Shimano ST-M410 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

RD-M530
SGS
8
45T
34T
11T
22T
Para obter o desempenho ótimo do SIS, lubrifique periodicamente todos os componentes
do conjunto de transmissão.
5. Ajuste do SIS
Aperte o alavanca (B) ao mesmo tempo que gira o pedivela, de modo a mudar o
descarrilhador para o pinhão maior. Em seguida acione a alavanca (A) uma só vez a
fim de mudar o descarrilhador para o pinhão da 2ª marcha. Depois disto, acione a
alavanca (A) apenas na extensão permitida pela sua folga de movimento e depois gire
o pedivela.
Ao mudar para a 3ª
marcha
Vire o parafuso de ajuste do cabo no
sentido horário a fim de apertá-lo, até
que a corrente volte para o 2º pinhão.
* Vire o parafuso de ajuste juntamente com
a tampa do tambor de ajuste do conduite.
Vire o parafuso de ajuste do cabo no
sentido anti-horário a fim de desapertá-
lo, até que a corrente toque num
pinhão e provoque um ruído.
* Vire o parafuso de ajuste juntamente com
a tampa do tambor de ajuste do conduite.
Quando não se ouve
qualquer ruído
23
23
23
23
Parafuso de regulagem do cabo Parafuso de regulagem do cabo
Regulagem ideal
A regulagem ideal é quando o parafuso de ajuste é apertado (virado no sentido
horário) até que ocorre um ruído sem que a alavanca (A) tenha sido acionada, e
depois desapertado (virado no sentido anti-horário) 90 a 180 graus a partir desse
ponto.
Acione a alavanca (A) para mudar de marcha, e depos verifique se não ocorre
qualquer ruído nas posições das outras marchas.
Torque de aperto :
5 - 7 N·m {50 - 70 kgf·cm}
Conecte o cabo ao desengate traseiro e, após compensar a folga
inicial no cabo, volte a fixá-lo ao desengate traseiro conforme mostra
a ilustração.
Puxe
Instruções para o serviço técnico SI-0026B
Sistema de Acionamento Traseiro
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da seguinte combinação.
Alivio
SP40
8
CN-HG50
/ CN-HG40
SM-SP17 / SM-BT17 / SM-SP18 / SM-BT18
ST-M410 / SL-M410
CS-HG50-8I
RD-M530
SGS
FH-MC18 / FH-RM40-8
• Verifique se as rodas estão firmemente seguras antes de andar na bicicleta. Se as rodas estiverem
frouxas de qualquer modo, elas podem se soltar da bicicleta e ferimentos sérios poderão resultar.
• Utilize um detergente neutro para limpar a corrente. Não use detergentes alcalinos ou ácidos, tais
como os produtos de limpeza de ferrugem, que poderão danificar e/ou inutilizar a corrente.
• Utilize o pino de conexão reforçado somente para conectar correntes do tipo estreita.
• Existem dois tipos diferentes de pinos de conexão reforçados. Verifique a tabela abaixo antes de
escolher o pino que pretende utilizar. Se forem aplicados pinos diferentes dos pinos de conexão
reforçados, ou se for utilizado um pino de conexão reforçado ou ferramenta não apropriados para o
tipo de corrente em causa, isto poderá provocar uma insuficiência na resistência da conexão, o que
poderá causar a quebra da corrente e a sua queda.
• Se for necessário ajustar o comprimento da corrente devido a uma
alteração no número de dentes da coroa, execute o corte num lugar
diferente do lugar onde foi feita a conexão com um pino de conexão
reforçado ou um pino terminal. A corrente resultará danificada se for
cortada num lugar onde foi feita a conexão com um pino de conexão
reforçado ou um pino terminal.
• Verifique se a tensão da corrente está correta e se a corrente não está danificada. Se a
tensão estiver muito fraca, ou a corrente danificada, a corrente deverá ser substituída. Se isto não for
feito, a corrente poderá quebrar e provocar lesões graves.
• Quando instalar qualquer peça, obtenha e leia com atenção as instruções de serviço. Uma peça
solta, gasta ou danificada poderá causar ferimentos ao ciclista.
Recomenda-se explicitamente que sejam apenas utilizadas peças de reposição genuínas da
Shimano.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar seguro para
referência posterior.
Nota:
• Ajuste o desengate traseiro do tipo mola inversa RD-M530 do lado baixo.
• Se as operações de mudança de marcha não estiverem suaves, lave o desengate e lubrifique todas
as partes móveis.
• Se a folga dos elos for tanta que não é possível realizar um ajuste, o desengate deve ser substituído.
• Você deve limpar o desengate periodicamente e lubrificar todas as partes móveis (mecanismo e
polias).
• Se não puderem ser feitos ajustes na mudança de marchas, verifique o grau de paralelismo na
extremidade traseira da bicicleta. Também verifique se o cabo está lubrificado e se a cobertura
externa está muito comprida ou muito curta.
• Se você ouvir ruído anormal resultante de uma polia frouxa, a polia deve ser substituída.
