KTM 250 EXC-F Six Days 2017 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

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MANUAL DE INSTRUÇÕES 2017
250 EXCF
N° de art. 3213478pt-br
PREZADO CLIENTE KTM 1
*3213478pt-br*
3213478pt-br
07/2016
PREZADO CLIENTE KTM
Gostaríamos de felicitar você pela sua decisão de comprar uma moto KTM. Você é agora o proprietário de uma moto esportiva moderna
que com certeza irá proporcionar muita alegria se tratar e conservar a mesma de forma adequada.
Esperamos que você passe bons momentos a dirigir sua moto!
Favor inserir abaixo o número de série de seu veículo.
Número de chassi ( S. 12) Carimbo do concessionário
Número do motor ( S. 12)
Número da chave ( S. 12)
Na altura da impressão, o manual de instruções correspondia à última atualização desta série. Porém, pequenos desvios resultantes do
desenvolvimento contínuo das motos não estão completamente excluídos.
Todos os dados apresentados aqui não são vinculativos. A KTM Sportmotorcycle GmbH se reserva o direito de efetuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, equipamentos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Também se reserva o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais e
ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibilidades
de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições, como também defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados contêm,
por vezes, algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série fornecido.
© 2016 KTM Sportmotorcycle GmbH, Mattighofen Áustria
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qualidade que levam à mais alta qualidade de produto possível.
Apresentado por: TÜV Management Service
KTM Sportmotorcycle GmbH
5230 Mattighofen, Áustria
Esse documento é válido para os seguintes modelos:
250 EXCF EU (F8103Q9)
250 EXCF Six Days EU (F8103Q2)
250 EXCF AU (F8160Q9)
250 EXCF BR (F8140Q9)
ÍNDICE 2
ÍNDICE
1 MODOS DE APRESENTAÇÃO ........................................ 5
1.1 Símbolos utilizados ........................................... 5
1.2 Formatações utilizadas ...................................... 5
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA ...................................... 6
2.1 Definição de utilização adequada ....................... 6
2.2 Indicações de segurança.................................... 6
2.3 Graus de perigo e símbolos ................................ 6
2.4 Advertência contra manipulações ....................... 6
2.5 Funcionamento seguro....................................... 7
2.6 Vestuário de proteção ........................................ 7
2.7 Regras de trabalho ............................................ 7
2.8 Meio ambiente.................................................. 7
2.9 Manual de instruções ........................................ 8
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES ........................................ 9
3.1 Garantia, prestação de garantia .......................... 9
3.2 Combustíveis, meios auxiliares ........................... 9
3.3 Peças de reposição, acessórios........................... 9
3.4 Serviço ............................................................ 9
3.5 Ilustrações ....................................................... 9
3.6 Serviço ao cliente.............................................. 9
4 VISÃO GERAL DO VEÍCULO ........................................ 10
4.1 Visão geral do veículo do lado esquerdo
dianteiro (apresentação simbólica).................... 10
4.2 Visão geral do veículo do lado direito traseiro
(apresentação simbólica) ................................. 11
5 NÚMEROS DE SÉRIE................................................. 12
5.1 Número de chassi ........................................... 12
5.2 Plaqueta de identificação ................................ 12
5.3 Número da chave............................................ 12
5.4 Número do motor............................................ 12
5.5 Número de artigo da suspensão dianteira .......... 12
5.6 Número de artigo do amortecedor..................... 13
6 COMANDOS............................................................... 14
6.1 Manete da embreagem .................................... 14
6.2 Manete de freio .............................................. 14
6.3 Manopla do acelerador .................................... 14
6.4 Botão mata motor ........................................... 14
6.5 Botão da buzina.............................................. 14
6.6 Interruptor da luz............................................ 15
6.7 Interruptor das luzes indicadoras de direção ...... 15
6.8 Interruptor de parada de emergência................. 15
6.9 Botão de partida elétrica.................................. 15
6.10 Interruptor combinado (EXCF Six Days)............ 16
6.11 Visão geral das luzes indicadoras...................... 16
6.12 Abrir a tampa do tanque .................................. 16
6.13 Fechar a tampa do tanque ............................... 17
6.14 Botão do afogador........................................... 17
6.15 Parafuso de regulação da velocidade de
rotação em ponto morto................................... 18
6.16 Pedal de câmbio............................................. 18
6.17 Pedal de freio................................................. 18
6.18 Pedal de descanso .......................................... 19
6.19 Fechadura da direção ...................................... 19
6.20 Trancar a direção ............................................ 19
6.21 Destrancar a direção........................................ 20
7 VELOCÍMETRO .......................................................... 21
7.1 Visão geral do velocímetro................................ 21
