KTM SX-E 5 2020 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2021
SXE 5
Art. n.º 3214207pt
CARO CLIENTE DA KTM
*3214207pt*
3214207pt
05/2020
CARO CLIENTE DA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. Agora é o proprietário de um veículo
desportivo e moderno que, com a manutenção adequada, irá proporcionar a si e ao seu filho alegria por muito
tempo.
Queremos desejar ao seu filho uma condução sempre segura e agradável!
Por favor introduza os números de série do seu veículo.
Número de identificação do veículo ( V. 14) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 14)
Ler atentamente o manual de instruções, manusear o veículo sempre com cuidado e, em caso de dúvida, entrar
em contacto com uma oficina KTM autorizada.
Este manual de instruções funciona como manual técnico, esclarece aspetos de segurança importantes e fornece
um resumo sobre as funções mais importantes. Este manual de instruções destina-se apenas a clientes privados.
Este manual de instruções não se destina a profissionais.
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última atualização desta série. Não são, con-
tudo, de excluir pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM Sportmotorcycle GmbH reserva-se o direito de
efetuar alterações ou de abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências,
construções, modelos e semelhantes sem aviso prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se
também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais e ainda de cessar o fabrico de um
determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibilidades de
entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos
ilustrados contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da
entrega.
© 2020 KTM Sportmotorcycle GmbH, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reimpressão, mesmo que parcial, bem como a reprodução de qualquer tipo apenas pode ser efetuada com auto-
rização por escrito do autor.
ISO 9001(12 100 6061)
Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza pro-
cessos de certificação de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM Sportmotorcycle GmbH
Stallhofnerstraße 3
5230 Mattighofen, Áustria
Este documento é válido para os seguintes modelos:
SXE 5 (F3001U6)
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
2
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO .......................... 5
1.1 Símbolos utilizados ............................ 5
1.2 Formatações utilizadas ....................... 5
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA ....................... 6
2.1 Definição da aplicação - utilização
adequada.......................................... 6
2.2 Utilização errada................................ 6
2.3 Indicações/Avisos............................... 6
2.4 Graus dos perigos............................... 6
2.5 Aviso contra manipulações.................. 7
2.6 Funcionamento seguro........................ 7
2.7 Queda ou acidente ............................. 8
2.8 Vestuário de proteção ......................... 8
2.9 Trabalhos no veículo, motor e
acumulador de iões de lítio ................. 8
2.10 Ambiente .......................................... 9
2.11 Manual de instruções ......................... 9
2.12 Perigo de incêndio ............................. 9
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES ....................... 10
3.1 Garantia do fabricante, garantia
legal ............................................... 10
3.2 Equipamentos, meios auxiliares......... 10
3.3 Peças sobresselentes, acessórios ....... 10
3.4 Serviço ........................................... 10
3.5 Ilustrações ...................................... 10
3.6 Assistência a clientes ....................... 10
3.7 Alimentação de tensão ..................... 11
3.8 Funcionamento a baixas
temperaturas ................................... 11
4 VISTA DO VEÍCULO..................................... 12
4.1 Vista do veículo, de frente, do lado
esquerdo (apresentação simbólica) .... 12
4.2 Vista do veículo do lado direito
traseiro (apresentação simbólica)....... 13
5 NÚMEROS DE SÉRIE.................................. 14
5.1 Número de identificação do veículo ... 14
5.2 Placa de dados ................................ 14
5.3 Número do motor............................. 14
5.4 Número de artigo da forqueta............ 14
5.5 Número de artigo do amortecedor...... 15
5.6 Número de identificação da bateria ... 15
6 COMANDOS................................................ 16
6.1 Alavanca do travão de mão................ 16
