Shimano BR-M970 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

O mesmo nas partes
frontal e traseira
Para a esquerda
O mesmo nas partes
frontal e traseira
Para a direita
Parte frontal Parte frontal
Para se conseguir o melhor desempenho recomendamos
utilizar a seguinte combinação.
XTR
BL-M970
BR-M970
Alavanca do freio
Série
Freio V-BRAKE
Cabo do freio
Sistema de Freios para Condições Múltiplas
Ao se utilizar este sistema de freio, para além de um
desempenho superior de frenagem em condições de
tempo chuvoso (controle e modulação), o desempenho
dos freios não ficará alterado numa variedade de outras
condições.
39 mm ou mais
Torque de aperto:
6 – 8 N·m {60 – 80 kgf·cm}
Torque de aperto:
6 – 8 N·m {60 – 80 kgf·cm}
Torque de aperto:
5 – 7 N·m
{50 – 70 kgf·cm}
Torque de aperto:
6 – 8 N·m {60 – 80 kgf·cm}
Instruções para o serviço técnico
FORWARD
R
1
2
1 mm 1 mm
1
2
1
2
1 mm
FORWARD
R
FORWARD
R
FORWARD
R
A
Chave Allen de
4 mm
BL-M970
SI-8E40A
Sistema de Freios para
Condições Múltiplas
O sistema de freio M970 está equipado com um parafuso de ajuste
do passo na unidade de enganchamento do cabo na alavanca de
freio BL-M970 os quais permitem que o ciclista altere a relação
entre a pressão exercida na alavanca e a potência realmente
aplicada nos freios.
Se o parafuso de ajuste do passo é deslocado no sentido horário a
força de frenação será aumentada dramaticamente, de modo que
se pode obter um elevado efeito de frenação com apenas um ligeiro
movimento da alavanca. Conseqüentemente, a operação normal de
frenação poderá ocasionar a aplicação de uma força de frenação
maior do que esperada, o que poderá fazer com que a bicicleta caia
para a frente, causando sérias lesões ao ciclista. Para evitar isto
por favor leia as seguintes instruções cuidadosamente antes de
deslocar o parafuso de ajuste do passo no sentido horário.
Após retirar o bloco de ajuste do passo, assegure-se de
que está perfeitamente familiarizado com as novas
características de frenação antes de andar com a
bicicleta, senão a mesma poderá cair para a frente no
caso de você ter que aplicar os freios repentinamente
(por exemplo, no caso de aparecer um veículo).
Com o bloco de ajuste do passo ajustado
(especificações-padrão para embarque)
1)
Poderá se obter uma ampla faixa de força de frenagem a partir
de uma quantidade de força imprimida à alavanca ainda menor
do que descrito em 2) acima, proporcionando o mais alto nível
de desempenho do freio. No entanto, devido ao fato que a força
de frenagem dependerá ainda mais sensivelmente do que em 2)
da força imprimida à alavanca, certifique-se de praticar a
utilização dos freios conforme descrito acima.
Poderá se obter uma ampla faixa de força de frenagem a partir
de uma reduzida força imprimida à alavanca, proporcionando um
alto nível de desempenho do freio.
No entanto, se os freios forem operados subitamente, haverá o
perigo da bicicleta cair para a frente. Após a remoção o bloco de
ajuste do passo e de deslocar o parafuso de ajuste do passo no
sentido horário, treine com a bicicleta primeiramente a uma
velocidade inferior a 10 km/h, aplicando os freios repetidamente
de modo a sentir a diferença entre as características de
frenagem. Os iniciantes deverão ser particularmente cuidadosos.
2)
3)
Parafuso de ajuste do
passo
Parafuso de ajuste do
passo
Parafuso de ajuste do
passo
Bloco de ajuste do passo
Com o bloco de ajuste do passo removido e o
parafuso de ajuste do passo apertado na posição
apresentada na ilustração.
Com o parafuso de ajuste do passo apertado ao
máximo
Centro
Informações gerais de segurança
Informações de segurança para Shimano
BR-M970
Utilize o freio V-BRAKE tipo BR-M970 com SERVO WAVE
ACTION e alavancas ajustáveis compatíveis com o freio
V-BRAKE, como por exemplo as alavancas de freio tipo
BL-M970.
Substituição da sapata de cartucho
Remova o pino de fixação da sapata e deslize a sapata ao
longo da ranhura para removê-la do suporte da sapata.
1.
Existem dois tipos diferentes de sapatas e de suportes de
sapata a serem utilizados nas posições esquerda e direita,
respectivamente. Introduza as novas sapatas nas
ranhuras dos suportes de sapata, verificando ao mesmo
tempo as direções corretas e as posições dos orifícios dos
pinos.
2.
A inserção do pino de fixação da sapata é muito
importante para manter a sapata corretamente fixada no
seu lugar.
3.
