Segurança
PT ES
■Em caso de falhas de funcionamento do motor, surge um código de erro no vi-
sor. Após a eliminação do erro, na maioria dos casos é possível voltar a operar
o motor a partir da posição neutra. Poderá encontrar descrições e detalhes no
capítulo 10, "Mensagens de erro".
■Pare imediatamente o motor assim que alguém cair à água.
■Respeite as instruções do fabricante ou as indicações presentes no manual de
utilização em relação ao carregamento correto.
■Utilize o carregador prescrito.
■Nunca utilize uma bateria que não tenha sido concebida ou construída para o
aparelho.
■Não misture nem utilize células de diferentes fabricantes, capacidades, tamanhos
e tipos de construção dentro de um aparelho.
■Em caso de não utilização, remova a bateria do aparelho.
■Retire a bateria da embalagem original apenas aquando da utilização.
■Antes da colocação de uma bateria, limpe os contactos da mesma e do aparelho.
■As células ou baterias não podem entrar em contacto com solventes, como,
p. ex., diluentes, álcool, óleo, produto antiferrugem ou substâncias que danifi-
quem as superfícies, p. ex., detergentes.
■Não exponha a bateria a impactos mecânicos.
■Não abra a caixa da bateria.
■Proteja a bateria contra danos mecânicos. Em caso de danos na caixa da bateria,
não utilize nem carregue novamente a bateria.
■Antes da utilização, carregue a bateria a 100%.
■Não carregue a bateria durante um período de tempo prolongado se não a utili-
zar.
■Carregue sempre a bateria sob supervisão de um adulto e sobre uma base resis-
tente ao fogo.
■Carregue a bateria a uma temperatura ambiente entre 0 °C e 45 °C.
■Conserve a bateria fora do alcance das crianças.
■Não armazene a bateria em locais expostos à chuva. As altas temperaturas e a
elevada humidade podem prejudicar a resistência de isolamento e causar auto-
descarga e corrosão na superfície.
■Não armazene as baterias ou células numa caixa ou numa gaveta onde acarre-
tem perigo e possam causar um curto-circuito entre si ou com outros materiais
condutores.
■Tenha em atenção que, desde 2009, não é possível transportar baterias de lítio
com capacidade > 100 Wh como bagagem em aviões de transporte de passa-
geiros. A bateria do seu motor ultrapassa o valor indicado e não pode ser trans-
portada na bagagem de mão nem no porão.
■A bateria está classificada como mercadoria perigosa da classe 9 UN. O envio
através de empresas transportadoras tem de ser realizado na embalagem origi-
nal. Não se aplica ao transporte privado. Em caso de transporte privado, certifi-
que-se de que a caixa da bateria não sofre danos.
■Em caso de acionamento externo (reboque do barco, velejar, viagem com outros
motores), é necessário retirar a unidade do motor da água para evitar danos no
sistema eletrónico.
■Perante uma temperatura ambiente elevada, lembre-se de que o motor reduz
automaticamente a sua velocidade em caso de velocidade máxima para evitar
um sobreaquecimento da bateria. Um termómetro intermitente no visor adver-
te-o para esse facto (modo de proteção da temperatura).
■Os anéis de vedação do eixo, que vedam o motor no eixo de transmissão, so-
frem danos devido a um funcionamento prolongado fora da água. Existe o peri-
go de sobreaquecimento do motor.
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