6.2 Punho do acelerador......................... 16
6.3 Botão de ligar/desligar ...................... 16
6.4 Interruptor magnético no guiador....... 16
6.5 Interruptor magnético por baixo do
assento ........................................... 17
6.6 Pedal do travão................................ 17
6.7 Suporte de plug-in ........................... 18
6.8 Ficha de diagnóstico ........................ 18
7 ELEMENTO MULTIFUNÇÕES....................... 19
7.1 Elemento multifunções..................... 19
7.2 Botão do modo de condução ............. 19
7.3 Indicação do modo de condução........ 20
7.4 Luz indicadora de erro de
funcionamento................................. 20
7.5 Indicação do estado de carga ............ 20
7.6 Redução da potência........................ 21
8 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO............. 22
8.1 Indicações para a primeira colocação
em funcionamento ........................... 22
9 INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO...................... 24
9.1 Trabalhos de controlo e de cuidado
antes de cada colocação em
funcionamento................................. 24
9.2 Dar arranque ao veículo .................... 24
9.3 Arrancar.......................................... 25
9.4 Desacelerar ..................................... 25
9.5 Recuperação ................................... 26
9.6 Parar, estacionar.............................. 26
9.7 Transporte....................................... 27
10 PLANO DE SERVIÇO ................................... 28
10.1 Informações adicionais..................... 28
10.2 Trabalhos obrigatórios ...................... 28
10.3 Trabalhos recomendados .................. 29
11 AFINAÇÃO DO CHASSIS.............................. 30
11.1 Controlar a regulação original do
chassis em relação ao peso do
condutor ......................................... 30
11.2 Suspensão pneumática XACT 5235 ... 30
11.3 Amortecimento em compressão do
amortecedor .................................... 31
11.4 Regular o amortecimento em
compressão Lowspeed do
amortecedor .................................... 31
11.5 Regular o amortecimento em
compressão Highspeed do
amortecedor .................................... 32
11.6 Regular o amortecimento em
extensão do amortecedor .................. 32
11.7 Determinar a medida da roda
traseira sem carga............................ 33
11.8 Controlar o SAG estático do
amortecedor .................................... 34
11.9 Controlar o SAG do amortecedor........ 34
11.10 Regular a pré-tensão da mola do
amortecedor ................................. 35
11.11 Regular o SAG ............................. 36
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
3
11.12 Controlar a regulação original da
forqueta.......................................... 36
11.13 Ajustar a pressão de ar da forqueta.... 37
11.14 Regular o amortecimento em
extensão da forqueta ........................ 38
11.15 Posição do guiador........................... 39
11.16 Regular a posição do guiador ......... 39
12 ALTURA DO ASSENTO ................................ 41
12.1 Possibilidades de regulação da
altura do assento ............................. 41
12.2 Regular a altura do assento através
do amortecedor ............................ 41
12.3 Regular a altura do assento através
da forqueta .................................. 42
12.4 Regular a altura do assento através
do quadro .................................... 43
13 TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ....... 46
13.1 Elevar a moto com o suporte de
elevação.......................................... 46
13.2 Retirar a moto do suporte de
elevação.......................................... 46
13.3 Purgar as pernas da forqueta............. 46
13.4 Limpar os foles contra o das
pernas da forqueta ........................... 47
13.5 Desmontar a proteção da forqueta ..... 47
13.6 Montar a proteção da forqueta........... 48
13.7 Desmontar as pernas da forqueta ... 48
13.8 Montar as pernas da forqueta ........ 48
13.9 Desmontar a coroa inferior da
forqueta ...................................... 49
13.10 Montar a coroa inferior da
forqueta ...................................... 50
13.11 Controlar a folga do rolamento da
cabeça de direção ............................ 52
13.12 Regular a folga do rolamento da
cabeça de direção ........................ 53
13.13 Lubrificar o rolamento da cabeça de
direção ........................................ 54
13.14 Desmontar a placa porta-número ....... 54
13.15 Montar a placa porta-número ............ 54
