Sony DTC-ZE700 Instruções de operação

Categoria
Toca-fitas
Tipo
Instruções de operação
2
P
ADVERTÊNCIA
Para evitar o risco de incêndio
ou de choque eléctrico, não
exponha o aparelho à chuva
nem à humidade.
Para evitar descargas
eléctricas, não abra o
aparelho. Solicite assistência
somente a técnicos
especializados.
Bem-vindo ao
mundo digital!
Agradecemos-lhe pela aquisição do
Deck de Cassetes de Áudio Digital da
Sony. Antes de utilizar o aparelho, leia
atentamente este manual e guarde-o
para futuras consultas.
O DTC-ZE700 possui as seguintes
características:
Conversores lineares de alta
densidade
Um conversor A/D a pulso que
proporciona uma qualidade de som
elegante e cristalina, além de uma
distorção cruzada teoricamente igual
a zero; um conversor D/A com filtro
digital recentemente desenvolvido e
formato de alimentação avançada
total que reduz ruídos de quantização
na banda audível, expandindo, assim,
a gama de expressão espacial.
Função SBM (Super Mapeamento de
Bits) (consulte a página 21)
Sistema de gestão de cópias em série
(consulte a página 22)
Três frequências de amostragem (48
kHz; 44,1 kHz; 32 kHz)
Gravação e reprodução no modo de
reprodução prolongada
Gravação analógica a 44,1 kHz
Subcódigos
IDs de início, números de memória e
outros subcódigos inscritos na fita
possibilitam-lhe a localização rápida
de faixas.
Tampa do compartimento de cassete
transparente
Uma tampa transparente no
compartimento de cassete permite-lhe
observar as operações da fita durante
a reprodução e a gravação.
Acerca deste manual
As instruções neste manual destinam-se
ao DTC-ZE700.
Convenções
As instruções neste manual descrevem
os controlos no deck.
O seguinte símbolo é utilizado neste
manual:
z
Indica informações ou conselhos
úteis que facilitam as operações.
Z
Indica operações que requerem a
utilização do telecomando.
3
P
P
ÍNDICE
Preparativos
Desempacotamento 4
Ligação do sistema 4
Gravação de cassetes DAT 6
Reprodução de cassetes DAT 8
Operações de gravação
O que se deve saber antes de realizar uma gravação 9
Ajuste do nível de gravação para gravações analógicas 10
Localização do final do trecho gravado (Busca do ponto de término) 10
Ajuste do modo de gravação 11
Utilização da Função SBM (Super Mapeamento de Bits) 11
Inserção de trechos silenciados durante gravações (Gravação silenciada) 12
Gravações com o temporizador (Gravação temporizada) 12
Operações de reprodução
Acerca do mostrador 13
Localização de faixas (AMS/Acesso directo) 14
Reprodução repetida de faixas (Leitura repetida) 14
Reproduções com o temporizador (Leitura temporizada) 15
Inscrição de subcódigos
Acerca dos subcódigos 15
Inscrição de IDs de início durante a gravação 15
Inscrição de IDs de início durante a reprodução 16
Ajuste da posição de um ID de início existente 17
Apagamento de IDs de início 17
Renumeração automática dos números de memória (Renumeração) 18
Informações adicionais
Precauções 18
Limpeza 19
Mensagens no mostrador 19
Verificação de problemas 20
Especificações 21
Função SBM (Super Mapeamento de Bits) 21
Guia para o sistema de gestão de cópias em série 22
Índice remissivo Contra-capa.
4
P
Preparativos
ANALOG
OUT
ANALOG
IN
DIGITAL
COAXIAL OUT
DIGITAL
OPTICAL OUT
DIGITAL
OPTICAL IN
IN
COAXIAL
IN IN OUT
OPTICAL
ANALOG IN/OUT
DIGITAL IN/OUT
L
R
L
R
OUT
Desempacotamento
Certifique-se de ter recebido os seguintes itens
fornecidos:
Cabos de ligação de audio com fichas de pino (2)
Telecomando RM-D757 (1)
Pilhas R6 (tamanho AA) (2)
Manual de instruções (1)
Inserção de pilhas no telecomando
Insira duas pilhas R6 (tamanho AA), observando a
correspondência dos pólos + e – das pilhas com as
marcas no interior do compartimento de pilhas.
Preparativos
z Quando substituir as pilhas
Sob condições normais de utilização, as pilhas devem
durar cerca de 6 meses. Quando o telecomando não
mais conseguir controlar o deck, substitua ambas as
pilhas.
Notas
Não deixe o telecomando nas proximidades de locais
excessivamente quentes ou húmidos.
Não deixe cair nenhum objecto estranho no interior do
telecomando, particularmente durante a substituição das
pilhas.
Não exponha o sensor remoto à luz solar directa ou a
aparatos de iluminação, para evitar algum mau
funcionamento.
Quando não for utilizar o telecomando por um período
prolongado, retire as pilhas a fim de evitar possíveis
avarias decorrentes da fuga do electrólito e posterior
corrosão das pilhas.
Ligação do sistema
Esta secção descreve como efectuar as ligações do seu
deck a um amplificador, leitor de discos compactos,
deck de minidiscos ou outros componentes de áudio.
Certifique-se de desligar a alimentação de todos os
componentes antes de efectuar as ligações.
a uma tomada da
rede
Quais os cabos necessários
Cabos de ligação de áudio (fornecidos) (2)
Cabos ópticos (POC-15, etc., venda avulsa) (2)
Cabo de ligação digital coaxial (VMC-10G, etc.,
venda avulsa) (1)
Branco
(L)
Branco
(L)
Vermelho
(R)
Vermelho
(R)
ç: fluxo do sinal
Leitor de CDs, deck
de DAT ou deck de
MD, etc.
Leitor de CDs, deck
de DAT ou deck de
MD, etc.
Leitor de CDs, deck
de DAT ou deck de
MD, etc.
Amplificador, etc.
5
P
Preparativos
Ç
OUTIN
OPTICAL
IN
COAXIAL
DIGITAL IN/OUT
COAXIAL
OUT
ç
Ç
OUTIN
OPTICAL
IN
COAXIAL
DIGITAL IN/OUT
OPTICAL
IN OUT
ç
Ç
OUTIN
L
R
L
R
ANALOG IN/OUT
OUT IN
L
R
L
R
LINE IN/OUT
Ligações
p Ligação do deck a um amplificador
Utilize os cabos de ligação de áudio fornecidos para
efectuar a ligação do deck ao amplificador.
Assegure-se de combinar cada ficha codificada por
cores com a tomada apropriada: vermelho (direita)
com vermelho, e branco (esquerda) com branco. Para
evitar zumbidos ou interferências, certifique-se de
que as ligações estão firmemente efectuadas.
Deck de DAT
Componente
de áudio digital
• Ligação com o cabo de ligação digital coaxial
Deck de DAT
Nota
Caso a indicação «PROHIBIT» apareça no mostrador, a
gravação através da tomada digital está impossibilitada.
Neste caso, ajuste o interruptor INPUT para ANALOG e
grave a fonte sonora através das tomadas ANALOG IN.