• Se a roda ficar dura e difícil de girar, ela deve ser lubrificada com graxa.
• Não aplique lubrificante diretamente dentro do cubo, senão a graxa vai sair.
• As coroas devem ser lavadas periodicamente com detergente neutro e lubrificadas novamente. Além
do mais, a limpeza da corrente com um detergente neutro e a sua lubrificação pode ser uma maneira
efetiva de aumentar a vida útil da coroa e da corrente.
• Se a corrente ficar se soltando da coroa durante o uso, substitua a coroa e a corrente.
• Certifique-se sempre de utilizar o conjunto de rolamentos para pinhões que tenha
as mesmas marcas de grupo. Nunca utilize em combinação com um conjunto de
rolamentos para pinhões que tenha uma marca de grupo diferente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente
desencorajado, pois ele tende a comprometer a função de mudança de marcha
SIS devido à alta resistência do cabo.
• Utilize um conduite com comprimento suficiente, a fim de compensar o
movimento quando os punhos do guidão são virados completamente para
ambos os lados. Além disso, verifique se a alavanca de mudança não esbarra
no quadro da bicicleta quando os punhos do guidão são virados completamente.
• Antes do uso lubrifique o cabo interno, bem como o interior do alojamento externo, a fim de
assegurar que eles deslizem corretamente.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, utilize o conduite e o suporte inferior especificados.
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita quando a roda
dentada do pedivela estiver em movímento.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso normal.
• Se tiver questães a respeito dos métodos de instalação, ajuste, manutenção ou operação, por favor
consulte uma loja profissional de bicicletas.
g
a
-
18
T
-
S
H
I
M
A
N
O
H
Y
P
E
R
G
L
I
D
E
C
a
g
-
1
5
T
a
g
-
1
3
T
Marcas de grupo
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
Ferramenta
da corrente
Corrente
Corrente de 9 velocidades
tipo super estreita como a
CN-7701 / CN-HG93
Corrente de 8/7/6 velocidades
tipo estreita como a
CN-HG50 / CN-IG51
Pino de conexão
reforçado
TL-CN32/TL-CN23
TL-CN32/TL-CN23
6.5mm
7.1mm
prateado
preto
Pino de conexão reforçado
Pino terminal Pino de ligação
da corrente
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Série
Rapidfire Plus
Cabo externo
Desengate traseiro
Tipo
Cubo livre
Engrenagens
Guia B.B.
Alavanca (B)
8
a
b
1
1
T
H
Y
P
E
R
G
L
I
D
E
-
C
J
A
P
A
N
U
.
S
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P
A
T
4
2
6
8
2
5
9
L
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C
K
4
0
0
k
g
/
c
m
O
N
A
M
I
H
S
Anel retentor
As 6 rodas dentadas são
fixadas por meio de rebites.
an
11, 13, 15, 17, 20, 23, 26, 30T
8
8
36 / 32
ao
11, 13, 15, 17, 20, 23, 26, 34T
aw
11, 13, 15, 18, 21, 24, 28, 32T
ST-M410 / SL-M410
FH-MC18 / FH-RM40-8
Instalação do desengate traseiro
Ao instalar, tome cuidado para não
deixar que o parafuso de ajuste da
tensão B entre em contato com a
linqüeta de desprendimento, senão
pode ocorrer uma deformação.
Neste estágio, não desmonte ainda
o bloco de alinhamento Pro-Set.
Chave Allen de 5mm
Lingüeta de
Desprendimento
Parafuso de
ajuste de
tensão
Para cada roda dentada, a superfície que contém a
marca de grupo deverá estar voltada para fora e ser
posicionada de forma que a marca do triângulo (
U) de
cada roda dentada e a parte A (onde a ranhura é larga)
do corpo da roda livre estejam alinhados.
Instalação dos pinhões
Operação de câmbio de engrenagem
Ambas as alavancas (A) e (B) sempre retornam à sua posição inicial quando liberadas após
mudar. Ao operar uma das alavancas, certifique-se sempre de rodar simultâneamente o braço da
manivela.
Para mudar de um pinhão pequeno para
um pinhão maior (Alavanca B)
Aperte a alavanca (B) uma vez para mudar um
degrau de um pinhão menor para um pinhão
maior.
Para mudar de um pinhão maior para um
pinhão menor (Alavanca A)
Para mudar somente um degrau, apertar
alavanca (A) para a posição (1). Para mudar
dois degraus de uma vez, apertar para a
posição (2).
1
2
Posição inicial da alavanca (A)
Para a instalação dos pinhões HG, utilize a ferramenta
especial (TL-LR15) para apertar o anel retentor.
Para substituir os pinhões HG, utilize a ferramenta especial
(TL-LR15) e (TL-SR21) para remover o anel retentor.