Arruela A
Arruela A
Elo de fixação da sapata
Porca de fixação
da sapata
Arruela
Enquanto segura a sapata contra o aro, ajuste a saliência
da sapata trocando a arruela B (grossa ou fina) de
maneira que a dimensão A mantenha-se a 39 mm ou
mais.
Arruela B (fina)
Arruela B (grossa)
2.
Pressione a alavanca do freio até ao fundo cerca de 10
vezes e verifique se tudo está funcionando corretamente e
se a folga da sapata está correta antes de utilizar os freios.
6.
3.
4.
5.
Chave Allen de 5 mm
Guia do cabo interno
Chave Allen de 5 mm
Ajuste o equilíbrio com os parafusos de ajuste de tensão
da mola.
Pressione cerca
de 10 vezes
Pino de fixação da sapata
Sapata
SapataSapata
Pino de fixação
da sapata
Pino de fixação
da sapata
Instalação da alavanca de freio
Utilize uma chave Allen de 4 mm para instalar a alavanca de
freio. Encaixe a chave Allen de 4 mm de modo que entre o
mais possível na cabeça do parafuso.
Instalação do freio V-BRAKE
1.
Orifício da
mola
Pino tampa
Parafuso de
instalação
Arruela
Chave Allen de 5 mm
Ao mesmo tempo que você aperta a sapata contra o aro
da roda, aperte a porca de fixação da sapata.
Se você usa um guidão de
carbono, pode ser
necessário diminuir o torque
de aperto para evitar causar
danos ao guidão. Consulte o
fabricante da bicicleta ou do
guidão, em relação ao nível
adequado de torque
de aperto para o
guidão de carbono.
B C
B
+
C
=
2 mm
Parafuso de ajuste
da tensão da mola
Parafuso de ajuste
da tensão da mola
FORWARD
FORWARD
R
R
FORWARD
FORWARD
L
L
Direção da
inserção da
sapata
Insira o pino tampa do corpo do freio no orifício central da
mola na saliência de montagem do quadro e em seguida
fixe o corpo do freio ao quadro por meio do parafuso de
instalação.
Passe o cabo interno através do guia do cabo interno e
então, após ajustar de modo que o total das folgas entre
as sapatas esquerda e direita e o aro seja de 2 mm,
aperte o parafuso de fixação do cabo.
Nota: As especificações estão sujeitas a alterações para
aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese. B)
– Para evitar ferimentos graves:
O uso indevido do sistema de freios da sua bicicleta pode resultar
em perda de controle ou acidente, o que poderia causar um
ferimento grave. Devido ao fato de cada bicicleta comportar-se
diferentemente, certifique-se de aprender a técnica adequada de
frenagem (inclusive a pressão na alavanca de freio e características
de controle da bicicleta) para a sua bicicleta. Consulte o seu
revendedor de bicicletas e o manual do proprietário e treine as
técnicas de andar e frear.
Os freios projetados para serem usados como freios traseiros não
devem ser usados como freios dianteiros.
Obtenha e leia cuidadosamente as respectivas Instruções de
Serviço antes de instalar as peças. Peças frouxas, gastas ou
danificadas poderão causar ferimentos graves para o ciclista.
Recomendamos fortemente que se use somente peça de reposição
autêntica da Shimano.
Cuidado para não deixar que óleo ou graxa sujem o rotor ou as
sapatas do freio. Se algum óleo ou graxa sujarem as sapatas, elas
deverão ser substituídas, do contrário, os freios poderão não
funcionar corretamente.
Verifique o cabo do freio por ferrugem e desgaste e substitua o
cabo imediatamente se algum destes problemas forem
encontrados.
Se isto não for feito, os freios poderão não funcionar corretamente.
Sempre esteja seguro de que os freios dianteiro e traseiro estejam
funcionando corretamente antes de andar na bicicleta.
A distância de frenagem necessária será maior em tempo chuvoso.
Reduza a velocidade e acione os freios mais cedo e levemente.
Se a superfície de rodagem estiver molhada, os pneus irão derrapar
com mais facilidade. Se os pneus derraparem, você poderá cair da
bicicleta. Para evitar quedas, reduza a velocidade e acione os freios
mais cedo e levemente.
Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
ADVERTÊNCIA
Utilizando estes freios e as alavancas de freio no conjunto
recomendado, você terá a eficiência ideal do Sistema de Freios
para Condições Múltiplas.
Se as sapatas do freio estiverem desgastadas até que as ranhuras
não estejam mais visíveis, elas devem ser substituídas.
As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
No caso de quaisquer questões relativas ao método de uso ou
manutenção, é favor contatar o local de compra.
NOTA:
– Para evitar ferimentos graves:
ADVERTÊNCIA
Utilize punhos de
guidão com um
diâmetro externo
máximo de 32 mm.
Suporte da
sapata
Suporte da
sapata
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Shimano BR-M970 Service Instructions

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Este manual também é adequado para