Ligação do cabo de alimentação CA
Ligue o cabo de alimentação CA a uma tomada da
rede.
Qual é o próximo passo?
Agora, o deck está pronto para ser utilizado.
Acerca das operações básicas, consulte as páginas de 6 a 8;
quanto às operações avançadas, consulte as secções a partir
da página 9.
z Nas gravações com microfone
Ligue as tomadas de saída analógica para microfone
estéreo do amplificador às tomadas ANALOG IN deste
deck.
p Ligação do deck a um componente de áudio digital
Sinais de áudio digitais provenientes de um
componente de áudio digital tal como um
amplificador digital, um deck DAT, um leitor de
discos compactos, um deck de minidiscos ou um
sintonizador via satélite, podem ser gravados neste
deck DAT mediante a ligação dos conectores de
saída digital do componente aos conectores de
entrada digital (DIGITAL OPTICAL IN ou DIGITAL
COAXIAL IN) do deck.
Sinais de áudio digitais provenientes do deck podem
ser gravados mediante a ligação do conector de
saída digital (DIGITAL OPTICAL OUT) do deck ao
conector de entrada digital de um componente de
áudio digital tal como um amplificador digital, um
deck DAT ou um deck de minidiscos.
Utilize cabos ópticos (POC-15A ou equivalente;
venda avulsa) ou um cabo coaxial de ligação digital
(VMC-10G ou equivalente; venda avulsa).
• Ligação com cabos ópticos
Deck de DAT Amplificador
Operações básicas
Componente de
áudio digital
Operações básicas
6
P
OPEN/CLOSE
§
OPEN/CLOSE
§
2 68
73 45
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
Gravação de cassetes DAT
Consulte as páginas 4 e 5 quanto
a informações sobre as ligações.
1
Ligue a alimentação do amplificador e reproduza a fonte
sonora que deseja gravar.
2
Pressione POWER.
3
Carregue em OPEN/CLOSE § e insira uma cassete.
4
Ajuste INPUT para o conector de entrada correspondente.
Para gravar através de
ANALOG IN
DIGITAL OPTICAL IN
Ajuste INPUT para
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
DIGITAL COAXIAL IN
bb
Insira a cassete para
além da barra prateada
Janela voltada para cima
Feche o compartimento de
cassete mediante o
pressionar de OPEN/CLOSE
§.
Operações básicas
Operações básicas
Operações básicas
7
P
5
Localize a posição onde deseja iniciar a gravação.
Para gravar a partir do início da fita
Pressione 0 para rebobinar a fita ao seu início.
Para gravar a partir do final de um trecho já gravado
1 Pressione 0 para rebobinar a fita ao seu início.
2 Carregue em ).
O deck localiza o final do trecho gravado na fita e cessa
automaticamente.
6
Pressione r REC.
O deck está pronto para gravar.
7
Em gravações de sinais de entrada analógicos, ajuste o nível de
gravação com REC LEVEL.
O nível de gravação recomendado é o 3. Quanto aos detalhes,
consulte «Ajuste do nível de gravação para gravações
analógicas» na página 10.
8
Carregue em P ou ·.
Tem início a gravação.
9
Inicie a reprodução da fonte sonora.
Quando a fita atingir o seu término, o deck a rebobinará
automaticamente até o seu início e cessará (Rebobinagem
automática).
Para
Pressione
cessar a gravação
pausar a gravação P. Para retomar a gravação, carregue
novamente nesta tecla.
p
retirar a cassete
OPEN/CLOSE § após cessar a gravação.
z Caso «UNLOCK» apareça no
mostrador
A fonte sonora não está
correctamente ligada ao deck,
ou a sua alimentação está
desactivada.
Certifique-se de efectuar
correctamente a ligação da
fonte sonora e activar a sua
alimentação.
Gravação
impossibilitada (o
orifício está aberto).
Gravação possível
(o orifício está
fechado).
Para evitar apagamentos acidentais
Deslize a lingueta de protecção de gravações para a esquerda, tal como
indicado na ilustração abaixo.
Operações básicas
8
P
avançar à próxima faixa
OPEN/CLOSE
§
OPEN/CLOSE
§
2 4
3
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
Reprodução de cassetes DAT
1
Ligue o amplificador e ajuste o selector de fonte à posição para
o DAT.
2
Pressione POWER.
3
Carregue em OPEN/CLOSE § e insira uma cassete.
Consulte as páginas 4 e 5 quanto
a informações sobre as ligações.
Para
cessar a reprodução
retroceder à faixa precedente
Pressione
p
±
avançar rapidamente ou rebobinar ) ou 0 com o deck no modo de
paragem.
4
Pressione ·.
O deck inicia a reprodução. Ajuste o volume no amplificador.
bb
Janela voltada para cima
) ou 0 durante a reprodução. Libere a
tecla para retomar a reprodução normal.
avançar rapidamente ou rebobinar durante
a monitorização do som
Insira a cassete para além
da barra prateada.
Feche o compartimento de
cassete mediante o pressionar
de OPEN/CLOSE §.
z Para utilizar os
auscultadores
Ligue-os à tomada PHONES.
Utilize PHONE LEVEL para
ajustar o volume.
retirar a cassete
OPEN/CLOSE § após cessar a
reprodução.
9
P
Operações de gravação
Códigos de tempo absoluto
Os códigos de tempo absoluto indicam o tempo
decorrido a partir do início da fita. Tais códigos são
automaticamente gravados. Note que, uma vez
gravados, os códigos de tempo absoluto não podem ser
reinscritos.
Para a gravação precisa dos códigos de tempo absoluto
Em caso de fitas em branco, certifique-se de iniciar a
gravação a partir do início da fita.
Utilize a função de gravação silenciada (consulte a página
12)para inserir espaços entre faixas. Não avance a fita com
a tecla · ou ).
Para iniciar a gravação a partir do meio de uma fita, utilize
a função de busca do ponto de término (consulte a página
10) para localizar o final da porção gravada. Isto evitará a
criação de trechos em branco.
Caso «EMPHASIS» apareça no mostrador
O deck está a gravar um sinal digital com efeitos de
ênfase (nas altas frequências). A gravação também
conterá o mesmo efeito de ênfase.
Caso o deck seja deixado no modo de
gravação em pausa por mais de 10 minutos
A gravação em pausa será liberada automaticamente, o
deck cessará a operação e «SOURCE» aparecerá no
mostrador.
Para retomar a gravação, pressione a r REC. O deck
comutará ao modo de gravação em pausa.
Quando da utilização de uma Fita nova
Antes de gravar sobre uma fita cassete nova,
recomenda-se avançar a fita até o seu fim e então
rebobiná-la ao incio, a fim de suavizar o movimento da
fita.
Operações de gravação
Quanto às operações básicas de gravação, consulte as
páginas de 6 a 7.
O que se deve saber antes de
realizar uma gravação
Diferença entre o trecho em branco e o
trecho silenciado
O deck distingue entre dois tipos de trechos de
silêncio, respectivamente denominados «trecho em
branco» e «trecho silenciado».
Trechos em branco
Correspondem a porções onde nenhum sinal foi
anteriormente gravado.