13.16 Desmontar o guarda-lamas
dianteiro ......................................... 55
13.17 Montar o guarda-lamas dianteiro ....... 55
13.18 Desmontar o amortecedor .............. 55
13.19 Montar o amortecedor ................... 56
13.20 Retirar o banco................................ 56
13.21 Montar o assento ............................. 56
13.22 Controlar a sujidade da corrente ........ 57
13.23 Limpar a corrente............................. 57
13.24 Controlar a tensão da corrente........... 58
13.25 Regular a tensão da corrente............. 59
13.26 Controlar a corrente, a coroa
dentada, o pinhão do motor e a guia
da corrente...................................... 59
13.27 Regular a guia da corrente ............. 62
13.28 Controlar o chassis ....................... 62
13.29 Controlar o braço oscilante ............ 62
13.30 Controlar o punho ............................ 63
14 SISTEMA DE TRAVÕES ............................... 64
14.1 Controlar a folga da alavanca do
travão de mão.................................. 64
14.2 Regular a folga da alavanca do
travão de mão.................................. 64
14.3 Regular a posição inicial da alavanca
do travão de mão ............................. 64
14.4 Controlar os discos dos travões.......... 65
14.5 Controlar o nível do líquido do travão
da roda dianteira.............................. 66
14.6 Atestar de líquido do travão da roda
dianteira ...................................... 67
14.7 Controlar as pastilhas dos travões da
roda dianteira .................................. 68
14.8 Substituir as pastilhas do travão da
roda dianteira .............................. 68
14.9 Controlar o curso em vazio do pedal
do travão......................................... 71
14.10 Regular o curso livre no pedal do
travão .......................................... 71
14.11 Regular a posição inicial do pedal do
travão .......................................... 72
14.12 Controlar o nível do líquido do travão
da roda traseira................................ 73
14.13 Atestar o líquido do travão da roda
traseira ........................................ 73
14.14 Controlar as pastilhas do travão da
roda traseira .................................... 75
14.15 Substituir as pastilhas do travão da
roda traseira ................................ 75
15 RODAS, PNEUS.......................................... 79
15.1 Desmontar a roda dianteira ............ 79
15.2 Montar a roda dianteira ................. 79
15.3 Desmontar a roda traseira .............. 80
15.4 Montar a roda traseira ................... 81
15.5 Controlar o estado dos pneus............. 82
15.6 Controlar a pressão dos pneus ........... 83
15.7 Controlar a tensão dos raios .............. 83
16 POWERPACK LV, CARREGADOR .................. 85
16.1 Vista geral do carregador................... 85
16.2 Instalar o carregador......................... 85
16.3 Carregar o Powerpack LV .................. 86
17 ARREFECIMENTO....................................... 90
17.1 Arrefecimento.................................. 90
18 LIMPEZA, MANUTENÇÃO............................ 91
18.1 Limpar a moto ................................. 91
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
4
19 ARMAZENAMENTO ..................................... 93
19.1 Armazenamento............................... 93
19.2 Colocação em funcionamento após o
armazenamento ............................... 93
20 DETEÇÃO DE AVARIAS................................ 94
21 DADOS TÉCNICOS ...................................... 96
21.1 Motor.............................................. 96
21.2 Chassis ........................................... 96
21.3 Sistema elétrico............................... 97
21.4 Pneus ............................................. 97
21.5 Forqueta ......................................... 97
21.6 Amortecedor.................................... 98
21.7 Binários de aperto do chassis............ 98
22 COMBUSTÍVEIS........................................ 101
23 MEIOS AUXILIARES.................................. 102
24 NORMAS.................................................. 103
25 ÍNDICE DE PALAVRAS TÉCNICAS .............. 104
26 ÍNDICE DE ABREVIATURAS....................... 105
27 ÍNDICE DE SÍMBOLOS .............................. 106
27.1 Símbolos amarelos e laranja............ 106
ÍNDICE REMISSIVO.......................................... 107
MEIOS DE APRESENTAÇÃO 1
5
1.1 Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reação esperada (por exemplo, de um passo de trabalho ou de uma função).