7.2 Ativação e teste .............................................. 21
7.3 Regular quilômetros ou milhas ......................... 21
7.4 Regular as funções do velocímetro.................... 22
7.5 Regular a hora ................................................ 22
7.6 Consultar o tempo por volta.............................. 22
7.7 Modo de indicação SPEED (velocidade) ............ 23
7.8 Modo de indicação SPEED/H (horas de
funcionamento) .............................................. 23
7.9 Menu de configuração ..................................... 24
7.10 Regular a unidade de medição ......................... 24
7.11 Modo de indicação SPEED/CLK (hora) .............. 25
7.12 Regular a hora ................................................ 25
7.13 Modo de indicação SPEED/LAP (tempo por
volta) ............................................................. 25
7.14 Consultar o tempo por volta.............................. 26
7.15 Modo de indicação SPEED/ODO (odômetro)....... 26
7.16 Modo de indicação SPEED/TR1 (tripmaster 1) ... 26
7.17 Modo de indicação SPEED/TR2 (tripmaster 2) ... 27
7.18 Regular a TR2 (tripmaster 2)............................ 27
7.19 Modo de indicação SPEED/A1 (velocidade
média 1) ........................................................ 28
7.20 Modo de indicação SPEED/A2 (velocidade
média 2) ........................................................ 28
7.21 Modo de indicação SPEED/S1 (cronômetro 1).... 28
7.22 Modo de indicação SPEED/S2 (cronômetro 2).... 29
7.23 Visão geral das funções ................................... 29
7.24 Visão geral das condições e da possibilidade
de ativação..................................................... 30
8 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO............................ 31
8.1 Indicações para a primeira colocação em
funcionamento................................................ 31
8.2 Amaciamento do motor.................................... 32
8.3 Potência de partida de baterias de íon-lítio
sob baixas temperaturas (EXCF EU/AU,
EXCF Six Days).............................................. 32
8.4 Preparar o veículo para condições de utilização
difíceis .......................................................... 32
8.5 Preparações para viagens em areia seca ............ 33
8.6 Preparações para viagens em areia molhada ...... 33
8.7 Preparações para viagens com percurso
molhado e enlameado...................................... 34
8.8 Preparações para viagens com temperatura alta
e condução lenta ............................................ 34
8.9 Preparações para viagens com temperatura
baixa ou neve ................................................. 34
9 INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO..................................... 35
9.1 Trabalhos de controle e conservação antes de
cada colocação em funcionamento ................... 35
9.2 Procedimento de partida.................................. 35
9.3 Launch Control ativar (EXCF Six Days) ............. 36
9.4 Ativar o controle de tração (EXCF Six Days) ...... 37
9.5 Partida........................................................... 37
9.6 Trocar as marchas, pilotar................................ 37
9.7 Desacelerar .................................................... 38
9.8 Parar, estacionar............................................. 38
9.9 Transporte...................................................... 39
9.10 Abastecer combustível..................................... 39
10 PLANO DE SERVIÇO .................................................. 41
10.1 Informações adicionais.................................... 41
10.2 Trabalhos obrigatórios ..................................... 41
10.3 Trabalhos recomendados ................................. 42
11 AFINAR AS SUSPENSÕES.......................................... 43
11.1 Conferir a regulação original das suspensões
em relação ao peso do piloto............................ 43
11.2 Amortecimento em compressão do
amortecedor ................................................... 43
ÍNDICE 3
11.3 Regular o amortecimento em compressão Low
Speed do amortecedor..................................... 43
11.4 Regular o amortecimento em compressão High
Speed do amortecedor..................................... 44
11.5 Regular o amortecimento em extensão do
amortecedor ................................................... 44
11.6 Determinar a medida da roda traseira sem
carga ............................................................. 45
11.7 Conferir o SAG estático do amortecedor ............ 45
11.8 Conferir o SAG do amortecedor......................... 46
11.9 Regular a pré-tensão do amortecedor ............. 46
11.10 Regular o SAG ............................................ 47
11.11 Conferir a regulação original da suspensão
dianteira ........................................................ 47
11.12 Regular o amortecimento em compressão da
suspensão dianteira......................................... 47
11.13 Regular o amortecimento em extensão da
suspensão dianteira......................................... 48
11.14 Regular a pré-tensão da mola da suspensão
dianteira (EXCF Six Days) ............................... 49
11.15 Posição do guidão ........................................... 50
11.16 Regular a posição do guidão ......................... 51
12 TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSI ........................ 53
12.1 Elevar a moto com cavalete.............................. 53
12.2 Retirar a moto do cavalete ............................... 53
12.3 Purgar as bengalas.......................................... 53
12.4 Limpar as sanfonas das bengalas...................... 53
12.5 Desmontar o protetor de bengala ...................... 54
12.6 Montar o protetor de bengala............................ 54
12.7 Desmontar as bengalas ................................ 54
12.8 Montar as bengalas ...................................... 55
12.9 Desmontar a mesa inferior
(EXCF EU/AU/BR).......................................... 56
12.10 Desmontar a mesa inferior
(EXCF Six Days)............................................. 56
12.11 Montar a mesa inferior (EXCF EU/AU/BR) ..... 57
12.12 Montar a mesa inferior (EXCF Six Days)........ 59
12.13 Conferir a folga do mancal da cabeça de
direção .......................................................... 61
12.14 Regular a folga do mancal da cabeça de
direção (EXCF EU/AU/BR) ........................... 61
12.15 Regular a folga do mancal da cabeça de
direção (EXCF Six Days).............................. 62
12.16 Lubrificar o mancal da cabeça de direção ...... 62
12.17 Desmontar o para-lama dianteiro ...................... 62
12.18 Montar o para-lama dianteiro ........................... 63
12.19 Desmontar o amortecedor ............................. 64
12.20 Montar o amortecedor .................................. 64
12.21 Desmontar o banco ......................................... 64
12.22 Montar o banco............................................... 65
12.23 Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar........ 65
12.24 Montar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 65
12.25 Desmontar o filtro de ar ............................... 66
12.26 Montar o filtro de ar ..................................... 66
12.27 Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de
ar ............................................................... 67
12.28 Vedar a caixa do filtro de ar .......................... 67
12.29 Fixar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 67
12.30 Desmontar o silenciador .................................. 68
12.31 Montar o silenciador........................................ 68
12.32 Substituir o enchimento de fios de fibra de
vidro do silenciador ..................................... 68
12.33 Desmontar o tanque de combustível .............. 69
12.34 Montar o tanque de combustível ................... 70
12.35 Conferir a sujeira na corrente ........................... 72
12.36 Limpar a corrente............................................ 72
12.37 Conferir a tensão da corrente............................ 72
12.38 Regular a tensão da corrente............................ 73
12.39 Conferir a corrente, a coroa, o pinhão do motor
e a guia da corrente ........................................ 74
12.40 Conferir o chassi ......................................... 76
12.41 Conferir o braço oscilante ............................. 76
12.42 Conferir o posicionamento do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 76
12.43 Conferir a manopla de borracha........................ 77
12.44 Regular a posição inicial do manete da
embreagem .................................................... 77
12.45 Conferir/corrigir o nível do fluido da
embreagem hidráulica ..................................... 77
12.46 Substituir o fluido da embreagem
hidráulica ................................................... 78
12.47 Desmontar o protetor do motor
(EXCF Six Days)............................................. 79
12.48 Montar o protetor do motor (EXCF Six Days) ..... 79
13 SISTEMA DE FREIOS ................................................. 80
13.1 Conferir o curso livre no manete de freio ........... 80
13.2 Regular o curso livre do manete de freio............ 80
13.3 Conferir os discos de freio................................ 80
13.4 Conferir o nível do fluido do freio da roda
dianteira ........................................................ 81
13.5 Completar o fluido do freio da roda
dianteira ..................................................... 81
13.6 Conferir as pastilhas do freio da roda
dianteira ........................................................ 82
13.7 Substituir as pastilhas de freio da roda
dianteira ..................................................... 82
13.8 Conferir o curso livre no pedal de freio .............. 84
13.9 Regular a posição inicial do pedal de freio ..... 84
13.10 Conferir o nível do fluido do freio da roda
traseira .......................................................... 85
13.11 Completar o fluido do freio da roda traseira .... 85
13.12 Conferir as pastilhas do freio da roda traseira..... 87
13.13 Substituir as pastilhas de freio da roda
traseira ....................................................... 87
14 RODAS, PNEUS......................................................... 90
14.1 Desmontar a roda dianteira ........................... 90
14.2 Montar a roda dianteira ................................ 90
14.3 Desmontar a roda traseira ............................. 91
14.4 Montar a roda traseira .................................. 92
14.5 Conferir o estado dos pneus ............................. 93
14.6 Conferir a pressão de ar dos pneus ................... 93
14.7 Conferir a tensão dos raios ............................... 94
15 SISTEMA ELÉTRICO .................................................. 95
15.1 Desmontar a bateria .................................... 95
15.2 Montar a bateria .......................................... 96
15.3 Carregar a bateria ........................................ 96
15.4 Substituir o fusível principal ............................ 98
15.5 Substituir os fusíveis dos diversos
consumidores de corrente ................................ 99
15.6 Desmontar a carenagem do farol com farol ...... 100
15.7 Montar a carenagem do farol com farol ........... 101
15.8 Substituir a lâmpada do farol ......................... 101
15.9 Conferir a regulação do farol .......................... 102
15.10 Regular o alcance da luz do farol.................... 102
15.11 Substituir a lâmpada de seta.......................... 102
15.12 Substituir a bateria do velocímetro ................. 103
ÍNDICE 4
15.13 Conector de diagnóstico................................. 104
16 SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO................................... 105
16.1 Sistema de refrigeração ................................. 105
16.2 Conferir o anti-congelante e o nível do fluido
refrigerante .................................................. 105
16.3 Conferir o nível do fluido refrigerante .............. 106
16.4 Drenar o fluido refrigerante ......................... 106
16.5 Encher com o fluido refrigerante ................. 107
17 AFINAR O MOTOR ................................................... 108
17.1 Conferir a folga do cabo bowden do
acelerador .................................................... 108
17.2 Regular a folga do cabo bowden do
acelerador ................................................ 108
17.3 Configurar as características da
aceleração ................................................ 109
17.4 Alterar o mapeamento (EXCF Six Days) .......... 110
17.5 Regular a rotação em ponto morto ............... 110
17.6 Configurar a posição do acelerador ................. 111
17.7 Conferir a posição inicial do pedal de
câmbio ........................................................ 111
17.8 Regular a posição inicial do pedal de
câmbio ..................................................... 111
18 TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR....................... 113
18.1 Substituir a peneira de combustível ............ 113
18.2 Conferir o nível do óleo do motor .................... 114
18.3 Trocar o óleo do motor e o filtro de óleo,
limpar a peneira de óleo ............................. 114
18.4 Completar o óleo do motor ............................. 116
19 LIMPEZA, MANUTENÇÃO......................................... 117
19.1 Limpar a moto .............................................. 117
19.2 Trabalhos de controle e de conservação para
a operação no inverno.................................... 118
20 ARMAZENAMENTO.................................................. 119
20.1 Armazenamento............................................ 119
20.2 Colocação em funcionamento após o
armazenamento ............................................ 120
21 PROCURA DE FALHAS ............................................. 121
22 DADOS TÉCNICOS ................................................... 123
22.1 Motor........................................................... 123
22.2 Torques de aperto do motor............................ 123
22.3 Quantidades de enchimento........................... 125
22.3.1 Óleo do motor........................................... 125
22.3.2 Fluido refrigerante .................................... 125
22.3.3 Combustível ............................................. 125
22.4 Chassi.......................................................... 125
22.5 Sistema elétrico............................................ 126
22.6 Pneus .......................................................... 126
22.7 Suspensão dianteira...................................... 127
22.7.1 EXCF EU/AU/BR ...................................... 127
22.7.2 EXCF Six Days......................................... 127
22.8 Amortecedor................................................. 128
22.9 Torques de aperto do chassi........................... 128
23 COMBUSTÍVEIS....................................................... 130
24 MATERIAIS AUXILIARES.......................................... 132
25 NORMAS................................................................. 133
26 ÍNDICE DE TERMOS TÉCNICOS................................ 134
27 ÍNDICE DE ABREVIATURAS...................................... 135
28 ÍNDICE DE SÍMBOLOS ............................................. 136
28.1 Símbolos amarelos e laranja........................... 136
28.2 Símbolos verde e azuis .................................. 136
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 137
1 MODOS DE APRESENTAÇÃO 5
1.1 Símbolos utilizados
A seguir iremos descrever a utilização de determinados símbolos.
Assinala uma reação esperada (por exemplo, de uma etapa de trabalho ou de uma função).
Assinala uma reação inesperada (por exemplo, de uma etapa de trabalho ou de uma função).
Todos os trabalhos assinalados com esse símbolo exigem conhecimentos especializados e compreensão técnica.
Para sua própria segurança, deixar esses trabalhos para uma oficina KTM autorizada! Na oficina, sua moto é tra-
tada de forma ideal por técnicos com treinamento especial e com ferramentas especiais necessárias.
Assinala uma referência cruzada (as informações restantes devem ser consultadas na página indicada).
Assinala uma indicação com informações detalhadas ou sugestões.
Assinala o resultado de uma etapa de verificação.
1.2 Formatações utilizadas
A seguir iremos descrever as formatações dos caracteres utilizados.
Nome próprio Assinala um nome próprio.
Nome
®
Assinala um nome protegido.
Marca™ Assinala uma marca comercial.
Termos sublinhados Alertam para detalhes técnicos do veículo ou assinalam termos técnicos que estão des-
critos no índice de termos técnicos.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 6
2.1 Definição de utilização adequada
As motos da KTM estão concebidas e construídas de forma a corresponderem às exigências habituais de uma utilização regular em
competição. As motos satisfazem os regulamentos e as categorias atualmente em vigor, estipuladas pelas mais importantes associa-
ções internacionais de esporte motorizado.
Info
Somente pessoas devidamente instruídas podem utilizar o veículo. O veículo está apenas autorizada para circular em rodovias
públicas na versão homologada (com capacidade nominal reduzida).
Na versão sem capacidade nominal reduzida, o veículo pode andar apenas em percursos vedados fora das rodovias públicas.
O veículo está concebido para provas de resistência em todo o terreno e não para a utilização de motocross normal.
2.2 Indicações de segurança
Para garantir o uso seguro do veículo deve-se respeitar algumas indicações de segurança. Por isso, leia este manual de instruções
atentamente. As indicações de segurança estão destacadas visualmente no texto e recomendadas nos lugares relevantes.
Info
No veículo encontram-se, em locais bem visíveis, diversos adesivos com indicações e avisos. Não remova nenhum adesivo com
indicações/avisos. Se estes forem removidos, você ou outra pessoa não reconhecerá os perigos, podendo vir a sofrer ferimentos.
2.3 Graus de perigo e símbolos
Perigo
Indicação de um perigo que pode causar ou certamente causa morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam toma-
das as devidas precauções.
Aviso
Indicação de um perigo que provavelmente pode causar morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam tomadas as
devidas precauções.
Atenção
Indicação de um perigo que pode causar ferimentos leves, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Indicação
Indicação de um perigo que causa danos na máquina ou de material, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Aviso
Indicação de um perigo que causa danos ambientais, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
2.4 Advertência contra manipulações
É proibido efetuar alterações nos componentes da atenuação de ruído. As seguintes medidas ou os seguintes estados são legalmente
proibidos:
1 Remoção ou desativação de qualquer dispositivo ou componente da atenuação de ruído de um veículo novo antes de sua venda ou
entrega ao cliente final ou durante a utilização do veículo com outros objetivos além da manutenção, reparo ou substituição, como
também
2 Utilização do veículo após a remoção ou desativação de um dispositivo ou componente desse tipo.
Exemplos de manipulação ilegal:
1 Remoção ou perfuração dos silenciadores, defletores, coletores de escape ou outros componentes que conduzem os gases de
escape.
2 Remoção ou perfuração de peças do sistema de escape.
3 Utilização em estado de manutenção incorreto.
4 Substituição de peças móveis do veículo ou de peças do escape ou do sistema de escape por peças não liberadas pelo fabricante.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 7
2.5 Funcionamento seguro
Perigo
Perigo de acidenteO piloto inapto pode colocar a si e a terceiros em perigo.
Não colocar o veículo em funcionamento se estiver inapto devido a álcool, drogas ou medicamentos.
Não colocar o veículo em funcionamento se não estiver em condições físicas ou psicológicas para isso.
Perigo
Perigo de intoxicaçãoOs gases de escape são tóxicos e podem induzir a perda de consciência e a morte.
Durante o funcionamento do motor, garantir sempre uma ventilação suficiente.
Utilizar um sistema de aspiração adequado se colocar o motor em funcionamento em um local fechado.
Aviso
Perigo de queimadurasAlguns componentes do veículo ficam muito quentes durante o funcionamento do veículo.
Não tocar nas peças do escapamento, do radiador, do motor, do amortecedor ou do sistema de freios antes que as mesmas
estejam frias.
Deixar resfriar as peças do veículo antes de realizar trabalhos.
O veículo deve ser utilizado em estado técnico impecável e com consciência dos regulamentos, da segurança e do meio ambiente.
Para circular em rodovias públicas é necessária uma respectiva autorização.
As falhas que comprometem a segurança devem ser imediatamente eliminadas por uma oficina KTM autorizada.
Observar os adesivos de indicação/aviso afixados no veículo.
2.6 Vestuário de proteção
Aviso
Perigo de ferimentosA falta de vestuário de proteção ou vestuário de proteção inadequado representa um maior risco para a
segurança.
Durante todas as viagens, usar vestuário de proteção adequado como, capacete, botas, luvas, assim como calças e casaco
com protetores.
Usar sempre vestuário de proteção que esteja em estado impecável e corresponda à legislação legal.
No interesse da sua segurança pessoal, a KTM recomenda que use sempre vestuário de proteção adequado ao operar o veículo.
2.7 Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser encomendadas
sob o número indicado entre parênteses. Ex.: extrator de rolamentos (15112017000)
Na montagem não é necessário substituir peças reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de autobloqueio, vedações, retentores,
o-rings, pinos, chapas de proteção) por peças novas.
Para alguns aparafusamentos, é necessário um produto para proteção dos parafusos (p. ex., Loctite
®
). Durante a sua utilização, devem
cumprir-se as indicações específicas do fabricante.
As peças que deverão ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminados a reparação ou o serviço deve-se garantir que o veículo se encontre apto para ser operado com segurança.
2.8 Meio ambiente
O uso responsável da sua moto evita a ocorrência de problemas e conflitos. Para assegurar o futuro do motociclismo, certifique-se
de que você utiliza sua moto dentro dos parâmetros legais, demonstre atitude consciente em relação ao meio ambiente e respeite os
direitos dos que estão à sua volta.
Ao eliminar óleo usado, outros combustíveis e meios auxiliares, bem como peças usadas, observe as respectivas leis e determinações
em vigor no respectivo país.
Visto que as motos não estão sujeitas à diretiva da UE relativa à eliminação de veículos em fim de vida útil, não existe qualquer regu-
lamentação legal para a eliminação de uma moto em fim de vida útil. Seu revendedor autorizado da KTM terá prazer em ajudá-lo.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 8
2.9 Manual de instruções
Ler cuidadosamente todo o manual de instruções antes de dirigir pela primeira vez a moto. O manual de instruções contém muitas
informações e sugestões que facilitam a utilização, o manuseio e a manutenção. assim é que você fica conhecendo o veículo, suas
afinações e como você pode se proteger contra ferimentos.
Guardar o manual de instruções em um local acessível para poder consultar o mesmo a qualquer momento.
Se desejar saber mais sobre o veículo ou se você tiver dúvidas ou perguntas durante a leitura, entre em contato com um concessioná-
rio KTM autorizado.
O manual de instruções é um componente importante do veículo e tem que ser entregue ao novo proprietário se você vender a moto.
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES 9
3.1 Garantia, prestação de garantia
Os trabalhos obrigatórios do plano de serviço devem ser realizados exclusivamente por uma oficina KTM autorizada e confirmados
tanto no caderno de serviço e garantia como também no KTM Dealer.net, pois, caso contrário, excluímos qualquer tipo de garantia. No
caso de danos e danos consequentes resultantes de manipulações e/ou alterações do veículo, o fabricante não concede qualquer tipo
de garantia.
Para mais informações sobre a garantia ou a prestação de garantia e seu processamento, consultar o caderno de serviço e garantia.
3.2 Combustíveis, meios auxiliares
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseio inadequado do combustível coloca o ambiente em perigo.
Não deixar o combustível penetrar nas águas subterrâneas, no solo ou na canalização.
Devem utilizar-se os combustíveis e os meios auxiliares (p. ex., combustíveis e lubrificantes) indicados no manual de instruções e de
acordo com as especificações.
3.3 Peças de reposição, acessórios
Para sua própria segurança, utilizar apenas peças de reposição e acessórios que foram liberados e/ou recomendados pela KTM e insta-
lar os mesmo em uma oficina KTM autorizada. A KTM não se responsabiliza por outros produtos e por danos resultantes dos mesmos.
Algumas peças de reposição e acessórios estão indicados em parênteses junto das respectivas descrições. Seu concessionário KTM
autorizado tem todo o prazer em aconselhar você.
As KTM PowerParts atuais para seu veículo podem ser consultadas no site KTM.
Site internacional da KTM: http://www.ktm.com
3.4 Serviço
A condição primordial para o funcionamento correto e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de serviço,
tratamento e ajuste do motor e chassi referidos no manual de instruções. Um ajuste errado do chassi pode provocar danos e rupturas
nos componentes do mesmo.
A utilização do veículo em condições difíceis como, p. ex., areia, percursos/terrenos molhados ou enlameados pode provocar um des-
gaste nitidamente maior em componentes, como a transmissão, os sistemas de freios ou os componentes do amortecedor. Por isso,
pode ser necessário um controle ou substituição das peças antes de estas atingirem o próximo intervalo de serviço.
É indispensável cumprir os tempos de rodagem e os intervalos de serviço estipulados. Um cumprimento rigoroso dos mesmos contri-
bui consideravelmente para o aumento da vida útil da sua moto.
3.5 Ilustrações
As ilustrações apresentadas no manual de instruções contêm em parte acessórios especiais.
Para uma melhor apresentação e explicação, é possível que algumas peças tenham sido desmontadas ou não aparecem na ilustração.
Uma desmontagem para a respectiva descrição nem sempre é obrigatoriamente necessária. Observe as indicações no texto.
3.6 Serviço ao cliente
Para perguntas sobre seu veículo e sobre a KTM, entre em contato com seu concessionário KTM autorizado.
A lista de concessionários KTM autorizados pode ser consultada no site KTM.
Site internacional da KTM: http://www.ktm.com
4 VISÃO GERAL DO VEÍCULO 10
4.1 Visão geral do veículo do lado esquerdo dianteiro (apresentação simbólica)
H01673-10
1 Manete de freio ( S. 14)
2 Manete da embreagem ( S. 14)
3 Tampa do tanque
4 Número do motor ( S. 12)
5 Pedal de descanso ( S. 19)
6 Pedal de câmbio ( S. 18)
4 VISÃO GERAL DO VEÍCULO 11
4.2 Visão geral do veículo do lado direito traseiro (apresentação simbólica)
K00580-10
1 Botão mata motor ( S. 14)
1 Botão da buzina ( S. 14)
1 Interruptor da luz ( S. 15)
1 Interruptor das luzes indicadoras de direção ( S. 15)
2 Interruptor de parada de emergência ( S. 15)
2 Botão de partida elétrica ( S. 15)
3 Manopla do acelerador ( S. 14)
4 Número de chassi ( S. 12)
4 Plaqueta de identificação ( S. 12)
5 Número de artigo da suspensão dianteira ( S. 12)
6 Pedal de freio ( S. 18)
7 Número de artigo do amortecedor ( S. 13)
5 NÚMEROS DE SÉRIE 12
5.1 Número de chassi
401945-10
O número de chassi
está gravado no lado direito da cabeça de direção.
5.2 Plaqueta de identificação
401946-10
A plaqueta de identificação
está colocada na dianteira da cabeça de direção.
5.3 Número da chave
402247-10
O número da chave
para a fechadura da direção está gravado na peça de união das
chaves.
5.4 Número do motor
H01047-10
O número do motor
está gravado do lado esquerdo do motor, por cima do pinhão do
motor.
5.5 Número de artigo da suspensão dianteira
401947-10
O número de artigo da suspensão dianteira
está gravado na parte interior da
canela.
5 NÚMEROS DE SÉRIE 13
5.6 Número de artigo do amortecedor
0
0
11
401948-10
O número de artigo do amortecedor
está gravado na parte superior do amortecedor,
por cima do anel de regulação do lado do motor.
6 COMANDOS 14
6.1 Manete da embreagem
S01305-10
O manete da embreagem
está colocado no lado esquerdo do guidão.
A embreagem é acionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
6.2 Manete de freio
S01306-10
O manete de freio
está colocado no lado direito do guidão.
O manete de freio aciona o freio da roda dianteira.
6.3 Manopla do acelerador
S01308-10
A manopla do acelerador
está colocada no lado direito do guidão.
6.4 Botão mata motor
S01302-10
O botão mata motor
está colocado no lado esquerdo do guidão.
Estados possíveis
Botão mata motor na posição inicial nessa posição, o circuito da corrente de
ignição está fechado, o motor pode ser colocado em funcionamento.
Botão mata motor pressionado nessa posição, o circuito da corrente de igni-
ção está interrompido, o motor em funcionamento desliga, o motor parado não
liga.
6.5 Botão da buzina
S01303-10
O botão da buzina
está colocado no lado esquerdo do guidão.
Estados possíveis
Botão da buzina na posição inicial
Botão da buzina pressionado nessa posição, a buzina é acionada.
6 COMANDOS 15
6.6 Interruptor da luz
S01307-10
O interruptor da luz
está colocado no lado esquerdo do guidão.
Estados possíveis
Luz baixa ligada o interruptor da luz está na posição central. Nessa
posição, a luz baixa e a luz traseira ficam acesas.
Luz alta ligada O interruptor da luz está girado no sentido
anti-horário. Nessa posição, a luz alta e a luz traseira ficam acesas.
6.7 Interruptor das luzes indicadoras de direção
S01304-10
O interruptor das luzes indicadoras de direção
está colocado no lado esquerdo do
guidão.
Estados possíveis
Luz indicadora de direção desligada o interruptor das luzes indicado-
ras de direção está na posição central.
Luz indicadora de direção esquerda ligada O interruptor das luzes
indicadoras de direção está girado para a esquerda.
Luz indicadora de direção direita ligada O interruptor das luzes indi-
cadoras de direção está girado para a direita.
6.8 Interruptor de parada de emergência
S01300-10
O interruptor de parada de emergência
está colocado no lado direito do guidão.
Estados possíveis
Ignição desligada nessa posição, o circuito da corrente de ignição
está interrompido, o motor em funcionamento desliga, o motor parado
não liga.
Ignição ligada nessa posição, o circuito da corrente de ignição está
fechado, o motor pode ser colocado em funcionamento.
6.9 Botão de partida elétrica
S01301-10
O botão de partida elétrica
está colocado no lado direito do guidão.
Estados possíveis
Botão de partida elétrica na posição inicial
Botão de partida elétrica pressionado nessa posição, a partida elétrica é acio-
nada.
6 COMANDOS 16
6.10 Interruptor combinado (EXCF Six Days)
H01181-10
O interruptor combinado está colocado no lado esquerdo do guidão.
Estados possíveis
1
PADRÃO Com o LED 1 aceso, o mapeamento PADRÃO está ativado.
1TC
PADRÃO com TC Com os LED 1 e TC acesos, o mapeamento PADRÃO
está ativado com o controlo de tração.
2 AVANÇADO Com o LED 2 aceso, o mapeamento AVANÇADO está ati-
vado.
2TC AVANÇADO com TC Com os LED 2 e TC acesos, o mapeamento
AVANÇADO está ativado com o controlo de tração.
Aviso
Anulação da homologação para utilização em estrada e da apólice de seguroSe o
interruptor combinado estiver montado, a homologação do veículo para utiliza-
ção em estradas é anulada.
Usar o veículo exclusivamente em percursos vedados fora das rodovias
públicas se o interruptor combinado estiver montado.
A tecla MAP no interruptor combinado permite alterar a característica do motor.
Além disso, o interruptor combinado permite também ativar o Launch Control e o con-
trole de tração.
6.11 Visão geral das luzes indicadoras
E00314-01
Estados possíveis
A luz indicadora da luz alta acende com cor azul a luz alta está
ligada.
A luz indicadora de falha de funcionamento acende/pisca em amarelo
O sistema OBD detectou um erro crítico de emissão ou de segurança.
A luz de aviso do nível de combustível acende em amarelo O combus-
tível chegou ao nível da reserva.
A luz indicadora da seta está piscando com cor verde a seta está
ligada.
6.12 Abrir a tampa do tanque
Perigo
Perigo de incêndioO combustível é facilmente inflamável.
O combustível no tanque dilata com o aquecimento e pode transbordar no caso de sobreenchimento.
Não abastecer o veículo junto de chamas ou cigarros acesos.
Parar o motor durante o abastecimento de combustível.
Certificar-se para não derramar combustível, especialmente sobre peças quentes do veículo.
Limpar imediatamente eventual combustível derramado.
Observar as indicações para o abastecimento de combustível.
Aviso
Perigo de intoxicaçãoO combustível é tóxico e nocivo para a saúde.
Não deixar o combustível entrar em contato com a pele, os olhos ou o vestuário.
Consultar imediatamente um médico se ingerir combustível.
Não inalar vapores de combustível.
No caso de contato com a pele, lavar imediatamente o respectivo local com muita água.
Lavar cuidadosamente os olhos com água e consultar imediatamente um médico se penetrar combustível nos olhos.
Trocar o vestuário se o combustível entrar em contato com o mesmo.
Guardar o combustível em um recipiente adequado e fora do alcance das crianças.
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseio inadequado do combustível coloca o ambiente em perigo.
Não deixar o combustível penetrar nas águas subterrâneas, no solo ou na canalização.
6 COMANDOS 17
V00325-10
Pressionar o botão de destrancamento
, girar a tampa do tanque no sentido anti-
horário e remover para cima.
6.13 Fechar a tampa do tanque
V00325-11
Colocar a tampa do tanque e girar no sentido horário até o botão de destranca-
mento
engrenar.
Info
Colocar o tubo da ventilação do tanque de combustível
sem ficar
dobrado.
6.14 Botão do afogador
S01310-10
O botão do afogador
está posicionado abaixo do corpo do acelerador.
Quando o motor está frio e a temperatura exterior está baixa, o sistema de injeção de
combustível aumenta o tempo de injeção. Para queimar maior quantidade de combus-
tível, é fornecido oxigênio adicional ao motor quando o botão do afogador é pressio-
nado.
Ao acelerar brevemente e soltar o acelerador, ou ao girar a manopla do acelerador para
a frente, o botão do afogador salta de volta para a posição inicial.
Info
Conferir se o botão do afogador voltou para a posição inicial.
Estados possíveis
Botão do afogador ativado Botão do afogador pressionado até o batente.
Botão do afogador desativado O botão do afogador está na posição inicial.
6 COMANDOS 18
6.15 Parafuso de regulação da velocidade de rotação em ponto morto
S01309-10
A posição do corpo do acelerador em ponto morto influencia muito no comportamento
de partida, no ponto morto estável e na resposta ao acelerar.
Um motor com uma rotação em ponto morto bem regulada arranca mais facilmente do
que um motor com uma rotação em ponto morto mal regulada.
A rotação em ponto morto é regulada com o parafuso de regulação da velocidade de
rotação em ponto morto
.
Girar o parafuso de regulação da velocidade de rotação em ponto morto no sentido
horário aumenta a rotação em ponto morto.
Girar o parafuso de regulação da velocidade de rotação em ponto morto no sentido anti-
horário diminui a velocidade de rotação em ponto morto.
6.16 Pedal de câmbio
401950-10
O pedal de câmbio
está colocado no lado esquerdo do motor.
401950-11
A posição das marchas pode ser consultada na ilustração.
A posição neutra ou ponto morto está localizada entre a e marchas.
6.17 Pedal de freio
401956-10
O pedal de freio
está localizado antes da pedaleira direita.
O pedal de freio aciona o freio da roda traseira.
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KTM 250 EXC-F Six Days 2017 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
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