Torque de aperto:
30 - 50 N·m {300 - 500 kgf·cm}
A ranhura é larga
somente em um
local.
a
c
-
1
4
T
A
Marca U
Eixo de suporte apertando o torque:
8 - 10 N·m {80 - 100 kgf·cm}
Especificações
Desengate traseiro
Engrenagens Nome do grupo Combinações dos dentes
Combinação de dente de roda dentada de chassi
Número do modelo
Engrenagens
Rapidfire Plus
Número do modelo
Engrenagens
Número de furos no raio da roda
Cubo livre
SL-M410
Monte a alavanca do freio numa posição em que não atrapalhe a operação do freio. Não
use em combinações que possam provocar obstrução da operação do freio.
Instalação da alavanca
Utilize punhos de guidão com um diâmetro exterior máximo de 32 mm.
Torque de aperto :
5 N·m {50 kgf·cm}
Torque de aperto :
6 - 8 N·m (60 - 80 kgf·cm)
Chave Allen de 5 mmChave Allen de 5 mm
SL-M410 ST-M410
Tampa interior do furo
Cabo interno
Alavanca (B)
Tampa interior do furo
Comprimento da corrente
Adicione 2 elos (com a corrente engatada tanto
no pinhão maior quanto na roda dentada maior)
Corrente
Roda dentada maiorPinhão maior
3. Conexão e fixação do cabo interno
Acione a alavanca (B) 7 vezes ou mais, e verifique no
indicador se a alavanca está na posição mais baixa.
Em seguida, retire a tampa interior do furo e conecte o
cabo interno.
Instale a tampa interior do furo conforme mostra a
ilustração, girando-a até sentir que prendeu. Não tente girá-
la ainda mais para além do ponto em que prendeu, pois
isso pode danificar o fio da rosca.
Torque de aperto :
0.3 - 0.5 N·m (3 - 5 kgf·cm)
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Após remover o eixo do cubo, faça o mesmo
com o parafuso de fixação do corpo da roda
livre (que fica dentro do corpo da roda livre),
e em seguida recoloque o corpo da roda
livre.
Observação:
Não tente desmontar o corpo da roda
livre, pois isto poderá resultar em uma
falha.
Substituição do corpo da roda livre
Parafuso de fixação do
corpo da roda livre
Chave allen de 10 mm
(TL-WR37)
Corpo da
roda livre
Desmontagem
Montagem
Torque de aperto:
35 -50 N·m {350 - 500 kgf·cm}
Arruela do corpo
da roda livre
FH-MC18 / FH-RM40-8
Número do modelo
Tipo
Engrenagens
Capacidade total
Pinhão maior
Pinhão menor
Diferença em número de dentes da engrenagem dianteira
Ajuste do SIS
Ranhura
1. Regulagem inferior
Gire o parafuso da regulagem inferior de
forma que a polia de guia se desloque para
uma posição diretamente alinhada com o
pinhão maior.
2. Regulagem superior
Vire o pedivela, ao mesmo tempo que puxa o
desengate com a mão a fim de deslocar o mesmo
para a posição superior, e depois gire o parafuso
de regulagem superior de modo a ajustá-lo para
que a polia da guia fique alinhada com a linha
externa do pinhão menor, observando-se por trás.
Vire o pedivela a fim de colocar o desengate na
posição inferior.
Fixe o cabo interno no
descarrilhador tal como
mostrado na ilustração.
Nota: Certifique-se que o cabo
está firmemente na
ranhura.
Bloco de
alinhamento Pro-Set
Instalação da corrente
Instale a corrente com o bloco de alinhamento Pro-Set
ainda aplicado. Após a instalação, retire o bloco de
alinhamento Pro-Set.
Vire o pedivela a fim de colocar o desengate na posição
inferior.
1
1 2
2
Pinhão
maior
Polia de guia
Parafuso da
regulagem inferior
1
2
1 2
Linha externa do
pinhão menor
Polia de guia
Parafuso de
regulagem superior
A cobertura selada com lingüeta e a proteção de
borracha devem ser instaladas no encaixe para
o conduite no quadro
da bicicleta.
Protetor de
borracha
Protetor de
borracha
Cuidado para não dobrar
Encaixe selado com lingüeta
4. Como utilizar o parafuso B de ajuste da tensão
Monte a corrente na roda dentada maior e no
pinhão maior e girar o braço da manivela para
trás. Em seguida gire o parafuso B de ajuste da
tensão para ajustar a polia de guia o mais
próximo possível do pinhão mas não tão
próximo a ponto de encostar. Em seguida, mude
a corrente para o menor pinhão e repeta o
processo acima descrito para ter certeza de que
a polia não encosta no pinhão.
Pinhão maior Pinhão menor
Parafuso B de
ajuste da tensão
Instalação do cabo interno
Enfie o cabo interno na capa externa a partir da extremidade que tem uma marca.
Aplique graxa lubrificante a partir da extremidade que tem a marca, a fim de manter a
eficiência de operação do cabo.
Marca
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto ao
lado que tem a marca. Apãs o corte, arredonde a extremidade
de modo que a parte interior do orifício fique com um diâmetro
uniforme.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta da capa externa que acaba
de ser cortada.
Tampa de
extremidade externa
Anel retentor
Ferramenta
(TL-SR21)
Desmontagem
TL-LR15
SI-0026B-000-06
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Shimano ST-M410 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
Este manual também é adequado para