PRESONUS ACP88 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
ACP88
Compressor/Limiter/Gate
8 Canais
Manual do Usuário
Versão 1.2
Copyright 1998, 2000, 2001, 2007 PreSonus Audio Electronics,
Incorporated.
Todos os direitos reservados.
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PreSonus Audio Electronics Inc. garante esse produto contra defeitos em material e mão-de-obra pelo período de um ano a partir da data da compra. Essa garantia
somente poderá ser acionada pelo comprador original. Para estar coberto por essa garantia, o comprador deverá preencher e enviar o Cartão de Garantia incluso
em até 14 dias após a compra. Durante o período de validade da garantia, a Presonus deve, a seu exclusivo e absoluto critério, reparar ou substituir, livre de
custos, qualquer produto que apresente defeito comprovado pela Presonus ou por seu serviço autorizado. Para utilizar a garantia, o comprador deve primeiro ligar
ou escrever para a Presonus através do endereço ou telefone impressos abaixo, para obter um Número de Autorização de Retorno e instruções do local para onde o
produto deve ser enviado para reparo. Todas as solicitações devem estar acompanhadas da descrição do problema. Todos os retornos autorizados devem ser
enviados à unidade de reparo da Presonus com frete já pago, segurados e embalados adequadamente. A Presonus se reserva ao direito de atualizar qualquer
unidade enviada para reparo. A Presonus se reserva ao direito de alterar ou melhorar o “design” do produto a qualquer tempo, sem aviso prévio. Esta garantia não
cobre casos de dano devido a abuso ou mau uso, negligência, alteração ou tentativa de reparo por pessoas não autorizadas e é uma garantia limitada a falhas
ocorridas durante o uso normal do produto (defeitos de fabricação). Quaisquer garantias implícitas, incluindo garantias implícitas de comercialização e adequação
para um propósito particular, têm sua duração limitada ao tempo de validade desta garantia. Alguns estados e países não permitem limitações sobre quanto tempo
uma garantia implícita pode durar, então a limitação acima não se aplica a você nestes locais. Em nenhum caso a PreSonus será responsabilizada por danos
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direitos legais específicos, e você deve ter outros direitos, o que varia de estado para estado e de país para país. Esta garantia se aplica somente a produtos
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no país onde foi adquirido ou à fábrica da Presonus nos Estados Unidos, antes do término da validade da garantia, na embalagem original ou em outra fornecida pela
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acima descritos. É possível que prejuízos econômicos ou danos pessoais ou à propriedade sejam causados pela eventual falha do produto;
contudo, ainda que a Presonus tenha sido avisada dessa possibilidade, essa Garantia Limitada não cobre qualquer tipo de dano conseqüencial ou
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ter outros direitos, o que varia de estado para estado e de país para país.
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(225) 216-7887
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ÍNDICE
1.) Visão Geral
1.1 Introdução ....................................................................................................................1
1.2
Características ...............................................................................................................
1
2.) Controles e Conexões
2.1 Layout Básico do Painel Frontal ..................................................................................4
2.2 Controles do Compressor ............................................................................................5
2.3 Controles do Gate........................................................................................................8
2.4 Ganho................................................................................................................................................10
2.5 Bypass e Link..............................................................................................................10
2.6 Painel Traseiro (Patch
Panel) .........................................................................
11
2.7 Energia..............................................................................................................................................13
3.) Configurações Básicas e Aplicações
3.1
Conectando..................................................................................................................
14
3.2 Aplicações.........................................................................................................................................16
4.) Especificações Técnicas
4.1
Especificações ............................................................................................................