Trechos silenciados
Correspondem a porções onde foi gravado um sinal, porém
a um nível não-audível.
Importante
Certifique-se de que nenhum trecho em branco foi
criado durante a gravação. A existência de trechos em
branco dentro de materiais gravados impossibilita as
operações de busca com as teclas /±, ou destrói
a continuidade dos códigos de tempo absoluto.
z Caso a tecla r REC seja pressionada durante um
trecho em branco
O deck rebobina automaticamente a fita até o início do
trecho em branco e comuta ao modo de gravação em
pausa (excepto durante a gravação temporizada).
a): Gravação
b): Faixa
a): Gravação
b): Faixa
b) b) b) b)
b) b) b) b)
a)
a) a) a)a)
Operações básicas
Trecho em branco
Trecho silenciado
10
P
Operações de gravação
0 / )
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
1.0
REC LEVEL· PMARGIN RESET
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Ajuste do nível de gravação
para gravações analógicas
Antes de começar a gravar uma fonte analógica através
de ANALOG IN, ajuste o interruptor INPUT para
ANALOG e ajuste o nível de gravação.
1 Execute os passos de 1 a 6 de «Gravação de
cassetes DAT» nas páginas 6 e 7.
2 Reproduza o trecho da fonte sonora com o nível
de sinal mais intenso.
3 Durante a monitorização do som, gire REC
LEVEL para ajustar o nível de gravação de modo
que os medidores do nível de pico estejam no seu
nível máximo sem entrar na gama OVER
(vermelha).
Os segmentos dos medidores do nível de pico
correspondentes à intensidade máxima de sinal
permanecem acesos por mais tempo que o
normal.
A indicação MARGIN mostra a margem entre a
intensidade máxima de sinal e 0 dB, alterando-se
a cada sinal mais forte.
Caso o nível exceda 0 dB
Os segmentos sob «OVER» acendem-se, e «0.0 dB»
passa a piscar no mostrador. Caso tais segmentos se
acendam estavelmente, poderá ocorrer distorção sonora.
Para evitar que isto aconteça, mantenha o nível de
gravação entre –12 dB e 0 dB.
Para reajustar a indicação de margem
Pressione MARGIN RESET. A indicação de margem
altera-se para « - - dB».
4 Pare a reprodução da fonte sonora.
5 Para iniciar a gravação, pressione P ou ·, e
então inicie a reprodução da fonte sonora.
Nível máximo
Permanece
apagado
Localização do final do trecho
gravado (Busca do ponto de
término)
A busca do ponto de término detecta um trecho em
branco superior a 9 segundos, a seguir rebobina
automaticamente a fita até o final do trecho gravado e
então pára.
Utilize a busca do ponto de término para iniciar a
gravação a partir do final do trecho gravado sem criar
um espaço em branco na fita.
1 Com o deck no modo de paragem, carregue em
0 para rebobinar a fita até o início.
2 Pressione ).
O deck localiza o final do trecho gravado, e então
pára.
O deck pára no início de qualquer trecho em
branco com duração de 9 segundos ou mais, ou
avança rapidamente ao final da fita, caso a fita
esteja totalmente em branco.
z Caso pressione a tecla r REC durante um trecho em
branco
O deck rebobina automaticamente a fita até o início do
trecho em branco e passa ao modo de gravação em
pausa. As indicações «BLANK» e «WAIT» aparecem no
mostrador durante a busca do início do trecho em
branco.
Notas
A função de busca do ponto de término não funciona, caso
a tecla ) seja pressionada durante um trecho em branco.
Caso a cassete esteja em branco, o deck simplesmente
avança rapidamente a fita até o seu final.
Indicação MARGIN
11
P
Operações de gravação
REC MODE
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Ajuste do modo de gravação
Pode-se seleccionar dentre dois modos de gravação—o
padrão e o prolongado—nos casos a seguir.
Para a gravação de sinais de entrada analógicos com
o interruptor INPUT ajustado em ANALOG.
Para a gravação de sinais de entrada digitais com
uma frequência de amostragem de 32 kHz com o
interruptor INPUT ajustado em OPTICAL ou
COAXIAL.
Ajuste REC MODE para seleccionar o modo de
gravação.
A tabela a seguir mostra os modos de gravação
seleccionáveis, além da posição REC MODE e da
frequência de amostragem correspondentes aos vários
sinais de entrada.
O tempo de gravação no modo de reprodução
prolongada (interruptor REC MODE ajustado em
LONG) é duas vezes mais longo que o do modo de
reprodução padrão.
z O contador no modo de reprodução prolongada
As indicações do tempo decorrido, do tempo absoluto e
do tempo restante na fita correspondem ao modo de
reprodução padrão.
Duplique o tempo para obter os tempos
correspondentes ao modo de reprodução prolongada.
Nota
Não altere o ajuste de INPUT ou de REC MODE durante a
gravação. Isto pode causar um erro na indicação de «PGM
TIME» (tempo de leitura da faixa).
Utilização da Função SBM
(Super Mapeamento de Bits)
É possível usar a função SBM para gravar um sinal de
entrada analógico somente quando o interruptor
INPUT está na posição ANALOG e o interruptor REC
MODE na posição STANDARD (tanto 48 kHz ou 44,1
kHz ). Para conhecer em detalhes a função SBM,
consulte «Função SBM (Super Mapeamento de Bits)»
na página 21.
Ajuste SBM para ON
«SBM» aparece no mostrador durante gravações que
utilizem a função SBM.
Para desligar a função SBM
Ajuste SBM para OFF.
STANDARD
(44,1 kHz)
Sinal de entrada Posição
REC MODE
Modo de gravação
Analógico STANDARD
(48 kHz)
Reprodução padrão
(48 kHz)
STANDARD
(44,1 kHz)
Reprodução padrão
(44,1 kHz)
LONG Reprodução
prolongada (32 kHz)
Digital (32 kHz) STANDARD
(48 kHz)
STANDARD
(44,1 kHz)
LONG
Digital (44,1 kHz)
LONG
Reprodução
prolongada (32 kHz)
Reprodução padrão
(32 kHz)
Digital (48 kHz) STANDARD
(48 kHz)
STANDARD
(44,1 kHz)
LONG
STANDARD
(48 kHz)
Reprodução padrão
(44,1 kHz)
(Somente
reprodução padrão)
Reprodução padrão
(48 kHz)
(Somente
reprodução padrão)
SBM
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
12
P
Operações de gravação
pTIMER
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Gravações com o temporizador
(Gravação temporizada)
Mediante a ligação de um temporizador (venda avulsa)
ao deck, podem-se iniciar e cessar operações de
gravação em horários específicos. Quanto a
informações mais detalhadas, consulte as instruções
que acompanham o temporizador.
REC MUTE R · P
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
1 Execute os passos de 1 a 7 de «Gravação de
cassetes DAT» nas páginas 6 e 7.
2 Para especificar a hora de início da gravação,
pressione p.
Para especificar a hora de término da gravação,
execute os passos 8 e 9 de «Gravação de cassetes
DAT» na página 7.
Para especificar os tempos de início e término
da gravação, carregue em p.
