REFERÊNCIA A NORMAS LOCAIS
Fornecimento de ventilação
O compartimento onde o aparelho vai ser instalado deve ter uma saída de ar em conformidade com as normas B.S. 5440 - Parte 2 atuais. Todos os compartimentos
devem ter uma ventilação permanente além de uma janela que possa ser aberta. Se existirem mais aparelhos a queimar combustível no mesmo compartimento
consulte a norma B.S. 5440 - Parte 2 para determinar os requisitos de ventilação do ar. Se o aparelho for instalado numa adega ou cave, recomenda-se a instalação
de uma saída de ar com 65 cm, independentemente do volume do compartimento.
Normas de segurança para o gás
A lei requer que todos os aparelhos a gás sejam instalados por técnicos qualicados em conformidade com as normas atuais de segurança do gás. A instalação
incorreta deste tipo de aparelhos poderá originar uma ação judicial. É do interesse do utilizador, e a bem da segurança, certicar-se de que a lei é cumprida. A placa
deve ser instalada em conformidade com as Normas (Instalação e uso) de segurança do gás, as Normas relativas a edifícios emitidas pelo Departamento do
Ambiente e a Regulamentação (Consolidação) e as normas relativas a edifícios (Escócia) emitidas pelo Departamento do desenvolvimento escocês. No Reino
Unido, os instaladores registados no CORGI trabalham em conformidade com as normas de segurança.
Ligação ao abastecimento de gás
Antes de ligar o aparelho, certique-se de que o sistema de abastecimento de gás cumpre as normas UNI-CIG 7129 e UNI CIG 7131.
Ligação do gás
A ligação à rede de gás canalizado ou a uma botija de gás, deve ser feita através de um tubo de cobre ou aço rígido com braçadeiras que cumpram os regulamentos
UNI-CIG 7129, ou através de uma mangueira de superfície contínua que cumpra os regulamentos UNI EN 148001. O comprimento máximo da mangueira deverá ser
de 2 m. As válvulas de controlo de pressão a serem usadas devem cumprir as normas UNI EN 16129 para botijas de gás e a norma UNI EN 88-1 para gás metano
canalizado.
As instalações de gás para fogões domésticos devem estar em conformidade com as NORMAS SOBRE AS INSTALAÇÕES DE GÁS EM EDIFÍCIOS
HABITADOS, publicadas na B.O.E. (Gazeta Ocial do Estado) N.º 77, de 30 de Março de 1974.
RU
Assegure-se de que a instalação e as ligações do gás são realizadas por um técnico qualicado, seguindo as instruções
do fabricante e agindo em conformidade com os atuais regulamentos locais sobre segurança.
SERVIÇO PÓS-VENDA
Antes de telefonar para o Serviço Pós-Venda, certique-se de que pode dar as seguintes informações:
- tipo de anomalia ou problema;
- modelo exacto (escrito na etiqueta axada no manual de instruções/na garantia);
- o número de serviço que se segue à palavra SERVICE na chapa de características no lado inferior da placa e na etiqueta axada no manual de instruções/na
garantia;
- a sua morada e número de telefone completos.
Se for necessário efectuar alguma reparação, contacte um Serviço Pós-Venda autorizado, tal como o indicado na garantia.
GUIA PARA RESOLUÇÃO DE AVARIAS
Se a placa não estiver a funcionar correctamente, antes de contactar o Serviço Pós-Venda, consulte o Guia de Resolução de Problemas para determinar o problema.
1. O queimador não acende ou a chama não é regular
Verique se:
• O abastecimento de gás ou de energia eléctrica não está desligado e, sobretudo, de que a torneira do gás está aberta.
• A botija de gás (gás liquefeito) não está vazia.
• As aberturas dos queimadores não estão obstruídas.
• A extremidade da cha não está suja.
• Todos os componentes dos queimadores foram correctamente posicionados.
• Não existem correntes de ar junto da placa.
2. O queimador não se mantém aceso
Verique se:
• Ao ligar o queimador, a placa foi premida durante tempo suciente para activar o dispositivo de protecção.
• As aberturas dos queimadores não estão obstruídas junto do termopar.
• A extremidade do dispositivo de segurança não está suja.
• A denição mínima do gás está correcta (consulte o parágrafo relevante).
3. Os recipientes não são estáveis
Verique se:
• A base do recipiente está perfeitamente plana
• O recipiente está centrado no queimador.
• As grelhas não foram trocadas ou posicionadas incorrectamente.
Se, após efectuar as vericações acima indicadas, o problema persistir, contacte o Serviço Pós-Venda mais próximo.
LIMPEZA DA SUPERFÍCIE DA PLACA
Desligue a alimentação de corrente antes de efectuar qualquer trabalho de manutenção.
• Todas as partes esmaltadas e de vidro devem ser limpas com água morna e uma solução neutra.