20
4.2 Diagrama de Blocos...................................................................................................21
VISÃO GERAL
1.1 INTRODUÇÃO
Obrigado por adquirir o processador de dinâmica multicanal Presonus ACP-88. Seu
processador foi desenvolvido utilizando-se componentes de ponta para que obtenha
compressão e redução de ruídos (noise gating) clara e limpa. Nós acreditamos que o
ACP-88 é uma unidade sonora de extrema qualidade. Sinta-se à vontade para nos
contatar através do número nos Estados Unidos 1.800.750.0323 ou através de nosso
distribuidor em seu país, a qualquer tempo e por qualquer motivo. Nós valorizamos suas
sugestões e comentários. A PreSonus Audio Electronics é uma empresa engajada na
constante melhoria de seus produtos e nós acreditamos que a melhor maneira de
cumprirmos essa tarefa é ouvindo aos “experts” em nossos produtos: Nossos queridos
consumidores. Nós apreciamos o apoio que você nos traz adquirindo os nossos
produtos.
Por favor, preste muita atenção em como conectar o ACP-88 ao seu sistema. Problemas
de aterramento são a causa mais comum de ruídos indesejados encontrados em
sistemas de estúdios ou de sonorização ao vivo
.
Nós o aconselhamos a ler todo este
manual antes de ligar o seu ACP-88, para se tornar familiar com suas características e
várias aplicações possíveis. Boa sorte e aproveite bem o seu ACP-88!
1.2 CARACTERÍSTICAS
O que se segue é um resumo das características do ACP-88:
8 Compressores/Limiters:
Cada canal do seu ACP-88 contém um Compressor de áudio que pode ser configurado
como Limiter variando-se a razão (ratio) da compressão. Você dispõe de amplo
controle sobre Threshold, Ratio, Ataque e Release de cada processador. Você pode
escolher entre Ataque Automático ou Manual, curvas de Release e compressão Hard
Knee (corte “duro”) ou Soft Knee (corte suave) (mais informações e um rápido guia
sobre compressão/limiter na seção “Aplicações” deste manual). O Compressor irá se
mostrar muito útil em diversas situações, como a gravação de instrumentos ou vozes
com variações no volume, ou sendo configurado como Limiter antes de seu gravador
digital para que se previna a distorção nas entradas. O processamento em sistemas de
som ao vivo é outra grande aplicação, onde o seu ACP-88 pode realmente ser colocado
no controle.
VISÃO GERAL
1. 2 CARACTERÍSTICAS (continuação)
8 Filtros de Ruído (Noise Gates) de dinâmica:
Cada canal do seu ACP-88 dispõe de um filtro de ruído (noise gate) de dinâmica
separado que pode ser utilizado, por exemplo, para filtrar (limpar) uma bateria completa,
limpar o áudio de uma máquina de fita que apresente ruídos, isolar um instrumento ou
separar um vocal do ruído de fundo. Cada noise Gate oferece controle de Ataque,
Threshold
,
Release
e da extensão onde o Gate fecha (close Range). Esse controle de
extensão (range) pode ser útil na criação de uma sonoridade mais natural quando se
está usando o Gate em diversos instrumentos de uma só vez.
Ligações entre canais abrangente:
Usando a função Link você pode efetuar qualquer combinação dos canais do ACP-88
efetivamente formando um subgrupo. Quando conectados, todos os processadores
seguem a configuração do processador Mestre, que será sempre o processador mais à
esquerda em um grupo conectado. Por exemplo, você pode conectar juntos os canais 7
e 8 para formar um Par Estéreo, canais 3, 4 e 5 para formar um subgrupo de
processadores, enquanto os canais 1, 2 e 6 continuam disponíveis para aplicações
independentes como compressão, limiter ou gate, de acordo com sua necessidade.
Desligamento e Ganho separados para cada canal:
Cada canal tem um Bypass (desligamento) separado para se realizar a audição ‘antes e
depois’ do processamento com o Compressor, Limiter ou Gate e também um controle de
ganho (Gain) para que você possa elevar o sinal, que pode ter tido perda de volume
devido à quantidade de compressão que estiver sendo aplicada.