3 Ajuste TIMER no deck para REC.
4 Ajuste o temporizador como requerido.
Quando a hora de início da gravação é ajustada,
o deck desliga-se. Ao chegar a hora
especificada, o deck liga-se e, após 10 segundos,
inicia a gravação.
Quando a hora de término da gravação é
ajustada, o deck continua a gravar até tal hora, e
então pára a gravação e desliga-se.
Quando tanto a hora de início quanto de
término são ajustadas, o deck desliga-se. Ao
chegar a hora de início, o deck liga-se e, após
cerca de 10 segundos, inicia a gravação. Ao
chegar a hora de término, o deck pára a
gravação e desliga-se.
5 Após utilizar o temporizador, ajuste TIMER no
deck para OFF.
Notas
Caso o interruptor TIMER seja deixado na posição REC, o
deck automaticamente iniciará a gravação na próxima vez
que a sua alimentação for ligada.
Durante a gravação temporizada (ou seja, quando o
interruptor TIMER estiver ajustado na posição REC), a
função de rebobinagem automática (consulte a página 14)
não actuará, mesmo que a fita chegue ao fim durante a
gravação. Desta forma, evita-se a regravação acidental
sobre materiais previamente gravados.
Inserção de trechos silenciados
durante gravações (Gravação
silenciada)
Utilize a função de gravação silenciada para inserir um
espaço de cerca de 4 segundos entre faixas. Isto é
recomendado, caso planeje copiar a fita DAT em uma
fita cassete de áudio analógico, visto que os espaços
possibilitam-lhe utilizar as funções de busca
automática para a localização do início de cada faixa.
Quando se inicia a gravação a partir do início de uma
cassete em branco e deseja-se inserir um espaço antes
da primeira faixa, convém assegurar-se de criar um
trecho de som silenciado somente através da gravação
silenciada. Não avance a fita com a tecla ) ou ·, do
contrário, será criado um trecho em branco na fita
(consulte a página 9).
1 Pressione REC MUTE R onde deseja inserir um
espaço com o deck no modo de gravação ou de
gravação em pausa.
O deck cria um trecho silenciado assim que
«REC» passe a piscar no mostrador.
Após completado o trecho silenciado, a indicação
«REC» acende-se e o deck altera-se para o modo
de gravação em pausa.
Para inserir um espaço em branco superior a 4
segundos
Mantenha pressionada a REC MUTE R pelo tempo
desejado. Quando esta tecla for liberada, o trecho
silenciado termina e o deck entra no modo de gravação
em pausa. Caso mantenha a tecla pressionada por mais
de 4 segundos, «REC» passa a piscar mais rapidamente
e o tempo decorrido após o pressionar da tecla REC
MUTE R é indicado no mostrador.
Quando a tecla REC MUTE R é liberada, o indicador P
permanece aceso no mostrador e o deck passa ao modo
de gravação em pausa.
2 Pressione P ou · para retomar a gravação.
O deck reinicia a gravação.
Nota
Caso não se crie um trecho silenciado no início de uma fita,
pode não ser possível deslocar ou apagar um ID de início
(consulte a página 15) gravado dentro de 2 segundos a partir
do início da fita.
13
P
Operações de reprodução
Para reajustar o tempo decorrido da fita
Pressione RESET (ou COUNTER RESET no telecomando).
Notas
No caso da reprodução de determinados tipos de fita
pregravada, a indicação «BB» pode aparecer
momentaneamente no mostrador, no início da fita.
O tempo de leitura da faixa não aparece nos seguintes
casos:
quando se inicia a reprodução a partir do meio da
faixa;
durante a rebobinagem.
No modo de reprodução padrão, o tempo restante da fita
aparece cerca de 16 segundos após o início da leitura.
O tempo restante indicado pode variar um pouco do
tempo restante real, dependendo do tipo de fita.
Caso «EMPHASIS» apareça no mostrador
O deck está a reproduzir sinais de áudio gravados com
efeito de ênfase (nas altas frequências). Entretanto, ao
reproduzir os sinais, o deck automaticamente
desenfatiza-os (com atenuação proporcional ao grau de
ênfase).
Operações de reprodução
Quanto às operções básicas de reprodução, consulte a
página 8.
Acerca do mostrador
Pode-se utilizar o mostrador para indicar os seguintes
tipos de informação:
tempo absoluto
tempo de leitura da faixa
tempo restante da fita
tempo decorrido da fita
MODE RESET
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Obtenção do tempo absoluto, do tempo de
leitura da faixa, do tempo restante da fita e
do tempo decorrido da fita
Pressione MODE (ou COUNTER MODE no
telecomando).
Cada pressionar nesta tecla altera a informação no
mostrador, tal como segue:
REMAINING
1 00
hm
ABS TIME
8 20
ms
5 19
ms
PGM TIME
3 15
ms
Tempo restante da fita
Tempo de leitura da faixa
Tempo absoluto
Tempo decorrido da fita
Pressione
Pressione
No caso de fitas pregravadas, o tempo
restante é o final do trecho gravado.
Pressione
Pressione
14
P
Operações de reprodução
REPEAT
OPEN/
CLOSE
COUNTER
REPEAT
132
RESETMODE
6
/ ± ·
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Reprodução repetida de faixas
(Leitura repetida) Z
Pode-se reproduzir uma faixa específica ou todas as
faixas da fita repetidamente.
Reprodução repetida de todas as faixas
Pressione REPEAT repetidamente durante a leitura de
uma faixa, até que a indicação «REPEAT» apareça no
mostrador. O deck então reproduzirá todas as faixas,
até que detecte o final da última faixa, que pode ser:
— um trecho em branco de 9 segundos ou mais;
— o final da fita.
Quando o deck detecta um dos pontos acima, a fita é
rebobinada ao início e todas as faixas são reproduzidas
novamente. O deck repete este ciclo por até 5 vezes, e
então pára automaticamente.
Para cessar a reprodução repetida de todas as faixas
Pressione REPEAT repetidamente, até que «REPEAT»
desapareça do mostrador.
Nota
A leitura repetida de todas as faixas é cancelada quando a
cassete é retirada.
Reprodução repetida de uma única faixa
Carregue em REPEAT repetidamente durante a leitura
da faixa desejada, até que a indicação «REPEAT 1»
apareça no mostrador. O deck, então, reproduz a faixa
até o seu final, que pode ser:
— o próximo ID de início;
— um trecho em branco de 9 segundos ou mais;
— o final da fita.
Quando o deck detecta um dos pontos acima, a fita é
rebobinada e a reprodução tem início a partir do ID de
início da mesma faixa novamente. O deck repete este
ciclo por até 5 vezes, e então pára automaticamente.
Para cessar a reprodução repetida de uma faixa
Carregue em REPEAT repetidamente, até que a indicação
«REPEAT 1» desapareça do mostrador.
Nota
A leitura repetida de uma única faixa é cancelada quando a
cassete é retirada.
Localização de faixas (AMS*/
Acesso directo)
É possível localizar faixas de diversas maneiras, porém
somente após terem sido gravados IDs de início na fita
(consulte as páginas de 15 a 18). Para utilizar o acesso
directo, números de memória devem ser gravados na
fita (consulte as páginas 15 e 18).
