P
58
3. Apertar o filtro à mão até a junta entre em contato com o
adaptador do filtro do óleo. Aperte mais 1/2 ou 3/4 de volta.
Fig. 3
4. Coloque o motor em plano horizontal. Retire a tampa do
bocal de enchimento e abasteça com óleo novo.
Procedimento de abastecimento de óleo: Primeiro,
adicione 2 litros (67 onças). Dê a partida e opere o motor
sem carga por 30 segundos. Desligue o motor e espere
30 segundos. Em seguida, adicione mais óleo até atingir a
marca Full (cheio) na vareta de nível . Não deixe
transbordar.
5. Recoloque a tampa do bocal de enchimento do óleo e a
vareta de nível.
CUIDADO:
O óleo usado é um produto descartável de risco.
Descarte-o adequadamente. Não descarte junto com o
lixo doméstico. Verifique se há um local para
reciclagem/descarte seguro junto às autoridades locais,
centro de serviço ou revendedor.
PRESSÃO DO ÓLEO
Se a pressão do óleo descer para valores inferiores a 1-4 psi
(1-2 kg/cm
2
), um interruptor de pressão de óleo (caso o motor
esteja assim equipado) irá ativar um dispositivo de aviso ou
fazer com que o motor pare. Verifique o nível de óleo com a
vareta de nível. Se o nível se encontrar entre ADD (adicionar)
e FULL (cheio) na vareta de nível, não tente dar novamente a
partida do motor. Contate um Centro de Serviço Autorizado da
Briggs & Stratton. Não opere o motor enquanto a pressão de
óleo não tiver sido corrigida.
Se o óleo se encontrar abaixo da marca ADD (adicionar) na
vareta de nível, adicione óleo até o respectivo nível atingir a
marca de FULL (cheio). Volte a dar a partida do motor e
verifique a pressão do óleo. Se a pressão for normal, continue
a operar o motor.
Nota: O manômetro de pressão do óleo, caso o motor
esteja assim equipado, é fornecido pelo fabricante do
equipamento.
CONTROLE DE EMISSÃO
A manutenção, a substituição ou o reparo dos
dispositivos e sistemas de controle de emissão podem
ser feitos por qualquer oficina de motores ou um
indivíduo. Entretanto, para obter reparos gratuitos sob
cobertura dos termos e provisões da Garantia
Briggs & Stratton, qualquer serviço, reparo ou substituição de
peças de controle de emissão deve ser feito por uma
assistência autorizada da fábrica.
AVISO
Se realizar qualquer manutenção no motor,
primeiro desconecte os fios da vela de ignição
e desconecte a bateria do terminal negativo
(apenas para motores com partida elétrica)
para evitar fagulhas acidentais. A liberação
não intencional de faíscas pode resultar em
incêndio ou choque elétrico. O acionamento
acidental poderá resultar em emaranhamento,
amputação traumática ou laceração. Use
apenas as ferramentas corretas.
AVISO
• Não bata no volante com um martelo ou um objeto
rígido. Caso isso seja feito, o volante pode quebrar-se
durante o uso.
• Não mexa nas molas, conexões ou outros
componentes do regulador para aumentar a
velocidade do motor.
VELAS DE IGNIÇÃO
Fig. 6
Troque as velas de ignição anualmente. Use apenas o
Verificador de Fagulhas Briggs & Stratton (referência 19368)
para verificar a existência de fagulhas.
A folga da vela de ignição deve ser de 0,76 mm (0,030 pol) .
Nota: Em algumas áreas, a legislação local exige a
utilização de uma vela de ignição com resistência interna
(resistor) para suprimir os sinais de ignição. Se este motor
tiver sido originalmente equipado com velas desse tipo, use o
mesmo tipo de vela de ignição na substituição.
FOLGA DA VÁLVULA
Verifique a folga da válvula a cada 250 horas. (Consulte as
Especificações de Regulagem na página 1).
PURIFICADOR DE AR
Fig. 7
CUIDADO:
Não use ar pressurizado ou solventes para limpar o cartucho.
O ar pressurizado pode danificar o cartucho, enquanto os
solventes provocarão a deterioração do cartucho.
Limpe o Cartucho do Filtro de Ar a cada 100 horas. Para limpar
o cartucho, bata gentilmente na extremidade com o auxílio do
cabo de uma chave de fenda. Substitua o cartucho a cada
400 horas. Limpe e substitua com mais freqüência quando
submetido a poeiras.
1. Retire a tampa .
2. Retire o cartucho e inspecione. Substitua-o se estiver
muito sujo ou danificado.
3. Limpe cuidadosamente a tampa do purificador de ar.
4. Instale o cartucho.
5. Instale a tampa
Em motores a gasolina: instale a tampa e trave os fixadores
para baixo com uma válvula de borracha
.
Motores a gasolina:
Substitua o cartucho do filtro de segurança a cada
600 horas ou sempre que substituir o cartucho do filtro de ar.
Para substituir o cartucho, empurre-o cuidadosamente para
removê-lo. Certifique-se de que não entre sujeira no motor.
Instale primeiro o novo cartucho de segurança e depois o
cartucho do filtro de ar sobre o filtro de segurança.
LIMPEZA DE RESÍDUOS
Fig. 8
Diariamente, ou antes de cada uso, limpe os resíduos
acumulados no motor. Mantenha as ligações, as molas e os
controles limpos. A área em torno e atrás do silencioso deve
estar livre de qualquer partícula que possa entrar em
combustão.