Entrada de sinal sidechain em cada canal:
Em cada canal do seu ACP-88 há um conector de entrada sidechain especialmente
desenvolvido para processar compressão de espectro (conhecida por keying e ducking).
Útil para remover sibilâncias irritantes de vozes (de-esser) ou automaticamente reduzir o
volume de sinais junto com narrações (ducking), entrevistas ou performances ao vivo
(Por exemplo: Uma música (sinal principal) está tocando, então entra, via sidechain, o
sinal da voz de um locutor, e o Gate automaticamente reduz o volume da música para
que a voz fique mais “na frente”). Quando vários canais estão conectados juntos (Link),
o Send (envio) do conector do Sidechain do canal Master contém uma mistura de
todos os canais conectados: uma característica muito interessante que permite controle
sobre múltiplos canais de processamento com apenas uma mandada (send/return) de
sidechain. (Veja mais adiante a seção específica sobre sidechain).
VISÃO GERAL
Conectores de sidechain/Key do Gate separados para cada canal:
O seu ACP-88 também oferece conectores de sidechain/Key do Gate independentes por
canal. O que é útil para se sincronizar um som externo com uma caixa
de bateria, por exemplo, ou para inserir equalizadores ou filtros antes do
sinal do Gate (Key) para se ativar o Gate apenas nas freqüências graves de
um bumbo, etc.
Entradas e saídas balanceadas ou desbalanceadas:
O seu ACP-88 aceita tanto entradas/saídas balanceadas como desbalanceadas, através
de conectores P-10 estéreo.
+ 4dBu ou – 10dBV:
O nível interno de operação do ACP-88 pode ser alternado entre +4dBu (nível
profissional) e –10dBV (nível de linha), tornando virtualmente possível seu uso em qualquer
aplicação.
Para suporte técnico, por favor, escolha entre as seguintes opções:
Fone: 800.750.0323
Web site:
www.presonus.com
*Por favor, visite os fóruns Presonus no www.presonus.com/forums para
obter dicas, sugestões e discussões gerais sobre todos os produtos Presonus.
CONTROLES E CONEXÕES
2.1 Layout Básico do Painel Frontal
Observe que o painel frontal é dividido em oito seções idênticas. Esses são os oito
processadores de sinal do ACP-88.
Cada canal contém:
Compressor/Limiter
Noise Gate (redutor de ruídos)
Ganho
Controles de Link (conexão) e Bypass (desligamento)
CONTROLES E CONEXÕES
2.2 Controles do Compressor
Threshold
O Threshold do compressor especifica em que nível do sinal a compressão começa. As
luzes below e above (abaixo e acima, respectivamente) sobre o controle de Threshold
indicam quando o sinal de entrada está abaixo ou acima do Threshold selecionado.
Quando o sinal está ACIMA do Threshold, a compressão age. Basicamente, quanto
mais você gira o controle de Threshold no sentido anti-horário, mais o sinal de entrada
é comprimido. (Considerando que você está utilizando um Ratio maior que 1:1)
Ratio (Razão)
O controle de Ratio (Razão) especifica a curva de compressão. Define-se como uma
razão entre o nível de entrada e o nível de saída. Por exemplo, Se você deixar o Ratio
em 2:1, qualquer sinal que estiver ACIMA do ponto de Threshold será comprimido na
razão de 2:1. Isso significa que para cada 1dB que passa acima do Threshold, a saída
será de ½ dB, produzindo-se a compressão, com Redução de Ganho em 0.5 dB.
Conforme você aumenta o Ratio, o compressor gradualmente se torna um Limiter. Um
Limiter é definido como um processador que limita o nível de um sinal ao mesmo nível
do Threshold. Por exemplo, se você colocar o controle de Threshold na posição 0 dB,
e o controle de
Ratio
totalmente para a direita, o Compressor se torna um Limiter a 0
dB. Isso significa que o sinal sempre será limitado a 0 dB, independente do nível que
estiver entrando.