Para localizar
o início da faixa seguinte
ou subsequentes (AMS)
o início da faixa corrente
(AMS)
o início das faixas
precedentes (AMS)
mediante a especificação
do número de memória da
faixa (acesso directo)
Z
* AMS = Automatic Music Sensor/sensor automático de
músicas
z Caso introduza um número de memória incorrecto
durante o acesso directo
Z
Se a tecla ( (ou · no deck) não foi pressionada,
carregue na CLEAR no telecomando e então introduza o
número correcto. Caso já tenha pressionado a tecla (
(ou · no deck), o pressionamento da tecla CLEAR não
apagará o número de memória incorrecto. Pare o deck e
reintroduza o número de memória.
z Caso o deck detecte um trecho em branco de 9
segundos ou mais, ou o final da fita
O deck rebobina a fita automaticamente ao seu início e
pára (rebobinagem automática).
z Pode-se fazer com que o deck inicie a leitura
automaticamente a partir do início da fita após a
rebobinagem
Carregue em · enquanto mantém pressionada 0.
Pressione
± o número de vezes desejado
durante a leitura. Por exemplo,
para localizar a segunda faixa
subsequente, pressione-a duas
vezes.
uma vez durante a leitura.
o número de vezes desejado
durante a leitura. Por exemplo,
para localizar a segunda faixa
precedente, pressione-a três vezes.
1 Introduza o número de
memória da faixa com as teclas
numéricas.
2 Pressione ( (ou · no deck).
15
P
Inscrição de subcódigos
TIMER
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Acerca dos subcódigos
No formato DAT normal, os subcódigos (ou seja,
códigos de controlo tais como IDs de início e número
de memória) podem ser inscritos na fita junto com o
sinal de áudio. Tais subcódigos permitem-lhe utilizar a
função AMS (consulte a página 14) ou a função de
acesso directo (consulte a página 14). Visto que os
subcódigos são inscritos na fita separadamente do sinal
de áudio, os mesmos não afectam o sinal de áudio.
ID de início
FaixaFaixa Faixa
Reproduções com o
temporizador (leitura
temporizada)
Mediante a ligação de um temporizador (venda avulsa)
a este deck, podem-se iniciar e parar operações de
reprodução em horários específicos. Quanto a
informações mais detalhadas, consulte as instruções
que acompanham o temporizador.
1 Para especificar o tempo de início da
reprodução, execute os passos de 1 a 3 de
«Reprodução de cassetes DAT» na página 8.
Para especificar o tempo de término da
reprodução, execute os passos de 1 a 4 de
«Reprodução de cassetes DAT» na página 8.
Para especificar os tempos de início e término
da reprodução, execute os passos de 1 a 3 de
«Reprodução de cassetes DAT» na página 8.
2 Ajuste TIMER no deck para PLAY.
3 Ajuste o temporizador tal como requerido.
Quando a hora de início da reprodução é
ajustada, o deck desliga-se. Ao chegar a hora
especificada, o deck liga-se e, após 10 segundos,
inicia a reprodução.
Quando a hora de término da reprodução é
ajustada, o deck continua a reproduzir até tal
hora, e então pára a reprodução e desliga-se.
Quando tanto a hora de início quanto de
término são ajustadas, o deck desliga-se. Ao
chegar a hora de início, o deck liga-se e, após
cerca de 10 segundos, inicia a reprodução. Ao
chegar a hora de término, o deck pára a
reprodução e desliga-se.
4 Após utilizar o temporizador, ajuste TIMER no
deck para OFF.
Inscrição de subcódigos
Operações de reprodução
·START ID
WRITE
START ID
AUTO
P
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
IDs de início
Os IDs de início indicam o início de uma faixa, e
portanto possibilitam-lhe localizar a posição de uma
faixa com precisão.
Os IDs de início possuem 9 segundos de duração (18
segundos no modo de reprodução prolongada) para
possibilitarem uma fácil detecção durante o avanço
rápido ou a rebobinagem.
Números de memória
Os números de memória funcionam como números de
faixa. Ocupando a mesma posição dos IDs de início, os
números de memória permitem a localização de faixas
específicas.
Notas
As teclas p e P não funcionam durante a inscrição de
subcódigos.
Não é possível inscrever e apagar IDs de início e
renumerar os números de memória, caso a abertura de
protecção de gravações na cassete DAT esteja aberta
(consulte a página 7).
Inscrição de IDs de início
durante a gravação
Os IDs de início podem ser inscritos tanto manual
quanto automaticamente em qualquer momento
durante a gravação.
(Continua)
16
P
Inscrição de subcódigos
PGM NO.
AUTO
REC
·
6
ID WRI TE
START ID
Caso o último número de memória da fita apareça
no mostrador, não é necessário especificar o
próximo número de memória. Caso esteja a
gravar a partir do início de uma cassete em
branco, o número de memória «1» aparece no
mostrador. Caso se esqueça da enumeração da
memória nesse momento, poderá adicioná-la
posteriormente (consulte «Renumeração
automática dos números de memória (função de
renumeração)» na página 18).
4 Para iniciar a gravação, pressione P ou ·, e
então inicie a reprodução da fonte sonora. Os IDs
de início são inscritos automaticamente na fita
durante a gravação.
A indicação «ID WRITE» aparece por alguns
segundos sempre que subcódigos (um ID de
início e um número de memória) são inscritos.
z Durante a gravação digital de um leitor de CD
Inicie a gravação no seu deck primeiro, e então
pressione a tecla ( PLAY no leitor de discos
compactos a partir do modo de paragem. Caso coloque
o seu deck no modo de gravação em pausa e o leitor de
discos compactos no modo de reprodução em pausa
antes de iniciar a gravação, o ID de início e o número de
memória da primeira faixa no CD podem não ser
correctamente inscritos na fita.
Nota
Durante a inscrição automática de IDs de início, o
posicionamento de alguns IDs de início pode ser imprecisa
ou inapropriadamente distanciado do início da faixa. Caso
isto aconteça, poderá reposicionar ou apagar os IDs de início
posteriormente (consulte «Posicionamento preciso dos IDs
de início (função de confirmação)» e «Apagamento de IDs de
início» na página 17).
Inscrição de IDs de início
durante a reprodução
IDs de início podem ser inscritos durante a
reprodução.
Pressione START ID WRITE.
A indicação «ID WRITE» aparece no mostrador por
alguns segundos e o ID de início é inscrito na posição
seleccionada da fita. A indicação «START ID» pisca no
mostrador durante esse tempo.
Inscrição manual de IDs de início durante a
gravação
Pressione START ID WRITE.
«ID WRITE» aparece no mostrador por alguns
segundos e o ID de início é inscrito na fita na posição
seleccionada. A indicação «START ID» pisca no
mostrador durante esse tempo.
ID de início
Nota
O intervalo entre IDs de início deve ser superior a 18
segundos (36 segundos no modo de reprodução
prolongada). Caso tal intervalo seja inferior a 18 segundos
(ou 36 segundos), o deck pode falhar na detecção do
segundo ID de início durante a reprodução.
Inscrição automática de IDs de início
durante a gravação
Execute o procedimento a seguir para inscrever
automaticamente números de memória junto com IDs
de início na mesma posição.
Na gravação de sinais analógicos com o interruptor
INPUT ajustado em ANALOG
Um ID de início e um número de memória são inscritos
sempre que o sinal de entrada se eleva acima de um dado
nível após permanecer em um nível silencioso ou
reduzido por 3 segundos ou mais.
Na gravação de sinais digitais com o interruptor
INPUT ajustado em OPTICAL ou COAXIAL
Um ID de início e um número de memória são inscritos
sempre que uma nova faixa é detectada durante a
gravação de sinais digitais através da tomada COAXIAL
IN ou OPTICAL IN de uma fonte digital, tal como um
leitor de CD ou outro deck de DAT. Entretanto, IDs de
início e números de memória não são inscritos para faixas
com duração inferior a 18 segundos.
1 Execute os passos de 1 a 7 de «Gravação de
cassetes» nas páginas 6 e 7.
O deck entra no modo de gravação em pausa.
2 Carregue em START ID AUTO repetidamente, até
que a indicação «AUTO» apareça no mostrador.
3 Se está a gravar a partir do final do trecho
gravado, utilize os botões no telecomando para
especificar o número de programa depois do
último gravado.
Exemplo:Caso o número de memória 5 seja o último
gravado na fita
O próximo número de memória
0 / )START ID
WRITE
START ID
REHEARSAL
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
17
P
Inscrição de subcódigos
START ID ERASE
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
START ID REHEARSAL
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Ajuste da posição de um ID de
início existente
Pode-se ajustar a posição de IDs de início previamente
gravados.
1 Durante a reprodução, pressione START ID
REHEARSAL quando aparecer o ID de início já
existente que deseja reposicionar.
O deck rebobina ao começo do ID de início e a
confirmação repete um trecho de 3 segundos.
2 Execute os passos de 1 a 3 de «Posicionamento
preciso dos IDs de início (função de
confirmação)» nesta página.
Pode-se deslocar o ID de início por uma extensão
máxima de cerca de 2 segundos (4 segundos no
modo de reprodução prolongada) para frente ou
para trás, a partir da sua posição original.
Nota
Os IDs de início inscritos dentro de 10 segundos do término
da fita podem ser difíceis ou impossíveis de se deslocar.
Apagamento de IDs de início
Pode-se apagar qualquer ID de início.
Pressione START ID ERASE quando aparecer o ID de
início que deseja apagar.
«(ERASE)» aparece no mostrador quando o deck
rebobina a fita até o começo do ID de início, e a seguir,
«ID ERASE» aparece quando o deck apaga o ID de
início.
O apagamento de um ID de início leva 9 segundos.
Os números de memória são apagados junto com os
IDs de início.
Posicionamento preciso dos IDs de início
(função de confirmação)
1 Durante a reprodução, carregue em START ID
REHEARSAL quando atingir a posição
apropriada.
A indicação «REHRSL» aparece, a indicação
«START ID» passa a piscar no mostrador e a
função de confirmação repete um trecho de 3
segundos a partir da posição seleccionada. Note
que o trecho repetido será reproduzido 8 vezes,
com o número restante de vezes indicado à direita
de «REHRSL». Após a oitava vez, o deck
automaticamente pára a operação.
2 Carregue em 0 ou ) para deslocar o início do
trecho repetido.
A cada pressionar na tecla 0 ou ), o início do
trecho repetido desloca-se para trás ou para frente
em incrementos de 0,3 segundos, até uma duração
máxima de 2 segundos (4 segundos no modo de
reprodução prolongada) em uma das direcções.
Movimento a cada pressionar
Movimento a cada
pressionar de 0
O tempo no mostrador indica o deslocamento de
posição a partir do momento em que a tecla
START ID REHEARSAL foi pressionada.
Trecho repetido
3 segundos
0,3 seg.
Posição onde a tecla
START ID REHEARSAL foi
pressionada no passo 1
0,3 seg.
de )
06.
S
START ID
S
START ID
06.
3 Pressione START ID WRITE.
A indicação «ID WRITE» aparece no mostrador
por alguns segundos e o ID de início é inscrito na
posição seleccionada da fita. A indicação «START
ID» pisca no mostrador durante esse tempo.
Após pressionar
) duas vezes
Após pressionar
0 duas vezes
18
P
Informações adicionais
START ID RENUMBER
PHONES
REC MUTE
REC
AMS
MODE
RESET
RESETERASEWRITE
REHEARSALRENUMBER
AUTO
MARGIN
OFFREC PLAY
TIMER
POWER
g
START ID
PHONE LEVEL
100
§
pPr
R)0±
·
OPEN/CLOSE
ANALOG
OPTICAL
COAXIAL
••
REC LEVEL
INPUT
48 kHz
44.1 kHz
LONG
••
••
REC MODE
STANDARD
SBM
ON
OFF
L R
5
4
0
6
10
3
1
7
9
28
Precauções
Acerca da segurança
Não desmonte o aparelho, pois isto pode ocasionar
choques eléctricos. Solicite assistência técnica somente a
pessoal qualificado.
Se algum objecto sólido ou líquido cair dentro deste
aparelho, desligue-o da rede eléctrica e solicite uma
averiguação a técnicos qualificados antes de voltar a
utilizá-lo.
Acerca das fontes de alimentação
Antes de utilizar o aparelho, certifique-se de que a
voltagem de funcionamento do mesmo é idêntica à tensão
da rede eléctrica local. A voltagem de funcionamento está
indicada na placa de identificação localizada na parte
posterior do aparelho.
Mesmo quando o interruptor de alimentação estiver
desligado, o aparelho não estará desligado da rede CA
enquanto estiver ligado à tomada da parede.
Quando este aparelho não for ser utilizado por um
período prolongado, desligue-o da tomada da rede. Para
desligar o cabo, puxe-o pela ficha; nunca pelo próprio fio.
A troca do cabo de alimentação CA deverá ser executada
somente em serviços técnicos qualificados.
Acerca do funcionamento
Caso o aparelho seja transportado de um local frio para um
quente, ou seja instalado em um recinto muito húmido,
poderá ocorrer condensação de humidade no interior do
aparelho, poderá aparecer a indicação «CAUTION» e o
aparelho poderá não funcionar. Caso isto ocorra, retire a
cassete e deixe o aparelho ligado por cerca de uma hora, até
que a humidade evapore.
Acerca da instalação
Instale o aparelho num local com ventilação adequada, a
fim de evitar o seu sobreaquecimento interno.
Não instale este aparelho:
— sobre superfícies macias, tais como tapetes, que possam
bloquear os orifícios de ventilação situados na base do
aparelho;
— nas cercanias de fontes de calor;
— sob a luz solar directa;
— numa posição inclinada;
— em locais sujeitos a poeira excessiva ou choques
mecânicos.
Acerca das cassetes DAT
Após utilizar uma fita, coloque-a de volta no respectivo
estojo e guarde-a num local que não esteja sujeito à luz
solar, a altas temperaturas, a humidade ou a poeira.
