PORTUGUÊS
3.2 MONTAGEM DOS ACESSÓRIOS
Por questões de transporte a máquina é fornecida parcialmente montada, falta montar: a régua R, Fig. 2, os
reforços T, Fig. 2, os pés P, Fig. 2, os suportes para varetas V, Fig. 2 e o resguardo para o prato de dobrar Q, Fig.
2.
4 MANUTENÇÃO, INSPECÇÃO E CONTROLO
ATENÇÃO: Antes de realizar qualquer operação de manutenção ou limpeza, deve desligar a
máquina da corrente eléctrica.
• Não deve utilizar para limpar os circuitos e elementos eléctricos água à pressão
• Lubrificar semanalmente com massa cálcica os furos onde se colocam os pinos e a parte inferior
do pino, desta forma evita-se a oxidação e os estragos maiores.
• Cada seis meses verificar a tensão das correias do motor. O aperto correcto é aquele que permite
uma folga de 1,5 a 2 cm. Fig. 3
• O grupo redutor não necessita lubrificação
• Os cabos eléctricos que apresentem cortes ou roturas deverão ser mudados rapidamente
• No caso de observar anomalias na máquina desligue-a e leve-a a um técnico
• No final de cada dia, desligue a máquina da corrente eléctrica
• Se a máquina não está tapada, cubra-a com tela impermeável.
4.1 SUBSTITUIÇÃO DAS CORREIAS
SIMA, fornece a máquina com as correias de transmissão perfeitamente apertadas, é possível que com o uso
diminuam a sua tensão. Para as voltar a apertar ou substituir deve seguir os seguintes passos:
1. Assegure-se de que a máquina está desligada da corrente eléctrica
2. Retire o resguardo inferior de acesso aos mecanismos
3. Afrouxe as quatro porcas do motor A, Fig. 4, o suficiente para que o motor possa ser deslocado
4. Dependendo do que necessitamos, seja apertar ou mudar correias, devemos actuar nos parafusos tensores
B, Fig. 4 num sentido ou noutro. Ao apertar há que ter em atenção que todas as correias ficam com a
mesma tensão
5. Uma vez regulado o aperto das correias voltar a apertar as porcas do motor
6. Vote a colocar o resguardo inferior de chapa
IMPORTANTE: As correias de transmissão têm que ser vistas e apertadas após várias jornadas de
trabalho, está demonstrado que após várias horas de trabalho, as transmissões por correias de perfil
clássico aumentam a folga devido a, temperatura, tensões, etc..
5 COMANDOS
A, Fig.5 Ficha. Entrada de tensão da corrente eléctrica
B, Fig.5 Selector sentido giro do prato. Selecciona a direcção do sentido de rotação do prato
C, Fig.5 Volante regulação do ângulo. Com este volante regulamos a precisão do ângulo que não
conseguimos com o pivot de inversão
D, Fig.5 Luz verde. A luz acesa indica que a máquina tem tensão eléctrica
E, Fig.5 Botão laranja. Este botão utiliza-se quando levantamos o pé do pedal ou accionamos alguma
paragem de emergência, provocada por algum erro ao começar a manobra e queremos que o prato volte ao ponto de
origem
F, Fig.5 Paragem de emergência. Como o nome indica utiliza-se para deter a manobra em caso de
emergência
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