Retire a tampa frontal do carburador
e limpe em torno da
tubulação de admissão e do carburador.
CUIDADO: não limpe as peças do motor com água. Ela
pode contaminar o sistema de combustível. Use ar
comprimido de baixa pressão, mas tenha cuidado para não
danificar as aletas do radiador.
O motor e as peças devem ser
mantidos limpos para reduzir o
risco de superaquecimento e
ignição por causa do acúmulo de
resíduos.
AVISO
FILTRO DE COMBUSTÍVEL
AVISO
Drene o tanque de combustível ou feche a válvula de
fechamento antes de substituir o filtro de óleo. Caso contrário,
pode haver vazamento de combustível, gerando risco de
incêndio/explosão. Quando substituir o filtro de combustível,
verifique se os fixadores estão apertados e se os fluxos de
combustível estão na mesma direção, de acordo com a
indicação da seta FLOW (fluxo).
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL/SILENCIOSO
As peças de substituição para o
escapamento devem ser as
mesmas e instaladas na mesma
posição que as peças originais,
caso contrário pode haver
incêndio.
AVISO
As peças de substituição para o sistema de combustível
(tampas, mangueiras, tanques, filtros etc.) devem ser os
mesmo que as das peças originais, caso contrário pode
haver risco de incêndio.
ARMAZENAGEM
Os motores armazenados durante mais de 30 dias devem ter
cuidados especiais.
1. A fim de evitar a formação de depósitos gosmosos no
sistema de combustível ou em componentes essenciais do
carburador:
a) se o tanque de combustível contiver gasolina oxigenada
ou reformulada (gasolina misturada com álcool ou éter),
se o tanque de combustível contiver gasolina, ou b) se o
tanque de combustível contiver gasolina comum, se o
tanque de combustível contiver gasolina ou adicione um
aditivo à gasolina no tanque. Consulte a lista de peças.
Há bolsas descartáveis de aditivo de gasolina disponíveis
com o serviço autorizado. Caso use um aditivo de gasolina,
ligue o motor por vários minutos para circular o aditivo pelo
carburador. Em seguida, o motor e o combustível podem
ser guardados por até 24 meses.
2. Enquanto o motor estiver quente, troque o óleo.
3. Retire as velas de ignição e verta cerca de 30 ml de óleo de
motor nos cilindros. Recoloque as velas de ignição e gire
lentamente o motor para distribuir o óleo.
4. Limpe o motor dos resíduos, palha ou grama.
Armazene em uma área limpa e
seca. Não armazene na mesma
área que um forno, fornalha,
aquecedor de água ou outro
equipamento que use uma chama
piloto ou que tenha um dispositivo
que possa criar fagulhas.
AVISO
MANUTENÇÃO
Recomendamos que você consulte um Centro de Serviço
Autorizado Briggs & Stratton para qualquer manutenção e
serviço em motores de barcos e em suas respectivas peças.
Use somente peças genuínas da Briggs & Stratton.
Todos os Centros de Serviço Autorizado Briggs & Stratton
possuem um estoque de peças genuínas Briggs & Stratton e
estão equipados com ferramentas especiais de serviço.
Mecânicos treinados garantem um serviço de reparo de
especialista em todos os motores Briggs & Stratton.
Somente revendedores identificados como as Authorized
Briggs & Stratton" oferecem os altos padrões de serviço da
Briggs & Stratton.
Ao adquirir equipamento acionado por
um motor Briggs & Stratton, você se
beneficia com a garantia de um serviço
confiável, altamente qualificado em
mais de 30.000 Centros de Serviço
Autorizados em todo o mundo, incluindo
mais de 6.000 técnicos de serviço expe-
rientes. Procure estes sinais sempre
que lhe oferecem serviços
Briggs & Stratton.
É possível encontrar o Centro de Serviço Autorizado da
Briggs & Stratton mais próximo a você em nosso mapa de
localização de centros de serviço através do site da Web
www.briggsandstratton.com ou nas Páginas
Amarelas" da lista telefônica na categoria
Motores, Gasolina" ou Motores a gasolina" ou
Cortadores de grama" ou categoria
semelhante.
™
Um manual de compras ilustrado
contém as especificações comuns
e informações detalhadas sobre
ajuste, regulagem e reparo de
motores OHV, de 4 ciclos e com
cilindro duplo da Briggs & Stratton.
Ele encontra-se disponível para
venda em um Centro de Serviço
Autorizado Briggs & Stratton ou
então peça o seu diretamente na
fábrica. Escreva para:
Briggs & Stratton Corporation
Service Division (Divisão de
Manutenção)
P. O. Box 1144,
Milwaukee, WI 53201
LISTA PARCIAL DE PEÇAS GENUÍNAS
BRIGGS & STRATTON
PEÇA REFERÊNCIA
Cartucho do purificador de ar 809670. . . . . . . . . . . . . . . .
Cartucho de segurança do purificador de ar 821136. . . . . .
Óleo 100006E. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Filtro de óleo 492932. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Filtro de combustível 691035. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Bomba de combustível 809669. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Aditivo de gasolina 5041. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Vela de ignição com resistência interna (resistor) 491055E.
Chave de velas de ignição 19374. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Analisador de faíscas 19368. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Kit de bomba de óleo 5056. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
(utiliza broca elétrica normal para remover rapidamente o óleo do
motor)
Manual de reparo 276116. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .