40
Como converter o aparador em
acertador de orlas (Fig. 3)
Para além da utilização convencional como
aparador (Fig. D), o seu aparelho pode ser
utilizado como acertador (Fig. J):
3
Destravar
• Com o aparelho desligado e a guia de
acerto (9) no chão, segure a pega (20).
Com a outra mão rode o anel de
travamento (4) no sentido oposto ao dos
ponteiros do relógio até ao fim(cerca um
quarto de volta) (Fig. 3.1).
Conversão
• Sempre segurando na pega, rode o
corpo do aparador (1) meia volta, na
direcção da seta (24) até que o corpo
encaixe na posição final (Fig.3.2).
Travar
• Continuando a segurar o aparador pela
pega, rode o anel de travamento no
sentido contrário. Não é necessária
muita força para o aperto (Fig. 3.4).
Fio de nylon
No seu revendedor, poderá encontrar carretos de fio
para substituição do fornecido com o seu aparador.
Pode optar por carreto com fio (Refª A6480) ou
por recargas de fio de 15mts (Refª A6052), 30mts
(Refª A6046) ou 50mts (Refª A6054).
Nunca utilize outro fio que não seja Black & Decker
de forma a obter os melhores resultados, e não alterar o
bom funcionamento do sistema de alimentação.
Como colocar uma nova bobina de
fio (Fig. 4 & 5 )
• Retire o aparador da corrente eléctrica.
4
• Retire a tampa da bobina pressionando
os retentores (13) e puxando-a para cima
(Fig. 4) A bobina vazia pode então ser
retirada. Aproveite para limpar o interior
do suporte de terra e aparas
de relva.
5
• Desenrole aproximadamente 9cms de fio
(5). Introduza o fio no orifício da
cobertura da bobina. Depois, coloque a
bobina no suporte (Fig. 5), rodando-a de
modo a encaixar devidamente
no suporte.
• Volte a colocar a tampa alinhando os
retentores (13) com as ranhuras.
Como enrolar o fio de nylon numa
bobina vazia (Fig. 6 & 7)
6
• Pode ser enrolado um máximo de
10 metros na bobina. Esta possui uma
marca para evitar que seja enrolado
demasiado fio, o que prejudicará o
sistema automático de alimentação.
• Retire algum resto de fio da bobina (17).
• Empurre a extremidade do fio por um
dos orifícios da base do suporte e
insira 2cms.
• Dobre o fio, empurrando-o pela ranhura
em “L”. O fio ficará agora firmemente
preso e poderá começar a enrolá-lo no
sentido da seta (16).
• Não se apresse ao enrolar o fio. Faça-o
em estrias, não o cruze. Uma vez
enrolado suficiente fio, deixe cerca de
9cms por enrolar.
• Coloque a bobina e tampa de suporte tal
como descrito na secçao “ Colocação
de nova bobina “.
Cuidados e manutenção
• Para melhores desempenhos, mantenha o fio,
bobina e entradas de ar do motor, limpos. Use
uma escova ou pano para remover relva e terra.
• Use um detergente suave diluído em água
quente, para limpar o aparador. Não use
produtos químicos ou solventes que podem
danificar o plástico.
• O seu aparador possui rolamentos auto-
lubrificantes, não sendo por isso necessária
qualquer lubrificação adicional.
Localização de avarias
Antes de tentar localizar anomalias no seu
aparador, desligue-o da corrente!
• Se o motor não arrancar, verifique cabos e
extensões eléctricas.
• Se o sistema automático de alimentação falhar,
pode ser devido a:
Falta de fio ou fio enrolado
• Proceda como explicado na secção
“Colocar uma nova bobina de fio”.
O fio continua enrolado
• Retire a tampa do suporte e a bobina,
e verifique se o fio está cruzado. Se estiver,
desenrole cuidadosamente o fio,
até descruzar.
• Verifique se a patilha 14 está a funcionar
livremente.