CONTROLES E CONEXÕES
Attack (Ataque)
O controle de ataque especifica a velocidade que o compressor atua no sinal de
entrada. Um ataque LENTO (controle totalmente para a direita) permite que o
envelope/transiente inicial do sinal passe sem ser comprimido, enquanto que um ataque
RÁPIDO (controle totalmente para a esquerda) faz com que o sinal seja imediatamente
submetido às configurações do Ratio e do Threshold do compressor (imediatamente
comprimido).
*O controle Attack está ativo apenas quando o botão Auto NÃO está pressionado.
Quando o botão Auto é pressionado, o compressor determina automaticamente o
tempo de ataque adequado para a compressão.
Release
O controle Release (soltar) especifica o tempo que o compressor leva para que a
redução de ganho volte à zero (sem redução de ganho). Um tempo de Release muito
CURTO, devido à redução e retorno do nível se dar muito rapidamente, pode produzir
sons um pouco estranhos, lembrando o som de um helicóptero, principalmente em
instrumentos de freqüências mais graves, como contrabaixos. Por outro lado, um tempo
de Release muito LONGO pode resultar em um sinal muito comprimido, com perda
total da dinâmica, ou como muitos dizem: “achatado”. Todos os intervalos de Release
podem ser úteis em momentos diferentes desde que você experimente e procure se
familiarizar com as diferenças sonoras de cada regulagem. (Veja algumas idéias na
seção Aplicações deste manual.)
* O controle Release está ativo apenas quando o botão Auto NÃO está
pressionado. Quando o botão Auto é pressionado, o compressor determina
automaticamente o tempo de Release adequado para a compressão.
CONTROLES E CONEXÕES
Soft
O botão Soft seleciona as curvas de compressão Soft Knee (corte suave) e Hard Knee
(corte “duro”). Quando esse botão é pressionado, são utilizadas curvas suaves de
compressão, de outra forma (com o botão desligado), são utilizadas curvas sólidas de
compressão. Com o botão Soft DESLIGADO, a redução de ganho é aplicada ao sinal
assim que ele excede o nível de Threshold. Com o botão Soft ACIONADO, a redução
de ganho, após o sinal exceder o Threshold, é aplicada de forma gradual, obtendo-se
assim uma sonoridade mais musical.
Auto
Quando acionado, o botão Auto coloca o compressor no modo de Ataque e release
automáticos. Os controles de Attack e Release se tornam inoperantes e uma curva de
Ataque e Release pré-programada é utilizada.
CONTROLES E CONEXÕES
2.3 Controles do Gate
Attack
O controle de Ataque do Gate especifica a velocidade na qual o Gate abre para permitir
a passagem do sinal. Esse controle varia entre 10 microssegundos e 100 milissegundos.
É aconselhável se usar tempos de Ataque mais lentos quando o sinal for um vocal ou
um instrumento mais silencioso para evitar o que é muitas vezes descrito como “estalo
de Gate” (click). Esse fenômeno não é produzido por um dispositivo mecânico no Gate,
é mais uma manifestação audível na mudança da “falta de sinal” a “presença de sinal”
quando o Gate abre. A posição mais rápida é quando o controle está totalmente para a
esquerda e a mais lenta quando o controle está totalmente para a direita.
CONTROLES E CONEXÕES
Threshold
O controle de Threshold do Gate especifica o nível a partir do qual o Gate deve abrir,
como indicado pela luz “OPEN” (aberto), logo acima do controle de Threshold.
Essencialmente, todo o sinal ACIMA do Threshold selecionado, passa sem
processamento, enquanto que sinais ABAIXO do Threshold selecionado são reduzidos
na quantidade especificada pelo controle de Range. A luz “CLOSE’ (fechado) acima do
controle de Threshold indica quando o Gate está fechado (o nível de sinal está abaixo
do Threshold). Se o Threshold for girado totalmente no sentido anti-horário, o Gate é
desligado (sempre aberto), permitindo que todo o sinal passe sem ser afetado.
Release
O tempo de Release do Gate determina à qual razão que o Gate deve se fechar. Isso é
indicado pela observância das luzes “OPEN” (aberto) e “CLOSE” (fechado). À medida
que o tempo de Release for aumentado (sentido horário), você vai perceber que a luz
“CLOSE” reflete esse tempo de fechamento. Tempos de Release devem (tipicamente)
ser configurados de maneira que o decaimento natural do instrumento ou vocal sendo
processado não seja afetado. Releases curtos ajudam a limpar os ruídos/chiados em
um sinal, mas podem causar efeitos indesejados em instrumentos mais percussivos. Por
outro lado, Releases mais longos normalmente eliminam esse problema e devem ser
configurados ouvindo-se atentamente em busca do Release que soe o mais natural
possível para o sinal específico sendo processado.
Botão Range
O Range do Gate é a redução que ocorre no nível do sinal quando o Gate se fecha.
Assim, se o botão Range estiver selecionado para 15 dB (desligado), haverá uma
redução menor do sinal que passar abaixo do Threshold. Já se o botão Range for
acionado, o sinal será reduzido em 60 dB. A luz “CLOSE” acima do Threshold indica
isso variando seu brilho em relação ao controle de Range. Quando o Range estiver
configurado para 15 dB, a luz “CLOSE” irá brilhar com a metade da intensidade. Quando
o Range estiver configurado para 60 dB, a luz “CLOSE” irá brilhar totalmente no final do
tempo de Release.
(LEMBRE-SE: O tempo de Release é especificado pelo controle de
Release)
CONTROLES E CONEXÕES
2.4 Ganho
Gain (Ganho)
Quando se comprime um sinal, a redução de ganho resulta normalmente em uma
redução geral desse sinal. O controle de Ganho (Gain) possibilita que você compense a
perda do sinal ocorrida devido à compressão. (Seria um reajuste do volume)
2.5 Bypass & Link
Bypass
Ativar o Bypass remove efetivamente todo o processamento executado por aquele
canal do seu ACP-88 e retorna o sinal ao estado original. Você deve usar o Bypass
freqüentemente quando estiver configurando seu ACP-88 para comparar o resultado
“antes e depois” do processamento do sinal. O controle Bypass afeta tanto o Gate
como o Compressor. Quando o Bypass está ativado, a função Link é interrompida
para aquele canal e, essencialmente, quebra o “link” (conexão) na sua corrente de links.
Link (Conexão)
Quando o botão Link é pressionado, a luz “LINK se torna ativa, indicando que esse
canal tornou-se “escravo” (Slave) do canal que estiver imediatamente à sua esquerda (A
luz Link somente estará ativa quando o sinal estiver presente no canal conectado).
Todos os controles do canal “escravo” são desativados e a medição ocorre por meio do
medidor de redução de ganho do canal à esquerda (Exceção: A luz do medidor do
canal “escravo” ainda é útil, pois indica a presença ou ausência de sinal).
Essencialmente, o canal à esquerda é o “mestre” (master) e o canal com o botão Link
pressionado é o “escravo” (slave) em um par stereo conectado. Se múltiplos canais
têm os botões Link pressionados, o canal “mestre” desses canais será o que estiver
mais à esquerda e SEM o seu botão Link pressionado. Nesse caso, toda a medição
deve ser realizada pelo medidor do canal Master.
*IMPORTANTE: Quando um canal é conectado (botão LINK acionado), todos os
seus controles se tornam inativos. A luz LINK é ativada. Também, apesar de os
medidores dos canais “escravos” ainda estarem ativos (indicando presença ou
ausência de sinal), toda a medição de redução de ganho dos canais “escravos”
deve ser realizada pelo medidor do canal “mestre”!