Identifica uma reação inesperada (por exemplo, de um passo de trabalho ou de uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos
especializados e compreensão técnica. No interesse da segurança do seu filho mande estes
trabalhos serem efetuados por uma oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será
submetida a um tratamento ideal realizado por pessoal qualificado e com a ferramenta especial
necessária.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
Identifica uma secção com informações ou dicas adicionais.
Identifica o resultado de um passo de verificação.
Identifica a conclusão de uma atividade, incluindo eventuais retificações.
Identifica uma medição de tensão.
Identifica uma medição de corrente.
1.2 Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
Palavras sublinhadas Remetem para pormenores técnicos do veículo ou identificam termos téc-
nicos explicados no índice de termos técnicos.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA
6
2.1 Definição da aplicação - utilização adequada
Este veículo é concebido e construído de forma a estar à altura das exigências padrão de uma utilização regular
em corridas se o peso máximo do condutor não for excedido.
Info
Este veículo deve ser exclusivamente utilizado em percursos vedados fora das estradas públicas.
Utilizar o acumulador de iões de lítio exclusivamente no veículo.
2.2 Utilização errada
Utilizar o veículo apenas de acordo com as determinações.
No caso de utilização inadequada podem ocorrer perigos para as pessoas, o material e o meio ambiente.
Qualquer utilização do veículo para além da utilização adequada e da definição da aplicação constitui uma utili-
zação errada.
A utilização errada também abrange a utilização de combustíveis e lubrificantes que não cumprem as especifica-
ções exigidas para a respetiva utilização.
2.3 Indicações/Avisos
É imprescindível que respeite as indicações/avisos indicados.
Info
No veículo estão afixados diversos autocolantes com indicações/avisos. Não remova nenhum deste autoco-
lantes de indicações/avisos. Se estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por
isso, sofrer ferimentos.
2.4 Graus dos perigos
Aviso
Indicação para um perigo que pode causar a morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam
tomadas as devidas precauções.
Atenção
Indicação para um perigo que pode causar ferimentos leves, caso não sejam tomadas as devidas precau-
ções.
Nota
Indicação para um perigo que causa danos a máquina ou material, caso não sejam tomadas as devidas precau-
ções.
Aviso
Indicação para um perigo que causa danos ambientais, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 2
7
2.5 Aviso contra manipulações
No veículo não podem ser realizadas alterações mecânicas, elétricas ou eletrónicas, pois, caso contrário, o funcio-
namento seguro não pode ser garantido.
Exemplos de manipulações e alterações inadmissíveis:
1 Abrir o acumulador de iões de lítio (Powerpack LV) ou o motor.
2 Utilizar o veículo ou o acumulador de iões de lítio num estado de manutenção incorreto.
3 Utilizar o veículo ou o acumulador de iões de lítio fora da definição de utilização.
4 Utilizar um acumulador de iões de lítio danificado.
2.6 Funcionamento seguro
Aviso
Perigo de acidenteA falta de aptidão física ou psíquica da criança representa um grande risco.
As crianças não conseguem, muitas vezes, avaliar ou detetar os perigos.
O seu filho tem de saber andar de bicicleta.
O seu filho tem de conseguir levantar o veículo sozinho após uma queda.
O seu filho tem de compreender que as indicações dadas por si ou por outra pessoa que o esteja a
supervisionar têm de ser cumpridas.
Alertar o seu filho no sentido de que ele não pode, sob condições alguma, conduzir o veículo sem
uma pessoa que o supervisione.
Certificar-se de que o modo de condução está adaptado à habilidade de condução da sua criança e às
condições ambientais.
Se necessário, bloqueie o modo de condução removendo o interruptor magnético por baixo do
assento.
Não exigir nada do seu filho que para além das suas capacidades.
