
MEDIR A RETRACÇÃO
Para medir a retracção, verifique se o Specialized Brain se abre ao rodar o botão azul
(localizadas no topo da perna do garfo que está do lado com cremalheiras) no sentido
contrário ao dos ponteiros do relógio (ver fig.1).
Mova o anel (O-ring) do indicador de curso para baixo, contra o vedante exterior
do tubo superior do garfo. Sente-se na bicicleta com todos os acessórios que utiliza
habitualmente para a guiar. Desça da bicicleta e meça a distância entre a braçadeira de
plástico e o vedante exterior (ou verifique a localização do anel (O-ring) do indicador de
curso em relação aos valores da escala de retracção marcados no tubo superior). Essa
medida corresponde à retracção, para o seu caso. A retracção deve ficar entre 15 e 25 por
cento do curso máximo.
Se não conseguir alcançar a retracção ideal, pode precisar de mudar a pressão de ar no
amortecedor do garfo (regulação da mola pneumática). Utilize as informações adicionais
de regulação abaixo, para ajudar a uma configuração adequada do seu garfo.
REGULAÇÃO DA MOLA PNEUMÁTICA
Os garfos de Ar Duplo têm câmaras de ar, positiva (superior) e negativa (inferior), que
podem ser ajustadas de forma independente,
Passo 1 – Selecção da pressão do ar positivo
A pressão do ar positivo determina a força requerida para a compressão do seu garfo.
Mais pressão do ar positivo irá resultar numa menor retracção da suspensão e
aumentar a força necessária para que o garfo seja comprimido até ao fundo.
Menos pressão do ar positivo irá resultar numa maior retracção da suspensão e
reduzir a força necessária para que o garfo seja comprimido até ao fundo.
Configurar a pressão do ar positivo:
Retire a carrapeta da válvula do ar, localizada no lado sem cremalheiras da coroa do
garfo.
Consulte o esquema do ar no braço do garfo para saber as configurações
recomendadas da pressão do ar. Estas configurações constituem apenas numa orientação
geral. Encha de ar a câmara do ar positivo até à pressão desejada e depois regule
conforme o estilo de condução e o terreno.
Passo 2 – Selecção da pressão do ar negativo
A pressão do ar negativo afecta a força necessária para iniciar o curso da suspensão.
A pressão do ar negativo trabalha em conjunto com os impulsos dos ressaltos do solo
CONTRA a pressão do ar configurada para a câmara de ar positiva.
Uma configuração de pressão do ar negativo que seja mais alta que a
configuração de pressão do ar positivo resultará num garfo mais sensível aos
impulsos de pequenos ressaltos no solo.
Uma configuração da pressão do ar negativo que seja mais baixa que a
configuração da pressão do ar positivo resulta num garfo que será menos sensível
aos impulsos de pequenos ressaltos no solo, bem como aos movimentos do garfo
provocados pelo ciclista que são conhecidos como “balanço”.
ENG
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