CONTROLES E CONEXÕES
2.6 Painel Traseiro (Patch Panel)
Input (Entrada)
O conector de Entrada (Input) aceita plugs balanceados (P10 stereo) ou não
balanceados (P10 mono). A Entrada suporta níveis de sinal de a+24 dBu (não
balanceado) ou até +18 dBu (balanceado).
CONTROLES E CONEXÕES
Output (Saída)
O conector de Saída (Output) aceita plugs balanceados (P10 stereo) ou não
balanceados (P10 mono). A Saída emite um nível de sinal de até +24 dBu, balanceado
ou não balanceado.
Compressão/SidechaindoGate
TIP(ponta)=Retorno
RING(anel)=Envio
SLEEVE
(
luva
)
=Terra
Entrada/SaídaBalanceada
TIP(ponta)=Alto(+)
RING(anel)=Baixo()
SLEEVE
(
luva
)
=Terra
Diagrama da conexão dos cabos.
Chave +4/-10
Essa chave ajusta o nível interno de operação do seu ACP-88 quando está conectado a
equipamentos em nível de linha (0 dB = -10 dBu). Com essa chave na posição ‘-10’, o
sinal é ajustado em 11.2 dB para que possa ser processado no limite inferior de
operação do circuito interno do ACP-88. O nível do sinal é reduzido na saída para que
seja compatível com a entrada em nível de linha de seus equipamentos. Quando a
chave está na posição ‘+4’, o sinal não é alterado, mantendo-se no nível otimizado de
operação interna do ACP-88.
Compressor Sidechain
A entrada Compressor Sidechain de cada canal interrompe o sinal que o compressor
está usando para determinar a quantia de redução de ganho a ser aplicada. Se
nenhum conector estiver inserido nessa entrada, o sinal de entrada irá direto para o
circuito de controle do compressor. Quando um conector é inserido nessa entrada, o
caminho do sinal é cortado. Se você inserir um conector do tipo P10 stereo, o sinal de
entrada será enviado de volta para fora do ACP-88 pelo anel (2º estágio) do conector.
Esse sinal pode ser processado por um equalizador, por exemplo, para reduzir
sibilâncias em uma pista de voz (técnica conhecida por de-esser). O sinal então retorna
ao ACP-88, via a ponta do conector. O sinal enviado pelo anel pode ser uma narração
ou vocalista. Dessa forma, o áudio que você está passando pelo compressor irá reduzir
o volume automaticamente quando o narrador falar ou o vocalista cantar.
CONTROLES E CONEXÕES
Gate Sidechain/Key Insert
A entrada Gate sidechain aceita um conector P10 stereo e é usada para abrir o Gate
ou de uma versão modificada do sinal que passe pelo Gate ou de alguma outra fonte
externa. Por exemplo: o Gate pode ser guiado (acionado) por uma versão do sinal do
bumbo que tenha as freqüências agudas reduzidas ou cortadas. Essa configuração
pode ser útil para evitar que o Gate do bumbo abra quando houver um ataque nos
pratos, por exemplo.
*NOTA: O sinal guia (Key) e Sidechain estão no caminho do Gate e do Compressor,
respectivamente. Essas entradas necessitam de limpeza periódica para garantir um
funcionamento adequado. Não é incomum a ocorrência de condensação formando, com
o tempo, uma camada nociva ao aparelho nesses contatos. A falta de cuidados com
limpeza nessas entradas pode resultar em perda ou degradação do sinal. Se um Gate
ou Compressor estiver falhando, insira um conector P10 por diversas vezes nesses
pontos. Normalmente esse procedimento recupera a ação normal do aparelho.
2.7 Energia
Conexão de Energia
A entrada de energia do seu ACP-88 aceita um conector padrão IEC (3 pontos) como o
que é utilizado na maioria dos computadores e gravadores profissionais. O seu ACP-88
conta com uma fonte interna construída sob medida para o funcionamento do aparelho.
Dessa forma, esteja seguro que tem em mãos um equipamento de construção robusta e
energeticamente eficiente!
CONFIGURAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÕES
3.1 Patching (Conectando)
Inserindo nos Inserts de seu mixer
Sendfrommixer=Mandadadomixer
Returntomixer=Retornop/mixer
ToMixingI.Point=AoInsertdomixer
Apósasaídaprincip aldoseuMixer‐Balanceado
FrommixerB.Output=Saídadomixer
ToPowerAmplifier=Paraamplificador
CONFIGURAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÕES
Entre as Entradas/Saídas de um gravador multipista e as
Entradas/Saídas de um mixer – não balanceado:
FromM.Track/mixerOutput=Saídado
mixerougravador
ToMixer/M.TrackInputEntradado
mixerou
g
ravador
InserindoumequalizadornoSidechain,paraefetuarumDeesser,por
exemplo:
ToEq.Input=EntradadoEq.
FromEq.Output=SaídadoEq.
TomixerI.Point=Ins
ertdomixer
CONFIGURAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÕES
3.2 Aplicações
Exemplo de configuração comprimindo vocais.
Provavelmente o uso mais comum de um compressor é controlar a faixa dinâmica de
um vocalista durante uma performance ao vivo ou quando se está gravando. É quase
sempre necessário comprimir o take da voz durante uma sessão de gravação. Muitos
vocalistas têm uma variação dinâmica muito ampla e, se o vocalista não tem experiência
com gravação em estúdios, controlar a variação dinâmica se torna ainda mais difícil
devido à falta de técnica ao cantar ao microfone.
Essa grande variação em volume dificulta a gravação de um take de voz de maneira
adequada, especialmente em gravadores multipista digitais, os quais apresentam um
limite definido de ganho de entrada. Comprimir um vocal também o torna fácil de
“encaixar” na mixagem, pois comprimido ele se mantém sempre “na sua cara” ao longo
de todas as partes da música.
Para configurar o ACP-88 para uma gravação de voz, insira um canal do ACP-88 no
mesmo canal em que está o microfone no seu mixer. Se o seu mixer dispõe de um
Insert, insira-o nesse Insert (-10 dBu na maioria dos mixers). Se você não dispõe de
Inserts no seu mixer, você deve colocar o compressor após a saída que estiver
utilizando no mixer, de maneira que a Saída do mixer seja ligada na Entrada do ACP-88
e então a Saída do ACP-88 seja ligada na Entrada do seu gravador/placa de som. Se
você estiver utilizando um pré amplificador autônomo (separado do mixer), como um
Presonus Tubepré, por exemplo, insira o ACP-88 após esse pré e daí para o
gravador/placa de som. É importante utilizar o compressor por último na cadeia de sinal
ou posicionado em linha de maneira que o nível de entrada do compressor seja estável.
(Lembre-se: Alterar o nível do sinal sendo enviado para o compressor faz com que seja
necessário refazer/reajustar novamente os parâmetros do compressor)
Gire completamente o controle de Threshold do canal em uso do compressor no
sentido anti-horário. Se você conectou os cabos corretamente, você verá as luzes acima
do controle de Threshold acenderem/piscarem quando você falar no microfone.
Certifique-se de que o canal do ACP-88 está na seguinte configuração: Botão Link
desativado, Bypass desativado, Auto ativado, Soft desativado, Controle de Threshold
do Gate totalmente para a esquerda, Ratio do Compressor em 1:1 (totalmente para a
esquerda).
Para configurar o compressor: Gire o Ratio até 2:1. Com o vocalista cantando no
microfone, gire o controle de Threshold do Compressor até que o medidor de redução
de ganho indique –7 dB. Agora, você provavelmente precisa elevar o nível da saída do
Compressor girando o controle de Ganho para a direita até que o medidor de seu mixer
ou gravador/placa indique 0 dB ou o mais próximo possível disso (No caso de alguns
gravadores digitais, até -14 dB).