Considerar a participação numa competição apenas quando estiverem reunidas as condições, a téc-
nica e a motivação necessárias.
Deixar o seu filho conduzir o veículo apenas se ele tiver as capacidades físicas e psíquicas necessá-
rias.
Aviso
Perigo de queimaduraAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não tocar em quaisquer peças como motor, acumulador de iões de lítio, amortecedor ou sistema de
travões antes de as respetivas peças do veículo arrefecerem.
Deixar as peças do veículo arrefecer antes de efetuar trabalhos.
Este veículo é uma motorizada elétrica de baixa tensão. Por isso, respeitar algumas indicações de segurança e de
conservação resultantes da utilização de um motor elétrico.
Se o punho do acelerador for fechado e nenhuma recuperação ( V. 26) estiver ativada, o veículo continua a
rolar sem grande desaceleração. A velocidade reduz-se de acordo com o atrito ao rolamento e a resistência aerodi-
nâmica.
Visto este veículo não possuir uma caixa de velocidades, a embraiagem foi suprimida.
Como num acionamento convencional com motor de combustão, a temperatura de funcionamento sobe de acordo
com a utilização, a temperatura ambiente e o grau de sujidade das superfícies de refrigeração. Se a temperatura
do motor, do acumulador de iões de lítio ou sistema eletrónico exceder a temperatura de funcionamento admissí-
vel, a potência é substancialmente reduzida. Assim, o sistema protege-se contra danos causados por sobreaqueci-
mento. Se uma redução da potência estiver iminente, a indicação do modo de condução ativo pisca. Se a redução
da potência estiver ativa, todas as três indicações do modo de condução acendem. Assim que todos os compo-
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA
8
nentes alcançarem novamente a temperara de funcionamento normal, toda a potência do sistema volta a estar
disponível após um rearranque.
Utilizar o veículo apenas se este apresentar um estado técnico impecável e de acordo com a utilização prevista,
respeitando as normas ambientais e de segurança.
Mandar imediatamente eliminar as avarias que comprometam a segurança numa oficina KTM autorizada.
Observar os autocolantes com indicações/avisos que se encontram no veículo.
2.7 Queda ou acidente
Se o veículo estiver deitado de lado, o veículo comuta após cinco segundos do estado pronto a funcionar para o
estado operacional. Para voltar a comutar o veículo para o estado pronto a funcionar, endireitar o veículo e fechar
o punho do acelerador para além da posição inicial.
Após uma queda ou acidente, controlar o veículo como antes de cada colocação em funcionamento.
2.8 Vestuário de proteção
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de proteção em falta ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Certificar-se de que o seu filho utiliza sempre vestuário de proteção adequado como capacete, botas,
luvas, bem como calças e casaco com protetores em todas as viagens.
Certificar-se de que o seu filho usa sempre vestuário de proteção em bom estado e em conformidade
com os requisitos legais.
Quando conduzir uma moto, ser um exemplo para o seu filho e utilizar também vestuário de proteção
adequado.
2.9 Trabalhos no veículo, motor e acumulador de iões de lítio
Aviso
Perigo de ferimentosDurante os trabalhos em componentes que conduzem tensão, existe o perigo de
choque elétrico.
Os trabalhos em componentes que conduzem tensão requerem formações, qualificações e ferramentas
especiais.
Todos os trabalhos que não estão descritos e explicados devem ser exclusivamente realizados por téc-
nicos KTM qualificados.
Nunca abrir o motor elétrico nem o acumulador de iões de lítio (Powerpack LV).
Aviso
Perigo de ferimentosMesmo no estado pronto a funcionar, o veículo continua a ser muito silencioso.
O veículo começa a rolar de forma descontrolada se, durante os trabalhos no veículo, tocar acidental-
mente no punho do acelerador.
Certificar-se de que o veículo está desligado através do botão de ligar/desligar e permanece desligado
antes de iniciar qualquer tipo de trabalho no veículo.
Remover o interruptor magnético da receção antes de iniciar os trabalhos no veículo.
Durante a realização dos trabalhos no veículo, proteger o veículo contra o acesso de pessoas não auto-
rizadas.
INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 2
9
2.10 Ambiente
Se respeitar os direitos das outras pessoas e utilizar o veículo de forma responsável no âmbito da legalidade, está
a garantir o futuro do motociclismo e a evitar a maioria dos conflitos e problemas.
Ao eliminar óleo usado, outros combustíveis e meios auxiliares, bem como peças usadas, observe as respetivas
leis e diretivas em vigor no seu país.
Durante a eliminação do acumulador de iões de lítio (Powerpack LV), cumprir as respetivas leis e disposições do
seu país.
O concessionário KTM autorizado assegura uma eliminação gratuita e ecológica do Powerpack LV.
Na medida em que as motos não estão sujeitas à diretiva da UE relativa ao tratamento dos veículos em fim de
vida útil, não existe qualquer regulamentação legal para a eliminação de uma moto em fim de vida útil. O seu
concessionário KTM autorizado terá todo o gosto em ajudá-lo.
Os aparelhos elétricos como, por exemplo, carregadores não podem ser eliminados através do lixo doméstico.
Os aparelhos elétricos têm de ser eliminados através dos respetivos centros de recolha. Para mais informações,
entrar em contacto com o seu município ou concessionário KTM autorizado.
2.11 Manual de instruções
Leia obrigatoriamente todo este manual de instruções com atenção antes da sua criança conduzir a moto pela pri-
meira vez. O manual de instruções contém muitas informações e sugestões que irão facilitar a si e à sua criança
a utilização, o manuseamento e a manutenção da sua moto. desta forma é que ficará a saber como adaptar o
veículo da melhor forma e como poderá proteger-se a si e à sua criança contra ferimentos.
Guarde o manual de instruções num local de fácil acesso para que o possa consultar a qualquer momento em
caso de necessidade.
Caso pretenda obter mais informações sobre o veículo ou se surgirem dúvidas durante a leitura do manual, dirija-
se a um concessionário KTM autorizado.
O manual de instruções faz parte integrante do veículo e, caso o veículo seja vendido, deve ser entregue ao novo
proprietário.
O manual de instruções está também disponível para download junto do seu concessionário autorizado KTM e na
página web da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
2.12 Perigo de incêndio
Aviso
Perigo de incêndioOs acumuladores de iões de lítio não representam perigo de incêndio.
Devido a um dano mecânico muito grande pode ocorrer um curto-circuito dentro das células e, como
consequência, uma ignição espontânea.
Contactar imediatamente a assistência a clientes KTM se o acumulador de iões de lítio estiver grave-
mente danificado.
Em caso de acumulador de iões de lítio (Powerpack LV) intato, não existe um risco de incêndio especial para o
veiculo.
Se, no entanto, o veículo incendiar-se, informar os respetivos bombeiros de que está a arder um veículo elétrico
com acumulador de iões de lítio.
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES
10
3.1 Garantia do fabricante, garantia legal
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efetuados exclusivamente por uma oficina KTM autorizada
e confirmados em KTM Dealer.net pois, caso contrário, perde-se o direito à garantia. Em caso de danos e danos
consequenciais que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo, perde-se o direito à garantia
do fabricante.
3.2 Equipamentos, meios auxiliares
Utilizar os combustíveis e meios auxiliares (por ex., combustíveis e lubrificantes) indicados no manual de instru-
ções e de acordo com as especificações.
3.3 Peças sobresselentes, acessórios
Para a segurança da sua criança, utilize apenas peças sobresselentes e acessórios autorizados e/ou recomendados
pela KTM e mande-os montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade
pela utilização de outros produtos e danos que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parênteses junto das respetivas descrições. O
seu concessionário KTM terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts atuais do seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
3.4 Serviço
A condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento
dos trabalhos de serviço, de conservação e de regulação referidos no manual de instruções. Uma afinação errada
do chassis pode provocar danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização do veículo em condições difíceis como, p. ex., areia, percursos/terrenos molhados ou enlameados
pode provocar um desgaste nitidamente acrescido em componentes, como a transmissão, os sistemas de travões
ou os componentes do amortecedor. Por isso, poderá ser necessário um controlo ou substituição das peças antes
de estas atingirem o próximo intervalo de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui significativa-
mente para o aumento da vida útil da sua moto.
Em intervalos de quilometragem e de tempo, o primeiro intervalo que ocorre é crucial.
3.5 Ilustrações
As ilustrações apresentadas no manual contêm, por vezes, equipamentos especiais.
Para facilitar a apresentação e a explicação, algumas peças podem estar desmontadas ou não estar ilustradas.
Nem sempre é imprescindível uma desmontagem para a respetiva descrição. Tenha em atenção as indicações
apresentadas no texto.
3.6 Assistência a clientes
Caso tenha perguntas sobre o veículo e a KTM, o seu concessionário autorizado KTM estará ao seu dispor.
Poderá encontrar a lista dos concessionários autorizados KTM no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
INDICAÇÕES IMPORTANTES 3
11
3.7 Alimentação de tensão
M01613-10
No veículo está montado um acumulador de iões de lítio
1
(Powerpack LV).
O Powerpack LV alimenta o motor elétrico
2
e o elemento multifunções
3
com tensão.
O Powerpack LV encontra-se fixamente aparafusado ao quadro e motor.
3.8 Funcionamento a baixas temperaturas
Para poupar o Powerpack LV, o controlo do motor reduz a potência em caso de temperaturas baixas dos compo-
nentes.
Se a temperatura do Powerpack LV for demasiado baixa, a indicação do modo de condução ativo pisca. O veículo
pode ser utilizado sem problemas. O Powerpack LV não é danificado devido à redução da potência.
O Powerpack LV aquece durante o funcionamento do veículo. Se a temperatura do Powerpack LV exceder um
valor-limite, após um rearranque do veículo, toda a potência volta a estar disponível.
4 VISTA DO VEÍCULO
12
4.1 Vista do veículo, de frente, do lado esquerdo (apresentação simbólica)
M01690-10
1
Interruptor magnético no guiador ( V. 16)
2
Fecho rápido do assento
3
Apoio para o suporte de plug-in
4
Tomada de carregamento
VISTA DO VEÍCULO 4
13
4.2 Vista do veículo do lado direito traseiro (apresentação simbólica)
M01691-10
1
Fecho rápido do assento
2
Elemento multifunções ( V. 19)
3
Interruptor magnético no guiador ( V. 16)
4
Punho do acelerador ( V. 16)
5
Alavanca do travão de mão ( V. 16)
6
Número de identificação do veículo ( V. 14)
7
Botão de ligar/desligar ( V. 16)
8
Pedal do travão ( V. 17)
9
Vidro de inspeção do líquido dos travões atrás
5 NÚMEROS DE SÉRIE
14
5.1 Número de identificação do veículo
401945-10
O número de identificação do veículo
1
está gravado no lado
direito da cabeça da direção.
5.2 Placa de dados
402154-10
A placa de dados
1
encontra-se na parte da frente do tubo do
chassis.
5.3 Número do motor
H03863-10
O número do motor
1
encontra-se no lado direito do motor, por
baixo do Powerpack LV.
5.4 Número de artigo da forqueta
401947-10
O número de artigo da forqueta
1
está gravado no lado exterior
do punho do garfo.
NÚMEROS DE SÉRIE 5
15
5.5 Número de artigo do amortecedor
H01186-10
O número de artigo do amortecedor
1
está gravado na parte infe-
rior do amortecedor, no lado direito.