O invólucro da cassete DAT foi projectado de modo a
proteger a fita de sujidades. Não abra o invólucro para não
expor a fita.
O orifício na parte posterior da cassete é uma abertura de
detecção. Não cubra tal abertura.
Renumeração automática dos
números de memória (função
de renumeração)
A função de renumeração busca cada ID de início a
partir do começo da fita e designa um novo número de
memória para cada um, a começar com 1. Utilize a
função de renumeração nos seguintes casos:
quando um ID de início foi adicionado durante a
reprodução da fita;
quando se perdeu um número de memória devido
ao apagamento de um ID de início;
quando a gravação foi iniciada a partir do meio da
fita e um número de memória já existente foi inscrito,
ou quando um dos IDs de início não possui número
de memória.
Carregue em START ID RENUMBER com o deck no
modo de reprodução ou de paragem.
A indicação «RENUMBER» passa a piscar no
mostrador e a fita é automaticamente rebobinada ao
seu início. O deck então inicia a busca de IDs de início
a partir do começo da fita e designa um novo número
de memória consecutivo para cada faixa. Quando o
deck detecta um ID de início, o mesmo reproduz a
faixa a partir do ID de início por 2 segundos, e então
inscreve um novo número de memória na fita. Durante
este tempo, a indicação «RENUMBER» acende-se e
«START ID» pisca.
Após o término da renumeração, o deck rebobina a fita
automaticamente ao seu início e então pára a operação.
Nota
A função de renumeração poderá não funcionar
correctamente quando:
existir um trecho em branco na fita;
o intervalo entre dois IDs de início for inferior a 18
segundos (36 segundos no modo de reprodução
prolongada);
existir um ID de início dentro de 10 segundos a partir do
término da fita.
Informações adicionaisInscrição de subcódigos
19
P
Informações adicionais
Mensagem
Mensagens no mostrador
A tabela a seguir descreve as várias mensagens que
aparecem no mostrador.
Significado
BLANK
O deck está a buscar o início do trecho em
branco na fita.
CAUTION Um mecanismo de segurança está em
funcionamento devido à condensação de
humidade ou outras razões.
CLEANING
A limpeza da cabeça ou do trajecto da fita é
recomendada. Após cerca de 10 horas de
utilização do deck, esta mensagem aparece
por cerca de 10 segundos sempre que o deck é
ligado.
A função de apagamento de IDs de início está
activada.
NO TAPE
Não há cassete inserida no deck.
ID ERASE
ID WRITE Um ID de início ou número de memória está
sendo inscrito.
(ERASE)
Um ID de início está sendo apagado.
PROHIBIT
A fonte sonora que está a tentar gravar não
pode ser gravada através das tomadas ou
conectores de entrada digital. Para maiores
informações, consulte «Guia para o sistema
de gestão de cópias em série» (nas páginas 22
e 23).
O orifício de protecção de gravações na
cassete está aberto e a gravação não pode ser
realizada em tal fita.
PROTECT
REHRSL
A função de confirmação está accionada.
O deck foi deixado no modo de gravação em
pausa por cerca de 10 minutos, ou a tecla r
REC foi pressionada na ausência de cassete
no deck ou na presença de cassete protegida
contra gravações.
TAPE END A fita atingiu o final do trecho gravado.
TAPE TOP
UNLOCK Nenhum sinal digital tem entrada pela
tomada ou conector seleccionado com o
interruptor INPUT.
SOURCE
A fita atingiu o seu início.
WAIT
(WRITE)
A tecla START ID WRITE está accionada.
O deck está a buscar o início do trecho em
branco na fita.
Acerca de cassetes de mais de 120 minutos
Não utilize cassetes de fita fina (com um tempo de leitura
superior a 120 minutos) para gravações importantes, visto
que as mesmas estão sujeitas aos seguintes problemas:
— Enrolamento impróprio da fita após repetidas
operações de AMS, rebobinagem, avanço rápido ou
monitorização de som
— Inscrição e apagamento incorrectos de IDs de início
— Distorção de som
Caso surjam quaisquer dúvidas ou problemas
concernentes a este aparelho, consulte o seu agente
Sony mais próximo.
Limpeza
Limpeza da superfície externa, dos painéis
e dos controlos
Utilize um pano macio levemente humedecido com
uma solução de detergente suave. Não utilize nenhum
tipo de escova abrasiva, pó saponáceo ou solvente, tal
como álcool ou benzina.
Limpeza da cabeça e do trajecto da fita
Operações prolongadas causarão a contaminação da
cabeça. Para obter o melhor som de gravação e
reprodução, recomenda-se a utilização de cassetes de
limpeza Sony DT-10CL (venda avulsa) para limpar a
cabeça a cada dez horas de funcionamento.
Limpe a cabeça com a cassete de limpeza quando o
deck não tiver sido utilizado por um longo período.
Contaminações da cabeça podem causar perdas de
som durante a reprodução.
Utilização da cassete de limpeza
1 Insira a cassete de limpeza da mesma forma que uma
cassete DAT normal.
2 Pressione ·. Após 10 segundos, carregue em p.
Não pressione a tecla r REC ou ) para a limpeza.
3 Remova a cassete de limpeza sem rebobiná-la. Rebobine a
cassete de limpeza somente quando esta atingir o seu
final.
Notas acerca da limpeza
Após 10 horas de funcionamento, a indicação
«CLEANING» aparece no mostrador por cerca de 10
segundos quando a alimentação do deck é ligada.
Recomenda-se limpar a cabeça e o trajecto da fita
periodicamente, utilizando esta mensagem como guia.
Devido à brevidade da fita das cassetes de limpeza, o
contador não indicará o tempo decorrido e o tempo
restante real da fita.
20
P
Informações adicionais
Não é possível inscrever IDs de início durante a
gravação.
/ Não se pode inscrever um ID de início dentro dos 9
segundos (18 segundos no modo de reprodução
prolongada) após o final do ID de início prévio.
Certifique-se de deixar um intervalo mínimo de 9
segundos (18 segundos no modo de reprodução
prolongada) entre o último ID de início e o próximo.
A função de acesso directo não funciona.
/ O número de memória especificado não existe na fita.
Pressione START ID RENUMBER para renumerar os
números de memória.
/ Os números de memória estão fora de ordem. Pressione
START ID RENUMBER para renumerar os números de
memória.
O deck começa a rebobinar a fita.
/ A leitura repetida está accionada. Carregue em REPEAT
repetidamente no telecomando para apagar a indicação
«REPEAT» ou «REPEAT 1» do mostrador e cancelar a
leitura repetida.
As teclas de operação da fita não funcionam durante a
inscrição ou o apagamento de IDs de início.
/ Nenhuma tecla funciona durante os 9 segundos de
inscrição de um ID de início (18 segundos no modo de
reprodução prolongada). Aguarde até que a inscrição do
ID de início se complete para realizar alguma operação.
Não é possível inscrever códigos de tempo absoluto.
/ A gravação começou dentro de um trecho em branco.
Rebobine a fita ao seu início ou localize o final do trecho
gravado com a função de busca do ponto de término
antes de iniciar a gravação.
