– guarde o combustível em recipientes apropria-
dos;
– abateça o combustível, utilizando um funil, so-
mente ao ar livre e não fume durante esta ope-
ração e todas as vezes que manejar o combustí-
vel;
– encha o tanque antes de accionar o motor, não
acrescente combustível e nem tire a tampa do
tanque quando o motor estiver a funcionar ou
estiver quente;
– se o combustível transbordar, não accione o mo-
tor, mas afaste a máquina do local onde o com-
bustível foi derramado, e evite que se crie a pos-
sibilidade de incêndio, até o combustível evapo-
rar e os vapores tenham–se dissolvido.
– recoloque sempre e aperte bem as tampas do
tanque e do recipiente do combustível.
4) Substitua os silenciadores defeituosos e a pro-
tecção, se estiver danificada.
C) DURANTE A UTILIZAÇÃO
1) Não é permitido que o motor funcione em com-
partimentos fechados, nos quais se poderão acu-
mular os gases perigosos de monóxido de car-
bono.
2) Não use fluidos de arranque ou outros produtos
semelhantes.
3) Não altere o ajuste básico do motor nem deixe
que o motor atinja um regime excessivo de rota-
ções.
4) Não incline lateralmente a máquina a ponto de
provocar vazamentos de combustível pela tampa
do tanque do motor.
5) Não toque as abas do cilindro e a protecção da
panela de escape enquanto o motor não estiver
suficientemente frio.
6) Pare o motor e desprenda o cabo da vela antes
de controlar, limpar ou trabalhar na máquina ou no
motor.
7) Não faça o motor virar sem vela.
8) Transporte a máquina com o tanque vazio.
D) MANUTENÇÃO E DEPÓSITO
1) Uma manutenção regular é indispensável para
a segurança e para manter o nível do rendimento
da máquina.
2) Não guarde a máquina com combustível no tan-
que dentro de um ambiente onde os vapores de
combustível possam alcançar uma chama, uma
fagulha ou uma grande fonte de calor.
3) Deixe o motor arrefecer antes de colocar a
máquina em qualquer ambiente.
4) Para evitar perigo de incêndios, mantenha o
motor, a panela de escape e o compartimento de
COMPONENTES DO MOTOR
1. Tampa de enchimento
do óleo com vareta de nível
2. Tampa descarga óleo
3. Tampa filtro de ar
4. Capuz da vela
5. Número de série do motor
COMANDO ACELERADOR
O comando do acelerador (normalmente de alavan-
ca), montado na máquina, é ligado ao motor por meio
de um cabo.
Consulte o Manual de Instruções da máquina para
identificar a alavanca do acelerador e as relativas
posições, normalmente marcadas por símbolos, cor-
respondentes a:
CHOKE = a utilizar para o arranque a frio.
FAST = correspondente ao regime máxi-
mo; a utilizar durante o trabalho.
SLOW = correspondente ao regime mínimo.
3.2
3.1
3. COMPONENTES E COMANDOS
depósito de combustível, livres de resíduos de
relva, folhas ou graxa excessiva.
5) Se for preciso esvaziar o tanque, efectue esta
operação ao ar livre e com o motor frio.
6) Não use nunca o motor com partes consumidas
ou danificadas, por motivos de segurança. As
peças devem ser substituídas e nunca reparadas.
Use peças originais. As peças de qualidade não
equivalente podem danificar o motor e prejudicar
a sua segurança.
2
PT
Escrever aqui o número de matrícula
do seu motor
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