5.6 Número de identificação da bateria
M01631-10
O número de identificação da bateria (BIN)
1
encontra-se num
autocolante afixado no Powerpack LV.
6 COMANDOS
16
6.1 Alavanca do travão de mão
M01656-10
A alavanca do travão de mão
1
está colocada no lado direito do
guiador.
Com a alavanca do travão de mão aciona-se o travão da roda dian-
teira.
6.2 Punho do acelerador
M01656-11
O punho do acelerador
1
está colocado no lado direito do guia-
dor.
Após a ativação, o veículo não reage imediatamente ao punho do
acelerador para evitar acelerações acidentais.
O punho do acelerador tem de ser fechado para além da posição
inicial para ativar a resposta do acelerador.
depois deste procedimento é que o veículo comuta para o
estado pronto a funcionar.
6.3 Botão de ligar/desligar
M01673-10
O botão de ligar/desligar
1
encontra-se montado no lado direito
do Powerpack LV.
Estados possíveis
Desligar o veículo Neste estado de funcionamento, o veículo
está desativado.
Veículo operacional Neste estado de funcionamento, o veí-
culo está ativado.
6.4 Interruptor magnético no guiador
M01657-10
A receção do interruptor magnético vermelho
1
está colocada no
lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Interruptor magnético montado no guiador Se o interrup-
tor magnético estiver montado no guiador, o veículo pode ser
ativado e conduzido.
Interruptor magnético removido do guiador Se o interrup-
tor magnético estiver removido do guiador, o veículo não pode
ser ativado ou conduzido.
COMANDOS 6
17
Aviso
Perigo de ferimentosSe o interruptor magnético permane-
cer na receção após uma queda, o veículo não é imediata-
mente desativado.
Certificar-se de que o laço do interruptor magnético
está bem preso ao vestuário de proteção ou pulso de
forma a separar o interruptor magnético da receção em
caso de queda.
Se o interruptor magnético vermelho montado no guiador for sepa-
rado da receção, por exemplo, em caso de queda, o veículo é desa-
tivado.
Através da remoção do interruptor magnético vermelho do guiador,
o veículo pode ser rapidamente desativado qualquer que seja o
estado de funcionamento.
O interruptor magnético vermelho no
guiador não pode ser trocado pelo
interruptor magnético cinzento localizado por baixo do assento
( V. 17).
6.5 Interruptor magnético por baixo do assento
M01674-10
A receção do interruptor magnético cinzento
1
está colocada por
baixo do assento.
Através da remoção do interruptor magnético cinzento por baixo do
assento consegue-se evitar que o modo de condução seja alterado.
O bloqueio do modo de condução é recomendado se ainda não
existir prática suficiente para conduzir a moto num modo de con-
dução mais alto com maior potência e binário.
Estados possíveis
Interruptor magnético montado por baixo do assento Se o
interruptor magnético por baixo do assento estiver montado, o
modo de condução pode ser alterado.
Interruptor magnético removido Se o interruptor magné-
tico por baixo do assento estiver removido, o modo de condu-
ção não pode ser alterado.
O interruptor magnético cinzento por baixo
do assento não pode ser trocado pelo
interruptor magnético vermelho localizado no guiador
( V. 16).
6.6 Pedal do travão
H03810-10
O pedal do travão
1
encontra-se posicionado antes do apoio para
o do lado direito.
Com o pedal do travão aciona-se o travão da roda traseira.
6 COMANDOS
18
6.7 Suporte de plug-in
402581-10
O apoio para o suporte de plug-in
1
encontra-se no quadro no
lado esquerdo do veículo.
O suporte de plug-in serve para estacionar a moto.
Info
Antes de arrancar remover o suporte de plug-in.
6.8 Ficha de diagnóstico
H03809-01
A ficha de diagnóstico
1
encontra-se sob o assento.
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KTM SX-E 5 2020 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
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