O movimento da fita é excessivamente ruidoso durante o
avanço rápido ou a rebobinagem.
/ O ruído é causado pela cassete e não por um problema
mecânico.
A fita pára subitamente.
/ A cassete está defeituosa ou avariada.
Pressione OPEN/CLOSE § e substitua a cassete por
uma outra.
Quando a tecla 0/) ou ≠/± é pressionada, a
fita pára momentaneamente antes de iniciar o
movimento.
/ Isto é normal, não um problema mecânico.
Não é possível operar o deck com o
telecomando(fornecido).
/ As pilhas estão fracas. Substitua ambas as pilhas.
«SBM» não aparece no mostrador, embora SBM esteja na
posição ON.
/ «SBM» aparece somente em gravações de sinais de
entrada analógicos com frequência de amostragem de 48
kHz ou 44,1 kHz, não durante gravações de sinal de
entrada digital ou sinal de entrada analógico com
frequência de amostragem de 32 kHz nem tampouco
durante a reprodução.
Verificação de problemas
Na ocorrência de alguma das dificuldades a seguir
durante o funcionamento deste aparelho, utilize este
guia como auxílio para solucionar o problema. Caso o
problema persista, consulte o seu agente Sony mais
próximo.
O compartimento de cassete não se fecha.
/ Verifique se a cassete está correctamente inserida
(consulte as páginas 6 e 8).
/ Insira a cassete até além da barra prateada (consulte as
páginas 6 e 8).
As teclas de função não funcionam.
/ O deck acabou de ser ligado e não funcionará por cerca
de 4 segundos. Aguarde 4 segundos (10 segundos
quando a indicação «CLEANING» aparece) antes de
tentar qualquer operação.
/ A tecla P está accionada. Pressione P para cancelar a
pausa.
/ A fita atingiu o seu final. Pressione 0 para rebobiná-la.
Ausência de som.
/ Efectue correctamente as ligações (consulte as páginas de
4 e 5).
/ O amplificador conjugado não está a funcionar
apropriadamente. Opere o amplificador tal como
requerido para a respectiva operação do deck. (Consulte
o manual de instruções do amplificador.)
O deck não grava.
/ O orifício de protecção de gravações na cassete está
aberto. Deslize a lingueta de protecção de gravações para
fechar o orifício (consulte a página 7).
/ O interruptor INPUT está incorrectamente ajustado.
Ajuste INPUT para a posição adequada.
/ O controlo REC LEVEL está ajustado em 0. Gire à direita
REC LEVEL para aumentar o nível de gravação (somente
durante a gravação analógica).
/ A entrada de sinais na tomada ou conector de entrada
digital está protegida contra cópias digitais (somente
durante gravações digitais). Introduza o sinal através da
tomada ou conector de entrada analógica.
A tecla OPEN/CLOSE § não funciona.
/ A tecla OPEN/CLOSE não funciona durante gravações.
Pressione p ou P para cessar a gravação primeiro, e
então carregue em OPEN/CLOSE §.
A indicação «CAUTION» aparece e não é possível operar
o deck.
/ Um mecanismo de segurança está em funcionamento
devido à condensação de humidade. Retire a cassete e
deixe o aparelho ligado por cerca de uma hora. A seguir,
desligue o deck e volte a ligá-lo (consulte a página 18).
Não é possível inscrever subcódigos.
/ O orifício de protecção de gravações na cassete está
aberto. Deslize a lingueta de protecção de gravações para
fechar o orifício (consulte a página 7).
21
P
Informações adicionais
Especificações
Sistema
Fita Fita de áudio digital
Cabeça de gravação Cabeça rotatória
Tempo de gravação (com Padrão: 120 minutos
a utilização da DT-120) Reprodução prolongada: 240 minutos
Velocidade da fita Padrão: 8,15 mm/s
Reprodução prolongada: 4,075 mm/s
Rotação do cilindro Padrão: 2.000 rpm
Reprodução prolongada: 1.000 rpm
Largura da pista 13,6 µm (20,4 µm)
Frequência de amostragem
48 kHz, 44,1 kHz, 32 kHz
Número de canais Estéreo de 2 canais
Conversão D/A Padrão: 16 bits linear
(Quantização) Reprodução prolongada: 12 bits não-
linear
Resposta em frequência* Padrão: 2 - 22.000 Hz (±0,5 dB)
Reprodução prolongada: 2 - 14.500 Hz
(±0,5 dB)
Relação sinal/ruído* 90 dB ou mais (velocidade de
reprodução padrão ou prolongada)
Amplitude dinâmica* 90 dB ou mais (velocidade de
reprodução padrão ou prolongada)
Distorção harmónica Padrão: 0,005% ou menos (1 kHz)
total* Reprodução prolongada: 0,008% ou
menos (1 kHz)
Choro e flutuação Abaixo do limite mensurável (±0,001%
pico ponderado)
* Durante entrada analógica com a função SBM desligada.
Conectores de saída
Conector Impedância de
carga
ANALOG
–4 dBs
Nível de
saída
nominal
Impedância
de saída
470 ohms
Tipo de
tomada
DIGITAL
OPTICAL
Conector
óptico
(comprimento
de onda de
660 nm)
PHONES
Tomada
universal
estéreo
100 ohms
1.2 mW
32 ohms
Conectores de entrada
Conector
Tipo de tomada
IImpedância de
entrada
Nível de entrada
nominal
ANALOG
Tomadas RCA
DIGITAL
COAXIAL
Tomada RCA 75 ohms
0,5 Vp-p
DIGITAL
OPTICAL
47 kohms
–4 dBs
Conector óptico
Generalidades
Alimentação
Alimentação requerida
Canadá 120 V CA, 60 Hz
Local de aquisição
Consumo 30 W
Dimensões Aprox. 430 × 106 × 325 mm (l/a/p)
Peso Aprox. 5,0 kg
Acessórios fornecidos
Consulte a página 4.
Design e especificações sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Função SBM (Super
Mapeamento de Bits)
Durante gravações analógicas, a função SBM reduz
ruídos na banda de frequência em que o ouvido
humano é mais receptivo aos mesmos. Desta forma,
expande-se nitidamente a gama auditiva dinâmica do
sinal gravado.
Conversor D/A a pulso de alta precisão
O deck utiliza um conversor D/A a pulso e filtro de
decimação para converter um sinal analógico em um
sinal digital quantizado de 24 bits. Como nos leitores
de CDs, o deck utiliza quantização de 16 bits. Assim, a
diferença de 8 bits resulta em quantização mais precisa,
mais informações de sinal e menos ruídos de
quantização do que na quantização de 16 bits. Durante
a conversão dos dados de 24 bits ao sinal de gravação
de 16 bits, a função SBM aprimora a qualidade sonora
através da reintegração dos 4 bits de informações de
sinal que seriam normalmente perdidos no sinal de 16
bits.
230 V CA, 50/60 HzEuropa
Tomadas
RCA
10 kohms ou
mais
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Sony DTC-ZE700 Instruções de operação

Categoria
Toca-fitas
Tipo
Instruções de operação