Essa pode ser uma configuração simples e básica, mas bastante útil para se gravar
vocais. Algumas coisas a se explorar para atender às suas necessidades específicas
incluem ajustar o Ratio e o Threshold para obter mais/menos compressão. Aperte o
botão Soft e ouça como se comporta a curva suave de compressão. Tire o Compressor
do modo Auto e ajuste o Ataque e o Release a seu critério.
CONFIGURAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÕES
Comprimindo e utilizando o Gate em baterias e instrumentos percussivos.
Limitar a faixa dinâmica de uma bateria pode ou não ser algo que você queira fazer em
suas pistas de bateria, mas aqui seguem algumas dicas de utilização do seu ACP-88
que podem ajudá-lo a obter aquele som de bateria “na sua cara”, “grande”.
Se você ouvir atentamente o som de uma caixa de bateria, você perceberá que o início
é bastante alto (transiente) seguido de uma diminuição gradual na intensidade do som
(decay - decaimento). Insira um canal do seu ACP-88 comprimindo a caixa como é
descrito abaixo e poderemos explorar as dramáticas mudanças que a compressão pode
realizar no seu som.
Para uma configuração simples, certifique-se de que os controles estejam da seguinte
forma: Soft desativado; Auto desativado; Ratio em 4:1; Ataque totalmente para a
esquerda; Release na posição 12 horas; Threshold do Gate totalmente para a
esquerda; Botão Link desativado e botão Bypass desativado. Ajuste o Threshold até
que você veja cerca de -11 dB no medidor de redução de ganho. Nesse ponto, o volume
da caixa é simplesmente diminuído em 11 dB. Agora, aumente o tempo de Ataque
lentamente (girando o controle Attack no sentido horário). Você deve perceber que o
transiente inicial começa a “pular fora dos falantes e bater na sua cara”, o que se torna
ainda mais perceptível se for usada reverberação digital na caixa.
Agora você pode ajustar o Gate na caixa para evitar que as outras peças da bateria
“sobrem” no microfone da caixa. Comece ajustando o tempo de Ataque do Gate para
0.01 (10 microssegundos) (controle do Ataque do Gate totalmente para a esquerda).
Gire o controle Release do Gate até a posição central, coloque o Range do Gate em
60dB (Botão Range ativado), ajuste o Threshold do Gate lentamente no sentido horário
até que você comece a ouvir menos a sobra das outras peças. Um Threshold muito alto
pode comprometer o som natural da caixa, um Threshold muito baixo pode permitir a
passagem do som das outras peças pelo Gate. Você precisa ajustar o Threshold e o
Release do Gate de acordo com a sua preferência timbrística para aquela peça de
bateria.
Esse tipo de abordagem se aplica a qualquer instrumento percussivo, experimente!
Limitando.
Limitar se define como comprimir utilizando uma razão (Ratio) de infinito para 1. Essa
configuração age como um “teto” imaginário para o nível de sinal. No seu ACP-88, a
Limitação ocorre quando o controle de Ratio está totalmente para a direita. Nesse
ponto, o controle de Threshold se torna essencialmente o controle do “teto” para aquele
canal. Você provavelmente irá desejar um tempo instantâneo de Ataque quando estiver
limitando. Para conseguir isso, deixe os controles na seguinte configuração: Auto
desativado, gire o controle de Ataque totalmente para a esquerda e configure o Release
para obter o tempo de decaimento mais natural possível para a fonte sonora específica.
(Cuidado: Configurações impróprias do tempo de Release são conhecidas por fazer o
som “pular”, “respirar” ou “tossir” em limitadores (termos que melhor descrevem a
variação severa na dinâmica). Use seus ouvidos para realizar os ajustes finos e julgar).
Comprimindo um Contrabaixo.
Como os vocais, o baixo é quase sempre comprimido ou limitado na gravação. Comece
com a configuração para vocais (acima), variando Ratio, Ataque e Release ao seu gosto.
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PRESONUS ACP88 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário